foradelinha    Iniciativas da Faculdade Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Literatura Fantástica em foco por alunos da FCSH num evento cultural inédito


 
 
O «Nova Cultura» - Dia da Literatura é organizado por alunos de Ciências da Comunicação. O lançamento da revista literária Nanozine e a competição de escrita Nanothon estão no programa do evento integrado num ciclo cultural criado de raiz na FCSH-UNL, que tem início a 17 de Outubro.

Uma «semana temática» que incluísse «cinema, literatura, teatro, fotografia/arte e música» era a ideia inicial de Ana Raquel Margato e Inês São Pedro, que foi reformulada para eventos pontuais. Dia 17 de Outubro é o primeiro desses dias culturais, que terá lugar no edifício ID. Na organização do programa, às estudantes de Ciências da Comunicação juntaram-se Francisco Ferreira Gomes, em licenciatura em Ciências da Comunicação na FCSH, e Alexandra Rolo, em mestrado em Gestão e Estudos da Cultura no ISCTE.

O dia começa em torno da temática «Literatura Fantástica em Portugal», pelas 10 horas, abordando a «evolução do género em Portugal, as principais influências dos autores», explicita Ana Raquel. Os autores Frederico Duarte e Rafael Loureiro, e a bloguista de crítica literária Sofia Teixeira formarão um painel, moderado por Maria do Rosário Monteiro.

Às 15 horas a editora Alexandra Rolo lançará a revista literária Nanozine, com o objectivo de «promover os novos autores que andam escondidos em fórums e blogs». Desta forma, Alexandra espera «conseguir chegar a mais futuros leitores e quem sabe, talentos escondidos.» Rogério Ribeiro e Roberto Mendes juntam-se, seguidamente, a Alexandra Rolo na palestra «A Edição de Revistas em Portugal», moderada por Marisa Torres da Silva, na qual, adianta Ana Raquel, se procurará «contrapor a edição de revistas online e em papel, falando das dificuldades e processos neste trabalho». Seguem-se duas horas de corrida de escrita criativa, o concurso Nanothon, com início às 18h, cujo regulamento se encontra disponível online na página do evento no Facebook, onde se realizam igualmente as inscrições.

A AEFCSH é, afirma Ana Raquel, um «elemento imprescindível» na concretização do projecto, bem como a editora Chiado e a NCreatures, que colaboraram com os prémios para o concurso, «e, claro, a própria Faculdade», realça a aluna. «Nova Cultura», remetendo para a Universidade Nova de Lisboa, é o nome que Ana Raquel imaginou para este evento, para o qual «a FCSH seria o palco ideal». A oportunidade de «dar um pouco de relevo a aspectos culturais que talvez não estejam tão disponíveis de outra forma, gratuitamente e aberto a todos» é o objectivo deste Dia da Literatura.

     
artigos relacionados:

     
Catarina Sampaio Rolim
catarina.rolim@hotmail.com