foradelinha    Entrevistas Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      D.Duarte Pio crítica atraso de Portugal face ao desenvolvimento da Europa
Duque de Bragança faz avaliação negativa do País, compara Presidente da República a um árbitro e revela desconfiança para com o Governo


 

D.Duarte Pio critica estado do País
 

D.Duarte Pio não tem dúvidas: o Portugal de 2010 está pior que o de 1910. Na Semana em que se comemora o Centenário da República, o líder do movimento monárquico vem a público críticar a actual situação económica e política do País. "Portugal perdeu 100 anos e ficou nos últimos lugares do desenvolvimento Económico e Humano da Europa", revela.

Em entrevista á TVI, o Duque de Bragança revela a sua desconfiança face ás Medidas de Austeridade apresentadas pelo Governo. De acordo com D.Duarte, as medidas "pecam por serem escassas", o que o leva a concluir que o Governo não apresentou mais formas de redução das despesas "por ter um pouco de medo de desagradar á Clientela e de causar problemas".

Para lá da situação da economia portuguesa , as acusações do Presidente da Casa Real de Bragança estendem-se ao cenário político nacional, que compara a um "autêntico jogo de futebol". A metáfora futebolística é usada para caracterizar o Presidente da República, que vê como um "árbitro que pertence a um dos clubes", numa clara referência á ligação de Cavaco Silva com o PSD.

Numa entrevista em que também se falou do que resta da herança Monárquica nacional em 2010, o sucessor de D.Manuel II na Casa de Bragança não quis abrir o jogo quanto a um possível regresso da Monarquia ao Governo, e optou por uma resposta diplomática: "Acima de tudo fui educado para ser Português e servir Portugal", concluiu.

D.Duarte Pio é actualmente Presidente da já referida Casa de Bragança, e da Fundação D.Manuel II, que ajuda instituições com programas de inclusão social.

     
artigos relacionados:

     
José Marchão
joseemanuelfcsh@sapo.pt