SOBREDOTADOS CRIATIVOS

Outra categoria de sobredotação é a criativa, na qual também existem vários níveis.

Inteligência Social (Interpessoal)

Capacidade para as relações interpessoais e sociais. Envolve faculdades de persuasão, tolerância e simpatia. A principal habilidade é a de compreender os outros: o que os motiva, o que sentem e como lidam com eles. Esta inteligência revela-se no modo fácil como interagem com os outros, sem complexos de ordem cultural, social, racial, ética ou religiosa.

Inteligência Emocional (Intrapessoal)

Capacidade de auto-conhecimento. Reconhece facilmente as suas forças e fraquezas, desejos e medos e pode adaptar a sua maneira de agir com base nesse conhecimento. Revela-se, também, na auto-disciplina, na capacidade de perseverança e na auto-confiança.

Inteligência Musical

Capacidade para perceber, combinar e compor sons não verbais em sequências rítmicas harmoniosas e melódicas. Habilidade que envolve aptidão para criar música.

Inteligência Corporal-Cinestésica

Capacidade para utilizar e controlar o corpo e a motricidade em tarefas motoras complexas e em situações novas ou em manipular objectos de forma criativa e diferenciada para resolver problemas. É uma forma de "raciocinar com o corpo", permitindo desempenhos de alto nível em disciplinas e actividades como a dança, o desporto, a escultura, o teatro, etc.