Peças únicas e muita imaginação são os ingredientes essenciais para a Crafts and Design, uma Feira de artesanato contemporâneo, que no primeiro fim-de-semana de cada mês, visita o Jardim da Estrela em Lisboa. Apesar do nome estrangeiro com que se faz apresentar, e da crise que anda na boca dos que por ali se fixam, esta Feira foi pensada por e para criadores portugueses e está recheada com peças originais que podem ir do vestuário à bijuteria, passando pelas peças de decoração ou pelo calçado. Um convite diferente dirigido a toda a família, como diz um dos três elementos da organização.
Em 5 anos de existência a Crafts and Design pode orgulhar-se dos tão variados artesãos que todos os meses vão passando e montando a sua banca, para vender e para divulgar produtos únicos. Como dizem as Organizadoras, neste momento são cerca de 50 os artistas que compõem esta Feira, todos os meses, podendo variar em um ou outro elemento. Mas a realidade é que esta ideia surgiu da necessidade que as três organizadoras sentiram quando também elas criavam objectos de arte contemporânea em Portugal.
Alguns, como Luisa Martins, fazem desta actividade um hobbie, outros como Susana Batista, fazem do artesanato um meio de subsistência. Mas o importante, explica Susana, é o amor à profissão.
Muitos dos criadores comercializam em outras Feiras, vendem em outras lojas e utilizam a Internet como meio para divulgação e encomendas, porém a Crafts and Design tem algo único de entre todos os outros veículos. Como refere Helena Serra “esta Feira prima pela originalidade e criatividade e são escolhidas pessoas que trabalham o material desde a raiz.”
E como ressalta a organização, esta é uma característica essencial para que um criador possa estar na Crafts and Design.
Para a criadora, Alex Castro Ferreira, a Crafts and Design é a mais séria de todas as Feiras da área. “É a melhor Feira, a mais séria, porque todos os que aqui estamos somos nós que fazemos o nosso trabalho”. Mas para a designer Joana Ferreira a Feira Crafts and Design tem um pouco de tudo e o público é o ingrediente fundamental para o sucesso deste projecto.