Francisco Caramelo, subdirector para a área de estudantes, sublinhou a importância de fazer Erasmus: "Dá-lhes uma maior consciência da realidade. Não se podem limitar à realidade do seu país".O sudirector revelou que a ideia de fazer um Erasmus Day surgiu porque se tem "de aumentar o nível de participação dos nossos estudantes em Erasmus".
A iniciativa que decorreu no dia 7 de Março na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa contou com a partilha de experiências de alunos portugueses ex-Erasmus e de alunos estrangeiros através de apresentações. Foram esclarecidas dúvidas em particular para os interessados.
Margarida Ruela, aluna do 1º ano de Ciências da Comunicação, revelou-se interessada em fazer Erasmus e achou muito útil a informação que conseguiu obter no evento. “Conversaram comigo, foram de encontro aos meus anseios”, disse, explicando que preferiu “as conversas particulares e informais às apresentações gerais pouco esclarecedoras”.
Jose Corchero, estudante espanhol de História de Arte, deixou Estremadura apenas há um mês mas admitiu estar já bem integrado em Lisboa. Voluntariou-se para a organização do evento, no entanto ficou “desiludido com a pouca afluência de estudantes ao longo do dia”. O aluno referiu que “o evento deveria ter sido mais publicitado”.
Francisco Caramelo revelou ainda que para além desta iniciativa que, segundo o próprio, “é para repetir”, outra está em curso: o sistema de buddy partners. O director referiu que “isto consiste em alunos portugueses ajudarem alunos estrangeiros com os apontamentos, a conhecer a cidade, entre outras coisas”.