Por Mafalda Silva
Mosaico que cobre as escadas, o fundo e a parede sul da piscina do frigidarium. Aparenta conter a cor preta, branca, vermelha, variadas tonalidades de rosa e de cinzento. Encontra-se fragmentado (o revestimento em mosaico da parede norte perdeu-se) e com várias lacunas ao longo da composição mas, ainda assim, num satisfatório estado de conservação.
Este mosaico é composto por um pavimento quadrangular (o fundo da piscina) e restante revestimento parietal (a parede sul e os três degraus da escada de entrada).
A berma da piscina apresenta uma cercadura a toda a volta com um motivo de trança de duas pontas com três cores (branco, cinzento e vermelho) sobre fundo negro.
No fundo da piscina é possível observar um revestimento em mosaico quadrangular bicromo com uma composição ortogonal de motivos geométricos. Apresenta um motivo de florzinha (motivo cruciforme composto por quatro triângulos) de cor negra sobre fundo branco que se repete ao longo de toda a composição. São não contíguas e equidistantes entre si.
Os três últimos degraus da escada (são quatro na totalidade) exibem uma composição de campo livre sem regras possíveis de identificar no que diz respeito às distâncias que compreendem entre si e à sua disposição.
O primeiro degrau e o segundo são iguais, bicromos, e apresentam, na parte superior, uma linha de triângulos isósceles sobrepostos tangentes compondo um motivo de espinha rectilínea longa, de cor negra. Na lateral de ambos os degraus é possível observar uma linha de florzinhas pretas não contíguas que se dispõem de forma equidistante entre si.
O terceiro e último degrau apresenta uma composição de campo livre que contém, por ordem, da esquerda para a direita: duas amêijoas opostas (uma voltada para cima e outra voltada para baixo, apanhando já um pouco da lateral) que se unem através de três finos traços entre ambas as representações; dois pequenos traços a negro, dispostos na horizontal compondo uma forma de escada; um ouriço-do-mar; um conjunto de três pequenos traços a negro em forma de escada e, em baixo e paralelo a este, outro conjunto em forma de escada (com dois traços); seguem-se, por fim, dois conjuntos não contíguos de amêijoas opostas, iguais às anteriores mas, desta vez, dispostas horizontalmente. Na lateral deste último degrau é possível observar, ainda que com alguma dificuldade, seis conjuntos de traços a negro como os referidos anteriormente.
O revestimento policromo da parede sul exibe uma composição de esquema a compasso de campo livre. Apresenta um tema de fauna marinha e motivos figurativos aquáticos. Os cinco peixes presentes na composição encontram-se de perfil, voltados para este, na direcção esquerda, como se para lá estivessem a nadar. Apresentam-se dispostos em duas filas longitudinais paralelas entre si.
Na primeira das filas, a fila superior, podemos observar um mugem seguido por dois pargos, cada um a uma distância diferente do outro. Na fila inferior a esta, encontra-se a representação de um pargo com uma amêijoa sobre si, não contígua; seguido de um ouriço-do-mar; depois uma amêijoa; um mugem e, por, fim, um ouriço-do-mar. Novamente sem qualquer coerência ou regra no que respeita às distâncias entre os mesmos.
No nível inferior (numa 3º fila), é possível observar, por ordem: um ouriço-do-mar; um motivo em “V” com a abertura direccionada para a direita e para a diagonal, semelhante a uma barbatana estilizada que se faz anteceder de três linhas curvas que sugerem um triângulo e que se encontram na direcção do vértice do “V”, da maior para a menor; duas amêijoas opostas (a primeira voltada para a esquerda e a segunda para a direita) que se unem através de três finos traços; um pouco acima de um ouriço-do-mar podemos observar outra amêijoa; novamente um motivo em “V”, desta vez com a abertura direccionada para a esquerda; e, por fim, nesta fila, duas amêijoas idênticas e na mesma posição das anteriores.
Toda a composição é pontuada por conjuntos de pequenos traços negros dispostos em forma de escada, representados de forma livre sem ser possível identificar qualquer regra espacial e de distâncias: nove conjuntos compostos por dois pequenos traços dispostos na horizontal e na vertical; três conjuntos de três traços dispostos na vertical; dois conjuntos de quatro traços, na horizontal e na vertical e, finalmente, uma composição de seis traços disposta na horizontal.
Todos estes motivos estão sobre um fundo branco. |
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