
A Televisão e a Ditadura (1957-1974) *  

        Francisco Rui Cádima 

   

  Ao longo dos cerca de dezassete anos de estreitas relações entre o 

salazarismo, o caetanismo e a RTP, a televisão revelou-se inquestionavelmente 

um aparelho - técnico e discursivo - e um instrumento, determinante para a 

legitimação e a longevidade da ditadura.  

  E curiosamente a RTP foi mais marcadamente instrumentalizada por 

Marcello Caetano do que por Salazar. Com Salazar, o regime «político-

televisivo» é expectante e sobretudo provinciano face ao desenvolvimento do 

novo e poderoso meio de comunicação, provavelmente temendo uma mais 

ampla publicidade às coisas da vida e do mundo. E cria, nessa media, um 

imobilismo informativo através do modelo protocolar e oficioso determinado 

pelas estruturas censórias e persecutórias do regime. 

  A censura era naturalmente um modelo estruturante da política de 

informação de Salazar e Caetano, mas na televisão foi algo mais do que isso: na 

sua dimensão dissuasora, no plano da criação de uma estratégia dos consensos 

e enquanto «organismo ético», como Moreira Baptista definia o próprio sistema 

tecnodiscursivo da televisão, a censura foi um modelo repressivo e normativo 

essencial e determinante na manutenção do regime a do seu aparelho.  Para 

além  disso, os telejornais eram submetidos a uma outra fiscalização (para além 

do controlo diário do próprio «chefe de Divisão»), isto é, obedeciam a regras de 

produção e selecção extremamente rigorosas e os seus responsáveis, tanto no 

caso da rádio como da televisão, deveriam antecipar-se a qualquer intervenção 

da Direcção dos Serviços de Censura. Veja-se, por exemplo, a «ordem de 

serviço nº 1», da referida Direcção, que  apenas vinha confirmar uma situação 

                                                           
* Este texto segue de perto a investigação desenvolvida  pelo autor no âmbito da tese de doutoramento 
defendida em 1993, na Universidade Nova de Lisboa  (FCSH), subordinada ao tema «O Telejornal e o Sistema 
Político em Portugal ao Tempo de Salazar e Caetano (1957-1974)», posteriormente editada, parcialmente, pela 
Editorial Presença, em 1996, sob o título Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa. 



2 

de facto já real. Com data de 14 de Janeiro de 1960, no seu artigo 7º, alíneas a) 

e e), dizia-se: «São sempre de submeter à decisão da Direcção, devidamente 

datados, os seguintes casos: Críticas ou comentários à acção do Chefe de 

Estado, Presidente do Conselho e membros do Governo; Artigos ou noticiário 

visando a forma de estrutura política do Estado ou do Regime: Críticas à política 

económica financeira e externa do Governo; Movimento de embarques, ataques 

e críticas à acção das Forças Armadas e de Segurança ou das Polícias» 1 .   

 Se Salazar era refractário aos «teatrais efeitos» mediáticos, Marcello não 

o será. Ele próprio, aliás, se há-de vangloriar do facto de ter sido não só o 

fundador, mas também o primeiro membro do governo a utilizar a TV. Salazar 

permanecia imóvel no esquadrinhar lento de uma complexa teia política e social, 

na montagem do seu pequeno mundo administrativo e burocrático. O 

isolacionismo, a censura, o homem anti-carisma, são sobretudo determinados 

por fenómenos de identidade e mentalidade a que a sua experiência política e 

filosófica não era totalmente alheia. 

 A gestão administrativa - e oficiosa - da televisão, ao tempo de Salazar, 

enquadra-se nas estruturas censórias do aparelho de Estado, rege-se pelos 

seus princípios, mas parece não ambicionar ir mais além: a propaganda acabará 

por encontrar os seus limites no próprio modelo pedagógico e orgânico do 

«mestrado» de Salazar, como Manuel Maria Múrias gostava de dizer. 

 O discurso, designadamente da informação televisiva, mediava assim 

entre a legitimação de um regime «indiscutível» e de um homem 

«insubstituível», e a crise dessa legitimação pela incapacidade de representação 

e desempenho mediático da principal figura do regime, Oliveira Salazar. Essa 

demissão do campo de representação, ou, melhor, a privacidade a que o próprio 

Salazar auto-subtrai o corpo jurídico do ditador, sobrepondo-o ao seu próprio 

corpo físico, mas elidindo-o, confere-lhe com alguma preversidade a talvez tão 
                                                           
1 A política de informação do regime fascista, Comissão do Livro Negro Sobre o Regime Fascista, Lisboa, 
1980, pp. 166-168.   
  



3 

procurada dimensão de «eternidade» de um projecto que as mais de quatro 

décadas da sua permanência no governo e na liderança administrativa do país 

bem atestam. 

 O pensamento de Salazar, o seu misantropismo e refracção aos media, 

associado ao facto de o salazarismo ter tido no controlo policial e administrativo 

das liberdades de expressão e associação um dos principais esteios de 

manutenção do Poder, e associado ainda ao facto do monopartidarismo 

autoritário não adquirir funções de controlo no âmbito do sistema politico, tendo 

ficado sempre subordinado ao Estado, conduziram à natural diluição da 

capacidade do regime se auto-promover através da propaganda inflamada. O 

dispositivo da informação televisiva do salazarismo e do marcelismo, assentava 

assim, essencialmente, numa prática monológica constante, definida pela 

omissão das opiniões discordantes do regime e das suas estratégias, ou tão 

somente pela sua  exclusão.  

