foradelinha    Erasmus Day Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      FCSH aposta no programa Erasmus como ‘passaporte para o futuro’dos alunos.


 
  A Faculdade de Ciências Sociais Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) foi hoje palco do evento ‘Erasmus Day – Keep on Moving’ que visou divulgar e sensibilizar a comunidade escolar para as potencialidades deste programa europeu de intercâmbio universitário.

A primeira iniciativa do género a acontecer na Faculdade, contou com a participação de alunos portugueses e estrangeiros que, no papel de ‘embaixadores’ dos respectivos países e universidades através dos quais se envolveram no Erasmus, partilharam ao longo do dia as suas experiências com alunos portugueses interessados em fazer parte do programa.

"Ao realizarmos esta iniciativa, o nosso objectivo é dar informação aos nossos estudantes, é aumentar o nível de participação em Erasmus, dizer-lhes o que é preciso, a burocracia que têm que levar a cabo e apoiá-los, desmistificando preconceitos e medos que o jovem pode ter por sair de casa e da sua zona de conforto”, diz Francisco Caramelo, subdirector dos estudantes.

Tiago Mourão, estudante de Ciências da Comunicação, esteve 5 meses em Itália e enquanto "embaixador" desse país no evento, revela que a sua experiência o faz agora ver Portugal ‘com outros olhos" e, tal como outros estudantes Erasmus, recomenda o programa pela valorização pessoal e profissional que a partir dele se pode obter. "Apostar no Erasmus é pensar no futuro", assegura. Já o "embaixador" da Holanda, António Rego, relata as peripécias da viagem que o levou a Leiden, onde atraído pelo "estilo de vida confortável", encontrou um ambiente académico e cultural que o motivam a um regresso em breve para ingressar no mestrado.

Quando questionado em relação ao sucesso do programa, Francisco Caramelo não hesita, “ temos consciência da mobilidade e participação em Erasmus é uma experiência fundamental para a formação dos nossos alunos, enquanto alunos e enquanto pessoas. Vêm mais ricos e crescidos, com consciência das realidades e dificuldades de um mundo que é cada vez mais global. O contexto social e económico que o país atravessa pode não ser o mais favorável mas é notamos que o fenómeno está a crescer, tivemos um acréscimo muito grande de candidatos". buddies e a actualização regular de uma página do Facebook.

     
artigos relacionados:

     
Raquel Cunha
raquel.abc@hotmail.com