Nelson Traquina reconhecido pelo trabalho na formação de profissionais de jornalismo
Fotografia: Rita da Nova
Ana Cabrera na abertura do Congresso Internacional de História e do Jornalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Ana Cabrera, membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), revelou a intenção de homenagear Nelson Traquina, professor e presidente do Centro.
«O que nós pretendemos, de facto, é mostrar a nossa gratidão a uma pessoa que há 30 anos chegou a Portugal e mudou o ensino do jornalismo. O Nelson dizia que tentou. Não, mudou.», afirmou a investigadora.
O anúncio foi feito na Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, palco habitual das conferências do Centro.
O professor - agora retirado - apresentou algumas das edições das revistas do CIMJ.
As “festividades” – conforme lhes chamou a oradora – serão realizadas daqui a um ano, altura em que será lançado o próximo livro do professor.
Nelson Traquina foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa desde 1997. Para assinalar a sua reforma será produzidos um livro com testemunhos de antigos alunos e criada uma biografia: «porque há histórias de vida que são exemplos, queremos divulgar essa história de vida, tanto quanto ele nos permite», concluiu Ana Cabrera.
A homenagem será concretizada em mais um encontro científico sobre história dos media e jornalismo. Apesar de ainda faltar algum tempo para o tributo, Nelson Traquina mostrou-se honrado e afirma que o seu trabalho não vai parar aqui. O jornalista continuará a dirigir investigações, sem deixar de dedicar algum tempo ao lazer.