Realizou-se, no passado dia 2 de Outubro, na discoteca Kapital, uma festa de comemoração do lançamento do Pro Evolution Soccer 2011, jogo de vídeo que possibilita ao jogador controlar os atletas de futebol das grandes equipas mundiais. O evento contou com a presença de figuras públicas como: Diogo Morgado, Vanessa Oliveira e Filipa jardim, entre outros. Entre os convidados encontrava-se Pedro Resende, gestor de produto da empresa Ecofilmes, responsável pela distribuição do jogo em Portugal.
Em entrevista ao Euro gamer, site que aborda a temática dos videojogos, Pedro Resende afirmou que o PES 2011 apresenta algumas inovações ao nível da jogabilidade, nomeadamente na execução de fintas por parte dos atletas; oferece também um software de inteligência artificial superior às edições anteriores, que certamente agradará aos fãs do jogo.
O gestor de produto da Ecofilmes foi também questionado em relação à popularidade do jogo em Portugal. A este propósito comenta: «Verdade seja dita, o PES tem neste momento uma quota de mercado de 64% nos videojogos de futebol e é o Videojogo mais vendido em Portugal de há dez anos para cá, superando largamente os demais concorrentes todos os anos.»
Apesar de bastante popular, o PES 2011 é alvo de crítica pelo facto de não disponibilizar todas as equipas da primeira liga Portuguesa. Quanto a isto, Pedro Resende certifica que a introdução da primeira liga Portuguesa no jogo é um trabalho que envolve várias entidades, o que não facilita o licenciamento, no entanto, prevê-se a presença da primeira liga nas próximas edições do PES.
Do agrado dos fãs nacionais será, certamente, a introdução das vozes de Pedro Sousa, comentador de futebol, e de Luís Freitas Lobo, reconhecido analista de futebol. A presença destas vozes nacionais dará ao PES um “gosto lusitano” perante a ausência de equipas menos reconhecidas do que os três grandes.