Várias Gerações reclamam um futuro para a que está à Rasca
Várias gerações saíram à rua para reclamar um futuro melhor para a denominada “Geração à Rasca”. Desde idosos a recém-nascidos, cerca de 200 mil pessoas percorreram a Avenida da Liberdade até ao Rossio num ambiente de festa. Apesar deste espírito, os jovens não esqueceram os motivos que os levaram à manifestação. “Eu estou a terminar a minha licenciatura. Quero criar o meu próprio negócio e não vejo grandes oportunidades de ser empreendedora neste país”, disse uma jovem manifestante.
Ao som de músicas como “E o povo, pá?” e “A luta é alegria”, reivindicações de mais oportunidades e de melhores condições de trabalho foram algumas das mais aclamadas pelos manifestantes. Pessoas de todas as idades compareceram para gritar “Já chega! Já basta! De Geração à Rasca”, numa demonstração de descontentamento que durou até à noite. “Isto é um problema dos jovens e dos menos jovens, abrange toda a sociedade portuguesa”, afirmou Mário Sousa, um dos muitos idosos que se encontravam na manifestação.
Através das redes sociais, o movimento Geração à Rasca conseguiu organizar uma das maiores manifestações alguma vez ocorridas em Portugal. “Nunca pensámos que isto tomasse estas proporções. Excedeu em muito as nossas expectativas”, disse Francisco, um dos membros do movimento. No final, foram recolhidas folhas dos vários manifestantes com reivindicações e propostas a serem entregues no Parlamento.