Um novo horário “compatível com a nova população” que se tem vindo a fixar no Bairro Alto é uma possibilidade apontada para o futuro do mercado da zona. Segundo Luísa Martinez, chefe de Divisão de Gestão de Mercados e Lojas, da Câmara Municipal de Lisboa, esta seria uma solução que impediria o bairro de ficar sem este espaço comercial.
Foto: Os portões das lojas do mercado estão praticamente todos fechados.
Apesar de assegurar que a autarquia ainda se encontra a elaborar o planeamento quadrienal e o respectivo orçamento e, portanto, sem possibilidades de adiantamento sobre o assunto, Luísa Martinez garante que as lojas inseridas no mercado têm ido a concurso “mas mesmo algumas que foram adjudicadas não obtiveram resultados que evitassem a desistência dos titulares”.
O mercado do Bairro Alto, um dos vinte e nove instalados em Lisboa, foi inaugurado a 8 de Agosto de 1962 e remodelado em 1991. Na década de 90, doze lojas ocupavam o espaço desde hortícolas ao vestuário, passando por uma loja de marisco e quatro de peixe fresco. Actualmente, o facto de o local ter a quase totalidade das lojas de portões fechados pode dever-se à desertificação residencial que se sente no bairro.