 Outros parâmetros específicos da estrutura e agenciamento dos TJ's do 

tempo de Múrias e Valadão foram decisivos para o objectivo propagandístico do 

regime: referimo-nos em concreto aos comentários e editoriais, que são a 

grande formação discursiva, o grande conjunto temático, aliás, quase sempre 

editados na abertura do principal bloco noticioso. São centenas, ao longo de 17 

anos de informação, e por eles passa a opinião e a representação de uma acção 

política estrita. É através desses textos que se produz a auto-celebração do 

regime e se concretiza a estratégia discursiva que faz emergir o carácter 

monumental da realidade histórica de então.   

 Os meta-acontecimentos faziam também a actualidade televisiva do 

salazarismo. Emergem com o arranque das campanhas de «imagem» turística 

das colónias logo após o início da guerra, com as Comemorações Henriquinas, 

no início do ano de 1960, bem como de todo o noticiário sobre o contencioso 

com a União Indiana, ou ainda com as críticas interpostas à comissão de 

Curadorias da ONU, ainda nos finais dos anos 50, quando em Nova Iorque o 



4 

Império começa a ser posto em causa pelos próprios países africanos então 

emergentes enquanto novos Estados independentes. 

 Mas, de facto, após as sucessivas independências africanas do ano de 

1960, nova estratégia de produção de meta-acontecimentos emerge no 

telejornal: aumentam significativamente os filmes enviados pelos 

correspondentes de RTP nas diferentes colónias, ou mesmo realizados por 

enviados-especiais. A esmagadora maioria das vezes eram peças sem qualquer 

importância jornalística. À medida que a situação se vai agravando para 

Portugal,  com o endurecimento das críticas dos países africanos e do bloco de 

Leste contra a presença portuguesa em África, o regime faz avançar os seus 

media para combater aquilo a que passa a chamar os «agravos dirigidos contra 

Portugal». A televisão e a comunicação social em geral, adquirem assim o 

estatuto de porta-vozes do regime, aceitando colocar-se oficialmente ao serviço 

da ditadura, funcionando como um seu prolongamento, tornando-se assim 

claramente em aparelho ideológico. 

 Era, no fundo, um tempo de crise que antecipava o início da guerra 

colonial. Salazar fazia sobre o caso o mais profundo silêncio nesses meses 

finais de 1960.  Em Novembro desse ano vêem-se os primeiros efeitos da 

radicalização da estratégia televisiva: o telejornal inicia então o que viria a ser o 

longo requisitório de opinião produzida ao longo dos anos do salazarismo e do 

caetanismo. A primeira nota dessa longa série, que é anónima, intitulava-se «A 

Nação Portuguesa e o momento internacional», e marca de facto o princípio da 

instrumentalização do telejornal no plano editorial, configurando-o como um  dos 

canais privilegiados de doutrina e propaganda.  O próprio Salazar quebra o 

silêncio sobre a campanha «anti-colonialista» e fala em directo (e em 

telegravação), na RTP,  a 30 de Novembro de 1960.   

 E o facto é que a partir do início de 1961, nada voltaria a ser como 

dantes. Se o caso da operação de Henrique Galvão no Santa Maria é seguido  

desde início, inclusivamente com reportagens de enviados especiais da RTP, 



5 

como uma espécie de folhetim de pirataria, o Programa para a Democratização 

da República, lançado pelo oposição em Lisboa, é omitido pela informação 

televisiva. O maior golpe para o regime seria dado, no entanto, em Luanda, com 

os acontecimentos do 4 de Fevereiro de 1961, noticiados pelo enviado a 

Luanda, Henrique Mendes, como se tratando de «banditismo em Angola». 

 Quando, porém, Américo Tomás recebe um grupo de oposicionistas 

liderados por Manuel Azevedo Gomes, os quais na sequência dessa audiência 

divulgam o «Comunicado aos democratas», em 8 de Fevereiro de 1961, a RTP 

reage condenando o comunicado, chamando-lhe um «deplorável documento», e 

eximindo-se, explicitamente, de divulgá-lo, coisa que o próprio gabinete da 

presidência da República não havia feito... Este episódio constitui, por assim 

dizer, a metáfora de toda a história da informação televisiva durante a ditadura.   

 A partir de 15 de Março de 1961, com o incremento das acções dos 

guerrilheiros nacionalistas no norte de Angola, e paralelamente à aprovação, 

contra o governo português, pelos Estados Unidos e pela Uniao Soviética, da 

admissão à discussão na ONU dos recentes acontecimentos ocorridos em 

território angolano, a informação da RTP passa a apresentar reportagens 

realizadas nos locais em guerra, introduzindo inclusivamente edições especiais 

sobre os acontecimentos, e, depois, abrindo uma «campanha de auxílio às 

vítimas do terrorismo», a qual constituiria um novo e importante elemento do 

dispositivo instrumental dos telejornais.  A RTP, por outro lado, estabelecia um 

contraponto estratégico relativamente à «frente» de combate. Os seus 

editorialistas, com frequência, consideravam estar num dos bastiões da 

«retaguarda».    

 Poder-se-ia dizer, seguindo uma ideia de Fernando Rosas, que da 

mesma forma que o império colonial desempenhou um papel historicamente 

decisivo na perpetuação da estrutura económica e social metropolitana e no 



6 

retardamento das suas mudanças ate à descolonização 2 , assim a estrutura 

«mole» da informação televisiva, como meio privilegiado de fazer opinião viria a 

contribuir claramente ao longo da guerra colonial não só para a manutenção do 

statu quo, mas também para o adiamento, quer da liberalização do regime, quer 

da possível introdução de soluções flexíveis na política administrativa das 

colónias. 

 No período inicial da guerra colonial, é em torno de quatro vectores  que 

emergem, com uma identidade e uma unidade específica, os alinhamentos que 

marcam o desenvolvimento da informação. Referimo-nos designadamente, no 

que concerne à recorrência e regularidade do texto jornalístico propriamente 

dito, às suas práticas e temáticas sobre a guerra colonial. Isto fundamentalmente 

nos telejornais de inícios dos anos 60, uma vez que o período imediatamente 

anterior é caracterizado pela delegação da intervenção marcadamente política 

nas revistas de imprensa e por uma estratégia de alinhamento da informação de 

acordo com a hierarquia politica. 

 Um segundo vector constantemente presente era o relevo dado ao campo 

institucional, à agenda e ao protocolo oficial, aos comunicados e notas oficiosas, 

enfim, às actividades ministeriais e oficiais em geral, e de comando militar, 

nomeadamente sobre os «acontecimentos em Angola». Complementarmente, as 

crónicas sobre este mesmo tema, agora assinadas pelos jornalistas 

responsáveis pela informação e pela propaganda oficial, exteriores ao TJ, 

designadamente Ramiro Valadão (na altura Director dos Serviços de Informação 

do SNI), Barradas de Oliveira (director do Diário da Manhã),   e também por 

João Coito, com a Letra de Imprensa. Mais tarde, pelos próprios jornalistas da 

RTP, designadamente Manuel Figueira, Manuel Maria Múrias, Vasco Teves e 

José Mensurado, todos eles responsáveis máximos - a nivel de direcção - pela 

informação televisiva. 

                                                           
2 Fernando Rosas, «Salazar e o Salazarismo: Um Caso de Longevidade Política», Salazar e o Salazarismo, 
Lisboa, D. Quixote, p. 17. 



7 

 Um terceiro aspecto não menos importante tinha a ver com a promoção 

das campanhas de «donativos» e de «benemerência», o vinho e as madrinhas 

para os expedicionários da Guerra (campanhas da Cruz Vermelha Portuguesa e 

do Movimento Nacional Feminino) a que a RTP dá largo tempo de antena.   

 Sendo as temáticas estruturantes do discurso jornalístico e as suas 

modalidades de enunciação um elemento fulcral do dispositivo intrumental da 

televisão, há que reconhecer que elementos laterais, como por exemplo louvores 

e condecorações governamentais e militares (também provenientes da própria 

administração da RTP) aos profissionais da televisão enviados para o cenário de 

guerra, eram ainda parâmetros relevantes da estratégia politico-discursiva. E 

bem assim as múltiplas referências no interior da própria redacção do telejornal 

ao trabalho político na «retaguarda», como se de um «soldado chamado 

Televisão» se tratasse - na concludente asserção de João Coito.  

 As diferentes modalidades de instrumentalização do dispositivo de 

enunciação da informação televisiva e a estratégia propagandistica do regime 

em período de guerra colonial viriam a atingir o seu ponto mais alto através da 

«neutralização»  eleitoral da Emissora Nacional e da RTP na campanha 

Novembro de 1961. Idêntica medida seria tomada nas eleições para as Juntas 

de Freguesia em 1964.   

 Para as aberturas ficavam sempre as noticias protocolares e a agenda, 

designadamente reuniões, almoços, inaugurações, as múltiplas e intermináveis 

viagens - e os directos da partida e da chegada, como aconteceu com a viagem 

de barco de Américo Tomás a Angola e S. Tomé, em Agosto de 1963. E todos 

os aniversários do regime, portanto, mas também obviamente os aniversários de 

Salazar (os vários aniversários de nomeações como ministro, da entrada para o 

governo, natalício, etc.) as entrevistas de Salazar à imprensa estrangeira, os 

reflexos dos seus discursos, as notas oficiosas que não levantavam melindre 

para o regime relativamente à opinião pública, mais raramente os comunicados 

do Conselho de Ministros, diversos comunicados e discursos ministeriais, as 



8 

referências aos trabalhos da Assembleia Nacional, as efemérides do regime 

(como o «plebiscito da Constituição de 33», no TJ 19/3/63), etc. Mais raramente 

também os aniversários de Américo Tomás e de Cerejeira (TJ's de 19/11 e 

18/11/67). E, claro, os Comentários, as Notas do dia, os Editoriais com origem 

na própria redacção do TJ. 

 Vejamos então a questão editorialista. Em 19 Abril de 1962 começam por 

aparecer os primeiros Comentários assinados, primeiro por João Coito, e depois, 

a 24/5/62, pelo próprio Manuel Figueira. Uma nova etapa se iniciava  então na 

informação televisiva: doravante a redacção era «livre» de opinar sobre os factos 

e os acontecimentos, e sobretudo tinha uma linha editorialista apologética do 

mais refinado salazarismo.  Daí até ao final do regime, apenas com alguns 

interregnos, seriam os comentários e os editoriais que marcariam o 

posicionamento do telejornal perante as grandes linhas de acção de Salazar e 

Caetano.     

 É a assinatura de Manuel Maria Múrias que marca a transição da 

informação televisiva de 1963 para 1964 - e que assim continuará até que 

Ramiro Valadão entre na RTP, já em 1970, pela mão do «fundador» e «supremo 

inspirador» da televisão oficial, Marcello Caetano. Esta mudança não foi apenas 

uma mudança de pessoas, ou de liderança na redacção, mas significa também, 

uma importante alteração no quadro do próprio discurso televisivo e, nessa 

medida, no quadro da estratégia propagandística do regime, que encontrava 

agora neste novo responsável um profissional dado a militâncias e à defesa das 

grandes causas da extrema-direita. 

 E para isso nada melhor do que a RTP, como aliás o próprio Múrias 

reconhecerá. Salazaristas indefectiveis ascendem a lugares da administração da 

RTP, como é o caso de Eduardo Freitas da Costa, em representação do Estado. 

Este, cedo ultrapassará as suas competências específicas no quadro da gestão 

da televisão para se tornar comentador do Telejornal, exactamente no início do 

ano de 1965.   



9 

  Sempre que se tratasse da política para as colónias, Múrias invocava o 

«apelo de Salazar» (TJ 15/4/66), exercitava a melhor argumentação, e admitia 

ser «inflexível»: «Estamos onde estamos e ninguém será capaz de nos fazer 

arredar pé». Mas, acima de tudo, Salazar. Era a ele que, finalmente, era devida 

«a glória do futuro que se aproxima» (TJ 27/4/64). Nos diferentes editoriais, nas 

aberturas e na estrutura dos alinhamentos, pairava sempre, portanto, o espectro 

da presença do salazarismo e de Salazar enquanto modelo omnisciente e 

enquanto dogma. A idolatria a Salazar atingia as raias do absurdo quando, por 

exemplo, no TJ de 29/1/65, Manuel Maria Múrias resolve assinar um editorial em 

que dava como «vencida», por Salazar, a guerra colonial: «ganhámos com as 

armas na mão e ganhámos junto da opinião  internacional (...).»  

 Mais tarde, apesar da nomeação de Marcello Caetano,  o telejornal 

continuava crente na recuperaçäo do «Presidente Salazar». No final de Outubro 

volta-se a falar de novas «melhoras espectaculares», e Múrias afirma mesmo 

que «qualquer coisa de sobrenatural se evola» da luta «titânica» de Salazar 

contra a morte (TJ 25/10/68). Antes de abandonar a tribuna que ao longo de 

cerca de seis anos chefiou, enuncia aquilo que é aparentemente uma colagem a 

Marcello Caetano: «(...) O facho não se apagou. Mudou de mão. Apenas» (TJ 

6/11/68). Mas era tarde. Marcello Caetano preparava agora a entrada de Ramiro 

Valadão para a Presidência da RTP. 

 O episódio Delgado 3 e o episódio da SPE, referente a Luandino Vieira, 

constituíu também um dos momentos em que o discurso da intolerância foi mais 

longe na informação televisiva, chegando ao ponto de serem lidos telegramas de 

um telespectador que exigia castigo «exemplar» para a «traição». O racismo era 

outra das dimensões do dispositivo instrumental, sobretudo no período de 

Múrias. Expunha mais a intolerância e a virulência - bem como uma estratégia 

de dominação colonial xenófoba. Em geral, o discurso de características 
                                                           
3 Ver, sobre o caso Delgado e a RTP, o nosso artigo «História de Uma Perseguição», História, nº5, Fevereiro 
de 1995, pp. 16-23. 



10 

racistas, ainda que de forma velada, estava sempre implícito nos comentários 

políticos dirigidos aos grupos de «bandoleiros» e «terroristas» que actuavam nas 

«províncias ultramarinas», ou ao grupo de países «afro-asiáticos» que na ONU 

se opunham à «política africana de Portugal». Outras vezes era mais directo: no 

TJ de 29/11/64, aludindo a desacatos em Nairóbi, Múrias refere implicitamente o 

pretenso «canibalismo» dos africanos... Quando a 30 de Agosto de 1966 os 

líderes dos movimentos de libertação das colónias portuguesas se reúnem em 

Brazaville, Múrias chamar-lhe-á «reunião de criminosos» e considerará, em 

conclusão ao seu comentário, que assim «estaria desfeito o mito racista da 

negritude» e que assim «a selva voltava a ser senhora da maior parte de África»:  

«Pobre África onde o canibalismo voltou a ser oficializado e a lei da selva está 

institucionalizada» (TJ 15/9/67).   

