foradelinha    Iniciativas da Faculdade Reportagens 07  
     Revista das cadeiras do atelier de jornalismo e cyberjornalismo da FCSH-UNL  EMAIL    
    secções  |  login  |   pesquisa  |  atelier jornalismo <  
 
     
      Ciência nazi discute-se em conferência na FCSH


 
  A ciência na Alemanha de Adolf Hitler e a sua influência no Sul da Europa vão estar em debate em Lisboa, de 11 a 13 de Outubro. A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa recebe a conferência «’German Science’ in Southern Europe, 1933-45», um encontro internacional que contará com mais de 40 palestras.

De acordo com a página oficial da conferência, o principal propósito será discutir o “importante papel das relações culturais internacionais e a criação de uma rede científica” no processo de contágio da ideologia fascista a países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Roménia. Com 47 oradores confirmados, está prevista a discussão de temas tão díspares como a energia nuclear, arquitectura, música, eugenismo ou medicina, naquela que será uma das primeiras conferências transnacionais sobre um tema que tem sido somente tratado por académicos de cada país, algo que, segundo a organização, apenas reproduz a “paroquialidade típica dos sistemas culturais e políticos analisados”.
A organização do evento parte do projecto de pesquisa «O Poder da Ciência; ‘Ciência Alemã em Portugal, 1933-45», composto por académicos da FCSH mas também do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisboa, e que tem estudado, há já três anos e com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, o impacto das políticas culturais e científicas da Alemanha nazi na realidade portuguesa.
A conferência realiza-se entre os dias 11 e 13 de Outubro na FCSH, em Lisboa. O programa integral pode ser consultado na página oficial do evento, em pos.fcsh.unl.pt.

     
artigos relacionados:

     
Pedro Zambujo
pedro.ms.zambujo@gmail.com