Passear de segway em Alfama ou explorar Belém de buggy. Estas são algumas das ofertas da Red Tour, uma empresa que organiza passeios turísticos em veículos ecológicos.Procurando proporcionar uma maneira diferente de conhecer Lisboa, a Red Tour põe à disposição dos seus clientes segways, buggies (de dois e quatro lugares) e bicicletas eléctricas. Os veículos estão equipados com um sistema de áudio-guia GPS que indica as direcções a seguir e dá informações acerca das atracções históricas por onde se vai passando. O facto de os veículos serem eléctricos e silenciosos tem a vantagem de não causar incómodo aos residentes dos bairros.
Daniel Bilhau, director comercial da Red Tour, afirma que a empresa foi criada com o objectivo de colmatar a carência deste tipo de serviços em Lisboa:
O passeio de segway pelo bairro de Alfama é um dos mais procurados e costuma ser feito em grupos de pelo menos 4 pessoas, embora também possa ser realizado individualmente. Após receberem instruções acerca do funcionamento da segway, os clientes são acompanhados por um monitor num circuito previamente definido.
Segundo Daniel Bilhau, a condução das segways é bastante simples. No entanto, por uma questão de segurança, em dias de chuva normalmente não se realizam percursos.
Para além de Alfama, é também possível alugar uma segway para fazer um passeio livre pela Baixa-Chiado. Daniel afirma que esta opção foi criada para permitir uma maior autonomia, visto que “as pessoas cada vez menos querem estar dependentes de um monitor ou de um guia”. A Red Tour possui ainda três circuitos de buggy: na zona do Castelo de São Jorge, em Belém e no Marquês de Pombal.
Os passeios duram, em média, entre 1h00 e 1h30. Quanto aos preços, estes variam conforme o tempo de aluguer ou o tipo de circuito.
O ponto de aluguer da Red Tour fica situado na Rua dos Fanqueiros nº 18 (ao lado da Praça do Comércio). Para reservas ou informações adicionais pode aceder a www.redtourgps.com ou ligar para o número 910802000.