ENERI 2012
Primeiro encontro nacional de estudantes de Relações Internacionais em Lisboa
Fonte: Gwendolen Aires
Carolina e Ruth assistindo a uma conferência no âmbito do ENERI 2012, que decorreu do dia 30 de Março ao dia 2 de Abril na UNiversidade Técnica de Lisboa.
O encontro nacional de estudantes de Relações Internacionais foi organizado pela primeira vez, na Universidade Ténica de Lisboa. Durante três dias, estudantes de todo o país assistiram a conferências e debates sobre temas actuais. O evento encerrou com a gravação do programa Sociedade das Nações da SIC Notícias.
São 10h30 da manhã, quando Carolina e Ruth entram na Universidade Técnica de Lisboa, de blocos de notas e canetas na mala. As duas amigas decidiram começar as férias da Páscoa de forma mais aplicada este ano, participando ao primeiro encontro nacional de Estudantes de Relações Internacionais (RI). Além da mais valia que representa à nível do currículo, Ruth explica que esta escolha foi motivada por uma verdadeira vontade de enriquecimento pessoal:
Palestra sobre a Primavera Árabe, simulação do Concelho da NATO, conferência acerca da próxima cimeira da mesma, debate questionando a relevância da ONU na resolução de crises regionais, o programa destes três dias foi de facto bastante influenciado pela actualidade internacional. A abordagem destes temas quentes deu lugar a debates entre professores e alunos. Tentou-se perceber os interesses de França e de Inglaterra na intervenção na Líbia, e a ausência de reacção da comunidade internacional face aos massacres do governo de Assad na Síria. Contou-se com a presença de figuras como o Embaixador do Egipto em Portugal e do Professor da London School of Economics de Londres especialista nos assuntos ligados à NATO, Christopher Coker, de maneira a obter pontos de vista das partes mais envolvidas nestas questões internacionais.
Mas mais do que palestras e debates sobre temas globais, o ENERI foi uma oportunidade para que os oradores partilhassem a sua experiência profissional e fizessem um ponto da situação do mercado de trabalho na área das Relações Internacionais. Um aspecto fulcral para as nossas amigas que, actualmente no 3º de Licenciatura, terão que tomar decisões determinantes para os seus percursos nos próximos meses. Como as dezenas de participantes, Ruth e Carolina pretendem seguir uma carreira nesta área, e cada dica tem o seu valor. Sobre este assunto as opiniões divergiram bastante. Enquanto Professor Adelino Maltez, do ISCSP, incentivou os alunos a seguir os seus sonhos, tendo uma visão positiva para o futuro, Professor Marques Guedes, da Universidade Nova de Lisboa, declarou que iam para o desemprego: “Sábios mas para o desemprego”. Para o Professor José Palmeira , da Universidade do Minho, a aposta na língua portuguesa, e os sectores que abrange, será uma boa estratégia para a inserção profissional:
O ENERI terá dado mais esperanças acerca do futuro a Carolina: