Os sete sites que conclui serem os que possuiam informação mais relevante são:
![]() |
Encontrei este
site através do motor , escrevendo a
palavra "Rafael Marques". É de notar que, apesar de ter apresentado inúmeras
páginas, esta é logo uma das primeiras a ser indicada.
2.http://www.niza.nl/uk/campaigns/diamonds/docs/marques991025.htm |
É a página do "Nederlands Institute of Southern Africa", possuindo deste modo também a fiabilidade de possuir informação divulgada por uma instituição. Tem a história de Rafael Marques e das suas relações com o governo angolano e ainda a legislação que prevê na lei angolana os casos de injúria e difamação, ajudando a perceber os moldes pelos quais a justiça angolana se move.
Tomei contacto com este site através do motor "All the Web, All the Time" onde escrevi as palavras "Rafael Marques".
É a página do "Media Institute of Southern Africa". Mais uma vez estamos perante o ponto de vista institucional sobre o assunto, situação esta que confere à informação uma credibilidade acrescida. É uma página que fala não só do caso que envolve Rafael Marques mas de outras acções praticadas noutros países africanos que envolvem jornalistas e fontes de poder.
Encontrei esta página
através do motor
colocando a pergunta:"Who is Rafael Marques?". Escolhi a categoria
"People" e tive acesso directo à pagina da MISA.
Esta página chama-se "Africa News Online" contém várias notícias de África, nomeadamente notícias que envolvem jornalistas e violações cometidas pelos governos africanos. É neste sentido que se insere o caso de Rafael Marques, para o qual é apresentado um conjunto de conhecimentos que ajudam a conhecer a situação.
Encontrei esta
página através do motor iniciando a pesquisa com a palavra Rafael Marques.
É uma página chamada "Angola Explicada" e que deita um olhar sobre os direitos humanos e a sua aplicação em Angola. Relata a história da imprensa angolana onde se contam casos de abusos de poder. Considerei esta página muito importante na medida em que apresenta factos exteriores e anteriores mas que ajudam a compreender a situação presente e a generalidade da posição governamental nestas matérias.
Esta página foi
encontrada através do motor .
6. http://www.cpj.org/Briefings/Angola_Marques_00/Angola_Marques_00.html |
Esta página pertence ao "Comite de Protecção dos Jornalistas", possuindo deste modo a fiabilidade que se pode acrescer a uma instituição que se caracteriza pela defesa dos jornalistas. Relata a história que envolve o jornalista Rafael Marques e apresenta uma background adicional que ajuda a compreensão e a contextualização dos acontecimentos, tarefa essa que resume a actividade jornalistica. Tem a particularidade de mostrar a carta de protesto elaborada pelo Comité como forma de denúncia da injustiça desta situação.
Encontrei esta página
através do motor , sendo um link da página
"The case o Rafael Marques" intitulado "Background
adicional".
![]() |
Esta página caracteriza-se por um conjunto de reportagens elaboradas pela BBC sobre casos de violações cometidas pelo governo angolano, na qual se inclui o caso Rafael Marques. É uma página de grande credibilidade que possui a marca de qualidade da BBC e que ajuda qualquer pessoa a comprrender o assunto mesmo que não detenha conhecimentos anteriores.
Esta página vem
também na sequência da pesquisa feita pelo motor ,
nomeadamente através do link que elaborei na página "DFN: A victim of a long
tragedy".
Rita
Carvalho
Maio 2000