foradelinha    Erasmus Day Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Estreia do ERASMUS DAY na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas


 

  Pela primeira vez a FCSH recebeu o evento “Erasmus Day- Keep on Moving”, no passado dia 7 de Março. Da iniciativa fizeram parte os alunos da faculdade que já participaram no programa de mobilidade, assim como os actuais alunos de Erasmus.

A iniciativa teve como objectivo principal promover o projecto Europeu, a partir da divulgação das informações académicas e culturais acerca dos vários destinos possíveis e do esclarecimento de dúvidas sobre os diversos procedimentos a realizar. Os dados fornecidos pelos próprios alunos que já tinham participado neste projecto internacional foram um factor de proximidade e decisivo para o sucesso deste encontro.

“O primeiro dia foi o mais difícil. Com o tempo começa tudo a tornar-se mais familiar mas sempre novidade. Somos obrigados a tornarmo-nos independentes e isso é uma grande mais-valia.” relata Teresa Rodrigues, aluna do último ano do curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais, após a sua experiência de Erasmus em Espanha. O convite a uma vida autónoma e longe dos progenitores é simultaneamente o que mais assusta os futuros participantes e o que mais os motiva para este programa, que pode variar entre um semestre e um ano lectivo.

O programa de intercâmbio é considerado um dos projectos com mais sucesso da União Europeia, não só pela aderência registada nos últimos anos, mas pelas vantagens que tem futuramente a nível profissional e pessoal.

Todos os anos, a FCSH recebe mais de 200 alunos e possibilita a mais de 100 dos seus estudantes, estudar em qualquer dos países que esteja integrado nesta iniciativa (comunitários ou não-membros da União Europeia).

     
artigos relacionados:

     
Carolina Cassapo
carol_167@hotmail.com