foradelinha    Os Indignados Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      "Indignados", aos milhares, no Porto


 

A manifestação prolongou-se, nos Aliados, até às 20h.
 

“ A Democracia sai à rua”, no Porto, e leva milhares de pessoas até à Praça da Batalha para dizer “Não” às actuais políticas económicas e sociais e à instabilidade internacional.

Fátima, Eugénio, Carlos e Adelina são quatro rostos, perdidos por entre milhares de outros “Indignados”, que encheram as ruas do Porto, no dia 15 de Outubro. Mas, longe de serem apenas um número, eles são as vozes do protesto contra as discrepâncias sociais entre ricos e pobres, da falta de esperança num futuro e do sentimento de injustiça.

Na memória de todos estava ainda a manifestação de 12 de Março, intitulada “Manifestação da Geração à Rasca”. Sete meses depois, o 15 de Outubro trouxe à rua Carlos, que em 53 anos de vida nunca havia participado numa manifestação, trouxe gerações, famílias inteiras, pessoas de classes sociais diferentes, estudantes e reformados, unidos num protesto pacífico e apartidário. Reclamava-se, apenas: “E o meu futuro?”.

O protesto dos “Indignados” uniu mais de 80 países, que no dia 15 de Outubro gritaram contra o sistema financeiro, as desigualdades sociais, e reclamaram uma nova forma de democracia.

Veja a reportagem da manifestação no Porto.


     
artigos relacionados:

     
Marta Martins Carvalho
martinhabcl@gmail.com