Salvado Ribeiro alerta para os perigos da "metadonização"

   O assessor superior do Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência (SPTT), João Salvado Ribeiro, alerta para o facto de o recurso indiscriminado à metadona no tratamento dos heroínodependentes poder fixá-los na sua dependência. Esse é o risco de se considerar a metadona como solução para todos os problemas da toxicodependência, aquilo a que o assessor superior do SPTT chama de "metadonização".

   O Dr. Salvado Ribeiro esclarece que a metadona, apesar de não ter os mesmos efeitos euforizantes que a heroína nem ser tão tóxica, é um produto com poder aditivo similar e que por isso o seu uso não deve ser indiscriminado.

   Os programas de manutenção com metadona têm ganho nos últimos anos novos adeptos. Muitos psicólogos, médicos psiquiatras, clínicos gerais e enfermeiros têm comprovado as vantagens clínicas da administração de metadona. O psicólogo concorda que a metadona tem efeitos benéficos quando bem administrada, mas que por si só não é suficiente para o toxicodependente se tratar.

   O acompanhamento psicossocial é um factor essencial para o sucesso dos programas de substituição com metadona, assim como o controlo das tomas através de profissionais experientes, o controlo efectivo dos consumos de drogas ilícitas, a relação de confiança e conhecimento entre o doente e o pessoal técnico. Só assim o tratamento do toxicodependente se torna possível, defende.

   O Dr. Salvado Ribeiro considera ainda que actualmente existe um equilíbrio entre a oferta e a procura dos programas de substituição com metadona porque em Portugal tem havido uma boa gestão na utilização desta substância.

   A "metadonização", que caracteriza o uso indiscriminado da metadona no tratamento da toxicodependência noutros países, está a trazer-lhes alguns problemas. Pensou-se que a simples prescrição de metadona era resposta para tudo, mas os doentes não se libertaram da toxicodependência, antes continuaram agarrados a ela. É contra esse risco que o Dr. Salvado Ribeiro acredita que nos devemos manter alerta.

[VOLTAR]