O
Genoma Humano
O Genoma Humano é composto por três mil milhões de informações que determinam as características dos indivíduos. A investigação neste domínio teve início em 1991 e prevê-se que em 2003 a sequência completa do Genoma Humano esteja concluída.
Para esta questão é indispensável consultar na Internet os seguintes Sites:
Nesta página, que funciona como apontador, são indicados quase todos os sites disponíveis na rede com informações acerca do Genoma Humano. Existem quatro grandes temas: 1 Mapping Data Sites 2 Sequence Data Sites 3 Computational Sites 4 Genome Top Pages Em cada tema há uma subdivisão por entidades ou categorias. Cada entidade / categoria apresenta várias páginas sobre assuntos específicos. Este site proporciona uma consulta muito eficaz, pelo que torna dispensável qualquer outra investigação. O acesso é rápido e o grafismo é simples. Esta página faz parte do site: Los Amos Nationa Laboratory que possui um Centro de Estudos do Genoma Humano, trabalhnado em cooperação com outras entidades empenhadas neste dsafio
|
A Celera Genomics é uma empresa norte-americana de biotecnologia que em Setembro de 1999 se debruçou sobre a descoberta do Genoma Humano. No dia 6 de Abril de 2000 a empresa anunciou um grande avanço neste sentido. Em http://celera.com/celerascience/index.cfm estão disponíveis vários artigos que concernem os resultados obtidos por esta empresa. Uma das particularidades é que a Celera como entidade comercial proporciona vários serviços e produtos mediante subscrição. Por último o interface do site é simples pelo que cada link dá, regra geral, origem a um só texto o que facilita a consulta do utilizador. É ainda de referir que ao contrário do que se prevê, a Celera Genomics espera terminar a sequência do Genoma no Verão de 2000.
|
Human Genome Project
Information
Esta é a principal página a consultar para obter informção credível e sobretudo actual sobre o Genoma Humano. O objectivo dos Projecto Genoma Humano dos Estados Unidos, coordenado pelo Departamento de Energia (DOE) e pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), é descobrir todos os genes de cada cromossoma dos corpo humano, e determinar a sua natureza bioquímica. A página dispõe, numa tabela simples, vários links que proporcionam informações sobre todas as questões relativas ao projecto. Permite ainda que se coloquem questões e funciona como apontador para outros sites. Como quase todas as páginas sobre o genoma contém mapas detalhados dos genes, o que é de especial relevância para os especialistas. Existe a particularidade de aceder a ficheiros audio e a uma bibioteca virtual. É um site muito completo, mas o utilizador comum corre o risco de ficar lost in space devido à grande quantidade de informação oferecida.
|
A Organização do Genoma Humano é uma entidade de carácter internacional que promove a colaboração de cientistas de todo o mundo para com o projecto do genoma Humano. A mais-valia desta página diz respeito à referência dos encontros anteriores e futuros promovidos, tendo em conta os relatórios relativos a esses encontros que proporcionam informações sobre os progressivos avanços e iniciativas das entidades e países em causa. O site fornece ainda mapas detalhados dos cromossomas, entre outras informações. Este site funciona essencialmente como complemento da página sobre o Human Genome Project
|
Institute for Chemical Research, Kyoto University:
Um dos objectivos do Instituto de pesquisa química da Universidade de Kyoto, no Japão, é compreender o fluxo de informação dos sistemas biológicos e as suas interacções. A nível loca o laboratório desenvolve vários projectos e a nível internacional está encarregue do Serviço de Base de Dados GenomeNet. O funcionamento deste site é idêntico aos anteriores, a única diferença é que é japonês. Fornece o mesmo tipo de informação e é especialmente vocacionado para especialistas.
|
Uma das vantagens da decifração do Genoma Humano é a inovação ao nível da forma como so medicamentos serão desenvolvidos no futuro. A HGS é uma companhia biofarmacêutica que pretende descobrir e comercializar novos medicamentos baseados em novos genes e proteínas. Esta iniciativa de converter o conhecimento genómico em medicamentos é pioneira. Dois dos fármacos que estão agora a ser testados podem proteger os tecidos sensíveis dos efeitos nocivos das terapias do cancro. Esta e outras descobertas estão disponíveis nos vários items do site com uma linguagem acessível. É uma página útil para quem se interessa pelos efeitos reais da descoberta do Genoma Humano.
|
UK Human Genome Mapping Project Resource Center:
Esta página serve mais uma vez de apontador, permite o acesso a ferramentas para pesquisa nos campos genómico e genético. Apesar da aparência simples devido à pouca criatividade emtermos de grafismo e ao pouco número de links, possui uma vasta lista de informações sobre várias instituições e mapas exaustivos que correspondem a bases de dados apontados em quase todos os sites. O utilizador pode ainda uma palavra ou tema do seu interesse e iniciar uma pesquisa.
|
Página Web Realizada por: