JournalismNet By Julian Sher |
|
Fundada a 23 de Setembro de 1999, esta mailing list está ligada ao site www.journalismnet.com, que pretende ser um guia para jornalistas (e não só) na internet. O responsável pelo site e pela mailing list chama-se Julian Sher.
Quem se inscreve nesta mailing list recebe todas as semanas um único e-mail (cuja a estrutura é quase sempre a mesma) do moderador com o "Pick of the Week": sugestão e descrição de um ou mais sites com interesse jornalístico e dicas especiais para os inscritos na mailing list. Essa sugestão é depois colocada on-line no site JournalismNet, numa rubrica com o mesmo nome, onde também se podem dar sugestões e consultar os anteriores "picks".
Apesar de pobre em interacção, esta mailing list é muito rica em informação. Os sites sugeridos têm realmente interesse jornalístico e podem revelar-se bastante úteis, com a vantagem de a pesquisa ser gratuita. Com uma média mensal de três a cinco mensagens, esta mailing list tem actualmente 205 membros, cuja identidade se encontra protegida.
A inscrição na mailing list pode ser feita através do site www.egroups.com ou directamente a partir de www.journalismnet.com/mailing.htm.
Esta mailing list é um dos muitos serviços gratuitos disponíveis no site www.eusou.com/jornalista, uma página "obrigatória" para todos os jornalistas que queiram estar bem informados. Para além dos links para jornais, agência de notícias, estações de rádio e bancos de imagens on-line, o site dá ainda acesso a inúmeros newsgroups e duas mailing lists, ambas da autoria de Pedro Guinote (criador da página).
Esta mailing list tem como objectivo principal promover a comunicação entre colegas de profissão espalhados um pouco por todo o mundo. Sem qualquer censura prévia por parte de um moderador, as mensagens enviadas para a mailing são da inteira responsabilidade dos seus autores, o que lhe confere um enorme potencial de interactividade. Não é possível saber quantos são os inscritos nesta mailing list, até porque a sua identidade está protegida, mas é insinuado no site que o seu número ascende a várias centenas.
Apesar disso, a quantidade de mensagens que circulam na mailing list é muito reduzida. Nos meses de Março e Abril apenas quatro mensagens foram enviadas, todas elas com um carácter informativo (anúncios de conferências de imprensa, press releases). A partir de Maio, a frequência das mensagens e a interacção entre os participantes na mailing list aumentaram consideravelmente, chegando mesmo a registar-se participações de jornalistas brasileiros. Também a partir desta altura, as mensagens passaram a apresentar um carácter mais personalizado: pedidos de emprego, de ajuda, sugestões, etc.
Bárbara Tavares Silva 4º ano de Ciências da Comunicação Ciberjornalismo / 2000 |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL