Ocorreu na passada 4ª, no piso 0 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, uma iniciativa do Gabinete de Erasmus da FCSH, que teve como objectivo dar a conhecer aos alunos desta Faculdade aquilo que é a experiência Erasmus, e as possibilidades neste campo.Ligada à organização deste evento, Berta Sousa, do gabinete de Erasmus da FCSH, revelou que a adesão dos alunos foi razoável, lembrando que esta foi a primeira vez em que a iniciativa se realizou. “Disponibilizámos várias informações relativas às oportunidades de Erasmus para os alunos, pelo que contámos também com o contributo de alunos que passaram por essa experiência no passado, e de alunos estrangeiros que estão cá este semestre em Erasmus”.
Vários foram os alunos portugueses e estrangeiros que passaram por este espaço, entre os quais Clara, estudante oriunda de Barcelona, que confessa que a escolha em vir para Portugal em Erasmus foi motivada pelo desconhecimento que tinha relativamente ao país à beira-mar estendido. No entanto, assume que a sua experiência foi “uma agradável surpresa”, confessando-se “enamorada por Lisboa”.
Já André Vidal, de 20 anos, estudante Ciências da Comunicação na FCSH, esteve no semestre passado a estudar em Roma, mas confessa-se “desapontado” com a sua experiencia académica na capital italiana. “As disciplinas eram todas muito teóricas, nesse sentido, achei menos interessante do que o curso que estou a tirar na FCSH”. No entanto, André confessa ter adorado a capital italiana “É uma cidade bastante bonita, embora um pouco caótica."
Francisco Noras, por sua vez, considera-se satisfeito com a sua experiência em Madrid. “Adorei o curso e a cidade. Além disso, senti sempre o apoio dos professores, que compreendiam as dificuldades acrescidas que nós tínhamos por sermos estudantes internacionais”.