foradelinha    Jornalismo e democracia Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      MÉDIA, JORNALISMO E DEMOCRACIA

Média digitais: novos espaços de debate entre cidadãos


 

Cartaz do seminário
 

A importância dos média digitais na discussão das questões públicas foi um dos temas abordados no âmbito do III Seminário Internacional Média, Jornalismo e Democracia. Helena Lima, docente na Universidade do Porto e uma das oradoras do seminário, acredita nas potencialidades da internet enquanto espaço de expressão de opiniões.




Os comentários publicados pelos cibernautas nas páginas dos jornais, rádios e televisões desencadeiam outros comentários, criando-se discussões em torno de temáticas actuais. No entanto, os debates desenvolvidos não ultrapassam o espaço virtual.




Ricardo Morais, um dos oradores do seminário, o qual teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na segunda e terça-feira passadas, considera que as ideias geradas pelos leitores nos portais noticiosos, não têm implicações nas decisões políticas. Para o investigador da Universidade da Beira Interior, seria importante que os órgãos de poder conhecessem as opiniões dos cidadãos.

Mas os comentários presentes nas páginas dos órgãos de comunicação social influenciam o trabalho jornalístico. Helena Lima encara a interactividade como algo vantajoso, embora reconheça que os jornalistas desvalorizem alguns dos conteúdos produzidos pelos leitores.




Ao contrário dos jornalistas, Ricardo Morais entende os comentários dos leitores como “contributos muito importantes” que deveriam ser integrados nos conteúdos jornalísticos.

     
artigos relacionados:

     
Andreia Cruz
andreiacruz@netcabo.pt