 O dispositivo de enunciação da máquina de dissuasão do salazarismo 

respondeu assim a esse vazio do desempenho simbólico do regime, à 

inexistência do chefe carismático e panfletário. A alternativa era, de facto, gerir 

essa ausência através da máxima contenção informativa, tendo os responsáveis 

pela informação televisiva encontrado na estratégia de propaganda protocolar e 

no editorialismo doutrinário e militante, o antídoto para o défice de 

representatividade e protagonismo político de Salazar. Finalmente, nessa 

estratégia, também a encenação brutal, dita «viril», de um Império, que embora 

em fase terminal, em desagregação, chegava ao écran televisivo glorificado.  

 Uma glorificação, no fundo, dos efeitos de verdade disciplinarmente 

encenados, que não fizeram esquecer, porém,  a «dessalarização» - um 

documento que ao pretender dar a ver o corpo físico do ditador, expõe sobretudo 

a sua finitude jurídico-política. Um «cadáver empalhado» - um «espectáculo 

abominável» na expressão de um dos indefectíveis salazaristas 4 . Marcello 

Caetano ascende portanto a figura cimeira Governo a 26 de Setembro de 1968, 

                                                           
4 Portugal - Os Anos do Fim, Jaime Nogueira Pinto, Lisboa, Sociedade de Publicações Economia e Finanças, 
1977. 



11 

após a recaída de Salazar. Com ele é pois toda uma nova estratégia de 

comunicação, e nomeadamente da informação televisiva que é relançada. 

Dir-se-ia que ao espírito de militância de Múrias sucede uma política de 

instrumentalização racionalizada, de propaganda reflectida, protagonizada agora 

por Ramiro Valadão. 

 O facto é que Marcello Caetano era o político que melhor poderia 

contribuir para uma nova estratégia de imagem do regime, uma vez que já havia 

demonstrado como ministro da Presidência que, ao contrário de Salazar, recorria 

frequentemente à televisão como forma de fazer chegar à opinião pública a 

legitimação do regime. Ele próprio o enuncia no seu discurso de 27 de Setembro 

de 1968: «Não me falta ânimo para enfrentar os ciclópicos trabalhos que 

antevejo. Mas seria estulta pretensão de os levar a cabo sem o apoio do País». 

(...) Esse apoio (...) será solicitado através da informação tão completa e 

frequente quanto possível procurando-se estabelecer comunicação desejável 

entre o Governo e a Nação». E é fundamentalmente isso que depois fará, já 

como Presidente do Conselho de ministros, através das Conversas em Família.    

 E aquilo que Salazar havia feito quase sempre impelido pelo limite das 

situações, Marcello passará a fazer com regularidade e com profundo empenho: 

referimo-nos às suas «conversas», a primeira das quais ia para o ar a 8 de 

Janeiro de 1969, dias depois de ter sido nomeado um novo secretário de Estado 

da agora secretaria de Estado da Informação e Turismo  - no caso,  César 

Moreira Baptista  -,  a quem coube, mais tarde, nos primeiros meses de 1973, 

assumir funções de comentador nas aberturas do telejornal. O facto viria a 

configurar-se como um dos momentos, ao tempo de Valadão, em que a lógica 

propagandística do regime para a televisão mais extravasou o limite dos seus 

próprios objectivos e também dos seus habituais procedimentos. 

 O ano de 1969 traria ao pequeno écran novas e significativas operações 

de propaganda do regime, dadas como grandes acontecimentos nacionais, 

designadamente as eleições para a Assembleia de deputados, e as viagens de 



12 

Marcello Caetano ao Brasil e a África - viagem esta, que se tornava tanto mais 

importante quanto Salazar a tinha tornado incontornável. Afinal, ao longo de 

mais de quarenta anos no governo, o anterior Presidente do Conselho nunca 

havia visitado o «Ultramar».  

 Além do «espectáculo abominável» que havia constituído a passagem do 

filme sobre o aniversário de Salazar, em 1969 outro acontecimento poderia 

merecer esse epíteto. A maior operação de propaganda de toda a história da 

informação de RTP terá então lugar, a propósito das eleições para a Assembleia 

Nacional.  As referências ao acto começarão a ser divulgadas cerca de dois 

meses antes da data da sua realização, marcada para 28 de Outubro desse ano.  

Mas a montagem da estratégia política propagandística, na RTP, para as 

eleições de Outubro, acaba por planificar o arranque do primeiro de uma longa 

série de editoriais precisamente, a 26 de Setembro de 1969. São esses editoriais 

que constituirão, no seu conjunto, diariamente, ao longo de um mês, uma das 

armas mais poderosas da propaganda marcelista, procurando, um tanto 

desesperadamente, inculcar na maioria dos portugueses a ideia de que «só uma 

política é possível» (TJ 30/9/69), e assim legitimar a evolução na continuidade 

protagonizada pelo sucessor.   

