Nos dias 8 e 9 de Novembro, teve lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, o III Seminário Internacional organizado pelo CIMJ – Centro de Investigação Medi e Jornalismo, que promoveu o tema “Media, Jornalismo e Democracia”. Na recta final deste enriquecedor evento esteve em foco o lançamento do último livro de Francisco Rui Cádima “A Televisão, o Digital e a Cultura Participativa”.Com o objectivo de promover o debate e o estímulo ao pensamento nas questões mais pertinentes que o Jornalismo e os Media ultrapassam neste momento, foi mais uma vez proposto um seminário internacional por parte da CIMJ. Em modo, quase de conclusão, foi lançado o livro de Francisco Rui Cádima, membro do corpo docente da FCSH. Um livro que segundo Carlos Correia, apresentador do livro e coordenador do CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas, "revela imensas qualidades, mestria e capacidade de organizar este assunto com proporcionalidade e balanço". Conclui ainda que Francisco Rui Cádima aborda os problemas da participação nos Media interactivos de forma brilhante.
Francisco Rui Cádima resume também o seu livro como um bom manual de trabalho na análise da Televisão e da participação social hoje em dia, dizendo que “quer para os jornalistas, quer para estudantes, quer para investigadores, o livro faz um mapa actualizado da situação, fala sobre as dimensões, os novos movimentos do online, e portanto acho que, sistematiza bem questões da época, do tempo.”
Para o autor, o seminário teve aspectos muito positivos, do ponto de vista do debate e das presenças internacionais, nomeadamente James Currin e Thomas Patterson , mas sugere que “era muito interessante que se criassem umas pequenas jornadas de comunicação construídas a partir da visão dos alunos, porque a visão do professor é sempre mais sociológica, mais hermenêutica, mais semiótica e vem as pessoas todas dessa área e depois isso só vai interessar a uma minoria dos alunos.”. Propondo a organização de actividades deste género com mais regularidade dentro do espaço académico.
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