Era para durar só uma semana, mas a organização optou por ir criando momentos de cultura ao longo de todo o ano lectivo, conta Alexandra Rolo. Assim, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) inicia as comemorações com o Dia da Literatura, a 17 de Outubro.“Esta iniciativa era para ser originalmente uma semana”, de modo a “fazer vários momentos culturais. Um dedicado à literatura, outro ao cinema, à música, ao teatro e assim”, explicou Alexandra Rolo, editora e um dos elementos da organização da iniciativa “Nova Cultura”. No entanto, optou-se por distribuir as várias actividades ao longo de todo o ano lectivo, começando pela Literatura.
As comemorações arrancam dia 17 de Outubro, dia em que se comemora a Literatura. A começar às 10h, prevê-se que termine pelas 20h. De acordo com o programa, o tema “Literatura Fantástica em Portugal” será o ponto de partida com um painel constituído pelos autores Frederico Duarte, Rafael Loureiro e Sofia Teixeira, convocados por Ana Margato. Pelas 15h prevê-se o lançamento da revista literária Nanozine, onde vai estar presente a editora Alexandra Rolo. Segue-se a palestra sobre “A Edição de Revistas em Portugal”, onde os convidados Rogério Ribeiro e Roberto Mendes se juntam à editora. Perto das 18h e para acabar o dia, dar-se-á início a uma competição de escrita com a colaboração de Alexandra Rolo.
A sala 6, no rés-do-chão do edifício ID, é o local que acolhe todas as actividades desenvolvidas ao longo do dia. Ana Raquel Margato, Maria Inês Pedro, Alexandra Rolo e Francisco Gomes são os responsáveis pela organização deste dia e contaram com a colaboração da Associação de Estudantes da Instituição.
A distribuição das actividades ao longo do ano não tem nada a ver com custos, afirma Alexandra Rolo explicando que "foi uma questão de logística", servindo apenas para conseguir mais aderência por parte das pessoas.