 No seu conjunto, desde o final do mês de Setembro até à véspera das 

eleições, a redacção do telejornal produziu nada mais nada menos do que 20 

editoriais para outras tantas aberturas do telejornal, actuando como uma perfeita 

máquina de propaganda ao serviço do poder instalado, participando na 

montagem do próprio discurso marcelista, na encenação dos seus efeitos 

simbólicos, sendo peça decisiva da sua estratégia, permitindo assim a 

instrumentalização da televisão de uma forma absolutamente inédita - num 

primeiro tempo «neutralizando-se» para a campanha e acabando por ter, 

finalmente, um comportamento de autêntica secretaria de Estado da 

Propaganda, como inclusivamente a própria SEIT  não chegaria a ter. 



13 

   A agenda política continuava a fazer a actualidade nas semanas 

subsequentes, com uma particularidade relevante por ocasião do 13º aniversário 

da RTP, em que o editorial do telejornal manifestava a «deferência» e 

«admiração» da RTP a Américo Tomás, «nosso primeiro espectador», e a 

Marcello Caetano designado como «o fundador, primeiro trabalhador desta casa 

e seu supremo inspirador». Para trás havia ficado aquele "histórico" alinhamento 

do telejornal de 20/7/69 em que esse extraordinário - a todos os títulos - 

acontecimento da chegada do homem à Lua era relegado para segundo plano 

face a notícias como uma visita de Américo Tomás a uma fábrica de cimento, e 

outras idênticas, do protocolo oficial.  

 «Todos - como um só» - o final do discurso de Marcello Caetano aos 

membros da ANP (TJ 21/6/71), alertando para o perigo da «revolução socialista» 

e para a necessidade de opor uma «barreira eficaz ao comunismo», era a 

chamada de primeira página desse telejornal.  Dez anos depois do início da 

guerra colonial o regime expunha assim, através do telejornal, as feridas em 

aberto nas múltiplas «frentes», sinal de que, pelo menos no plano da 

propaganda televisiva e da «retaguarda», não haveriam concessões ao 

«ínimigo, insidioso e cobarde», como então se dizia (TJ 10/6/71). 

 A grande questão, para o regime, era a de sempre: ou Marcello Caetano 

ou «a revolução, a guerra e caos» (TJ 22/7/71). Um reduzido leque de séries 

temáticas - o ultramar, a subversão, o monopartidarismo -, integram a  maioria 

das quase três centenas de editoriais ao longo dos 17 anos de informação 

televisiva. A explicitação através dessa rede reticular de formações discursivas 

de um projecto impositivo, não contraditório, dá a homogeneização das condutas 

políticas e culturais do regime. 

 Nas datas passíveis de comemoração, como é o caso do aniversário da 

própria RTP, e noutras efemérides, discursos de circunstância e editoriais  

retomavam a doutrina de intransigência do regime e a sua lógica monologal.  

César Moreira Baptista, que foi, aliás, o protagonista de uma das mais insólitas 



14 

campanhas de propaganda do telejornal, com os seus Comentários de abertura 

ao longo de 1973,  introduzia relativamente à RTP o conceito de «organismo 

ético», referindo que a televisão deveria estar submetida, «para além de todas 

as razões», ao «interesse nacional».    

 A Acta nº 395 do Conselho de Gerência da RTP, de 7/10/1972, dava 

conta entretanto da proposta de Ramiro Valadão referente a um «Prémio 

Marcello Caetano», «a conceder anualmente (...) àquele que de entre os 

Portugueses - e que como tal nos seja indicado pelo Ministro da Defesa - melhor 

tenha sido o intérprete da grandeza do Povo do meu País».  

 Muito perto já do 25 de Abril, o ano de 1973 começava com Mensurado a 

defender um seu editorial «ao encontro dos bravos que no Ultramar defendem a 

integridade da Pátria»... E surge então a primeira «palestra» do secretário de 

Estado da Informação e Turismo, César Moreira Baptista, emitida na abertura do 

TJ de 25/1/73, comentário que se tornaria habitual ao longo dos meses 

seguintes, com uma periodicidade ora quinzenal, ora mensal.  O facto de um 

secretário de Estado ter acesso, de forma periódica, e com comentário pessoal, 

às aberturas do telejornal, era, com efeito, prática inédita na RTP. Nunca a 

propaganda, através do texto de opinião oficial, havia ido tão longe.   

 Seis meses antes do 25 de Abril, a RTP e o regime têm de novo uma 

campanha eleitoral para «gerir».  Desta vez a tarefa estará mais facilitada, 

apesar da inexistência de editoriais nas aberturas, como em 1969: a oposição 

havia desistido de ir às urnas e o espaço designado «momento eleitoral» será  

preenchido apenas com a ANP.  Na antevéspera da votação - a 26/10/73 -,  a 

RTP anuncia uma «homenagem» ao «pensamento viril» de Marcello Caetano e 

aos cinco anos de governo - tratava-se da edição de um livro produzido pela 

RTP e com autoria de um redactor do TJ - Horácio Caio.  O livro em questão 

havia sido proposto em reunião do Conselho de Gerência da RTP por Ramiro 



15 

Valadão e reconhecido pelo administrador em representação do Estado como 

«uma homenagem da RTP ao seu fundador» 5 .     

