foradelinha    Lisboa alternativa Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Yogaterapia: corpo e mente unidos para a cura


 

  É uma terapêutica que está a dar os primeiros passos em Portugal, e que ainda não é muito divulgada. A Yogaterapia é a ligação de duas práticas, a psicologia com o yoga. É uma terapia dirigida para qualquer pessoa mas tem por objectivo ajudar pessoas com determinados problemas. Os mais comuns são os de coluna, respiratórios, cardiovasculares, perturbações, stress ou ansiedade. A psicóloga Laura Sanches define o que é a yogaterapia:

“A Yogaterapia é a aplicação de algumas técnicas do yoga a um programa de saúde específico. Uma das coisas essenciais na yogaterapia e fundamental para quem tem problemas de saúde é fazer uma prática diária e aquilo que nós fazemos são sessões semanais, onde ensinamos exercícios que esperamos que façam em casa” refere a psicóloga e instrutora de yogaterapia Laura. Abriu o Espaço Vida em conjunto com o Jorge Ferreira, o outro instrutor de yogaterapia deste espaço. Os dois são licenciados em psicologia e tiveram outras formações em Inglaterra e na Índia. É aqui que esta técnica é mais desenvolvida, onde existem listas de terapeutas a que os próprios médicos podem recorrer disponibilizando assim um outro tipo de tratamento para os seus utentes.

Os cidadãos portugueses têm uma ideia errada desta terapia. Para muitos a yogaterapia é uma aula de yoga em grupo. Muito pelo contrário, é uma aula individual ou em grupos de 5 a 6 pessoas com o mesmo problema, mas é muito difícil a elaboração destes grupos devido às características de cada um.

A psicóloga Laura diz que além de ser uma prática pouco comum, é também mais cara que as aulas de yoga normais “Não há muitas pessoas deve-se também ao tempo de crise em que vivemos”.

O Espaço Vida dispõe de um questionário de saúde ainda extenso, onde ficam a conhecer os problemas e as limitações de cada pessoa. “É uma terapia que qualquer um pode fazer, mesmo pessoas com algum grande problema de saúde. Se a pessoa tiver muitas limitações a prática também vai ficar um pouco limitada, mas é sempre possível adaptar, pode fazer relaxamento ou respiração que são exercícios que qualquer um pode fazer ” diz Laura. Assim as técnicas utilizadas variam conforme o problema da pessoa, mas os exercícios de alongamento e fortalecimento muscular são os mais habituais.

A yogaterapia envolve questões físicas e emocionais. Assim se alguém tiver um problema físico as suas emoções também vão ser afectadas. Segundo a psicóloga Laura “Na verdade a parte psicológica acaba por estar sempre presente” independentemente do problema.

     
artigos relacionados:

     
Andreia Rodrigues
andreia_rodrigues89@hotmail.com