 A coerência instrumental e monológica do modelo informativo, a sua 

estrutura de agenciamento protocolar e oficioso, e a lógica de produção - 

constante - de pseudo-acontecimentos e meta-acontecimentos, valorizando as 

diferentes modalidades de enunciação propagandísticas -, caracterizavam, em 

linhas gerais, a estratégia, o modo de produção e as práticas editoriais dos 

blocos noticiosos da RTP, desde o seu início até ao 25 de Abril de 1974.  E da 

mesma forma que o sistema de monopartidarismo político se subordinava ao 

Estado, assim o monopólio da informação televisiva e a sua estrutura protocolar 

se subordinavam, na sua prática, ao sistema político e aos seus protagonistas. 

Uma prática que se diria impositiva de uma ideia obstinada e intransigente para 

Portugal.  Prática registada, sobretudo, nas aberturas do TJ, através de uma 

espiral de redundâncias que encenava, por assim dizer, a amnésia do tempo. 

 Ao tempo de Ramiro Valadão são de facto diversos os documentos que 

nos permitem uma melhor compreensão da forma como todo este sistema havia 

sido gerado.  Veja-se o caso do Conselho de Programas da RTP, que a certa 

altura se debruça, em exclusivo, sobre o telejornal.  Na sua 45ª reunião, de 7 de 

Janeiro de 1971, da ordem do dia constava apenas a apreciação do TJ.  O então 

presidente do Conselho de Programas, Pedro Geraldes Cardoso, procedia 

nessa mesma reunião à leitura de um relatório sobre o serviço noticioso da RTP.  

Ramiro Valadão, comentando as suas observações, enquadrava a questão do 

ponto de vista político, do seguinte modo: «(...) Entende-se superiormente que o 

Telejornal pode contribuir, dada a sua excepcional difusão, para que sejam 

atingidos os objectivos do Governo da Nação» 6 .  

                                                           
5 Acta nº 428 do Conselho de Administração da RTP, de 17 de Outubro de 1973. 
 
6 "Projecto de Acta da 45ª reunião do Conselho de Programas" da RTP, de 7/1/1971,  A Política de Informação 
 no Regime Fascista , Comissão do Livro Negro, Lisboa, 1980 pp. 240-242.   
 



16 

  Marcello Caetano, por seu lado, não perdia as «boas» ocasiões para 

intervir...  Nas mensagens por si enviadas ao presidente do Conselho de 

Administração da RTP, evidenciava uma despudorada intenção de controle 

deste meio por parte do Governo a que presidia.  Em carta datada de 

28/12/1970 não podia ser mais claro: «Conto com o apoio fiel, dedicado e 

inteligente dos amigos, sobretudo daqueles a quem estão confiadas posições-

chave, como sucede consigo.  A televisão é nos tempos correntes um 

instrumento essencial de acção política e nós não podemos hesitar na sua 

utilização - nem em vedar aos adversários da ordem social essa arma de 

propaganda.  Sei que está atento, mas nos tempos que correm toda a vigilância 

é pouca, toda a inteligência e argúcia na acção são insuficientes: há que pôr em 

jogo todas as nossas faculdades de combate» 7 . Numa outra situação, a 3 de 

Abril de 1972, dirigindo-se mais uma vez a Valadão, Marcello repetiria o seu 

«nos tempos que vão correndo o controlo efectivo da TV é essencial para o 

Governo» 8 ... 

 César Moreira Baptista, aliás, havia definido na própria RTP toda esta 

estratégia, do seguinte modo: «Creio, que em nenhuma outra época os 

governantes portugueses tiveram tanto a preocupação de informar, justificar, 

fornecer dados e razões que permitam um exacto juízo dos fundamentos das 

orientações seguidas e das decisões tomadas.  E ninguém melhor e com mais 

autoridade e esclarecido juízo o tem feito que o próprio Presidente Marcello 

Caetano que tantas vezes aqui vem para conversar com o povo (...)» (abertura 

do TJ de 25/1/73). 

 No ano de 1972, o Anuário da RTP  refere-se ao telejornal do seguinte 

modo: «Sendo o primeiro órgão de informação, por isso mesmo são enormes as 

responsabilidades que lhe cabem.  Uma notícia qualquer no Telejornal 

transforma-se num grande acontecimento; o escândalo, o sensacionalismo, a 

                                                           
7 Op. cit., p. 239 
8 Op. cit., p. 263. 



17 

cultura dos menos grados interesses do público, estão-lhe deste modo vedados.  

O Telejornal é, pela sua própria natureza, um instrumento de informação frio e 

objectivo, um instrumento na acepção literal do termo». O telejornal continuava 

então a ser considerado pela própria RTP como  «o primeiro órgão português da 

informação», com uma audiência «na sua edição maior de cerca de dois milhões 

de telespectadores» 9 .  Era, por isso,  o canal de Informação preferido do 

fundador da RTP.   

   Lógica criadora também de um complexo normativo, que, de facto, 

obliterava a emergência das singularidades, das subjectividades dissidentes, 

impondo assim a globalização do seu pequeno universo político como matriz 

normativa. Tratar-se-ia, no fundo, não de um registo, ou de uma dimensão 

espectacular, alimentada por uma cena dialogal, conflitual, mas, antes, insuflada 

pelo princípio da dramaturgia monológica, no sentido da palavra exclusiva e 

inquestionável  

 Mais não pretendia este discurso moralista senão legitimar através do 

pretenso didactismo a figura paternal do pedagogo, mimando a competência (o 

«poder», o «dever fazer») procurando criar a simulação do consenso que em 

última instãncia permitiria a atribuição de um poder ao enunciador e a imposição 

de um dever ao enunciatário.   Repare-se que no plano interaccional 10 a 

argumentação é uma pressão exercida sobre o destinatário para o convencer 

(fazer crer) e o levar a agir (fazer fazer).  Este é, por assim dizer, o princípio de 

organização de uma estratégia e de uma conduta comunicacional que era 

articulada com a coerência do dispositivo tecno-discursivo por forma a gerir a 

eficácia do modelo não-contraditório, monológico No fundo, provocar a 

subordinação das práticas do jornalismo às práticas da propaganda e manter a 

estratégia manipulatória e o «fazer persuasivo» como o eixo fundamental da 

                                                           
9 Anuário da RTP de 1972, edição da RTP, Lisboa, 1973, p. 19. 
10 Noel Nel, Le débat télévisé, Paris, Armand Colin, 1990, p. 192. 
 



18 

rede reticular do sistema político e da sua perpetuação, ao longo dos consulados 

de Salazar e Caetano.  

 Estratégia que finalmente se concretiza através dos pseudo-

acontecimentos e da sua performatividade.  Instala-se assim uma nova ordem 

remitificadora do mundo, efeito de real que foi produto de uma estrutura e de um 

regime, teve uma intencionalidade política - foi dado como sendo a «raridade» 

da matéria noticiosa, embora não passe de um discurso manifesto, que apenas 

reprime a totalidade  da experiência. 

 A TV foi (é) um dos dispositivos fundadores da ordem securizante do 

Estado-providência e da perpetuação da sua classe política em crise de 

representatividade.  A predominância e a inflação do sistema político no conjunto 

das práticas, discursos - e categorias - na informação televisiva é de facto um 

sintoma do défice de legitimação do sistema político, quer pela sua macrocefalia, 

e inevitável alheamento do mundo da vida, quer pela sua pouca sensibilidade, 

ou mesmo pela incapacidade mais genérica de integrar a experiência social.  O 

que é dado a ver no dispositivo inscreve-se na ordem do discurso protocolar, do 

fait-divers e do meta-acontecimento.  De forma recorrente, repetida, através 

também de um efeito-série que joga como factor de naturalização, como ilusão 

naturalista, como actualidade-sintoma onde o acontecimento-problema ou o 

jornalismo investigativo são métodos e práticas não reconhecidas. 

 A história da informação televisiva em Portugal entre 1957 e 1974 é 

modelar nesse aspecto, sobretudo pelo carácter totalitário do regime e da sua 

máquina censurante.  Mas práticas «democráticas» por assim dizer, como no 

caso francês, ao tempo de De Gaulle, ou mesmo depois 11 , não alteram 

substancialmente os pressupostos em causa. Aliás, a incapacidade de dar a ver 

a experiência social radica efectivamente na crise do político e por conseguinte 

na sua estratégia de representação mediática.  O contrato de visibilidade que 
                                                           
11 Ver, a este propósito os nossos trabalhos O Fenómeno Televisivo, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996, e  «O 
Sistema Político e a Informação Televisiva, Ou a Ilusão Naturalista das Notícias do Mundo», História e Crítica 
da Comunicação, Lisboa, Século XXI, pp.90-114.  



19 

deriva da instrumentalização do dispositivo televisivo pela ordem política impõe 

assim a opacidade e o segredo do acontecimento-problema para deixar emergir 

a performance do político.  

  A TV cumpre, de algum modo, mercê do seu dispositivo de visibilidade 

específico, uma função precisa - fática, identitária, vinculante.  Fragmenta e 

recompõe o plano do real num novo universo simbólico: dir-se-ia que em vez de 

põr em cena as evidências, o dispositivo televisivo materializa-as nos seus 

«pixels»  electrónicos. De facto, a elaboração da informação audiovisual é 

potencialmente desreística em confronto com a realidade manifesta, fechando-

se por isso num universo de abstração das modalidades de enunciação do real.  

Emerge assim uma mega impressão de realidade, uma visão compósita do 

mundo, através de uma concepção publicitária do divertimento, ou da 

transmutação do real em espectáculo, ou ainda através dos efeitos de real 

dramatizados em directo, confluindo para uma remitologização, em última 

instância, uma experiência «catódica» do quotidiano.  

  É claro, finalmente, que a dimensão tecnodiscursiva da máquina de 

organização protocolar televisiva, ao tempo de Salazar e Caetano, foi 

estruturada e orientada segundo um modelo jurídico-administrativo que tinha 

como estratégia fundamental a subordinação do mundo da vida aos imperativos 

do sistema político monopartidário e, enfim, a subordinação e repressão da 

virtude civil e da experiência social ao sistema político-televisivo autocrático - 

como meio para a sua perpetuação e para a sua auto-celebração.  

 

 


