Para vencer o concurso de escrita Nanothon não importa a qualidade, mas a quantidade. Aquele que escrever o maior texto com nexo no espaço de duas horas receberá um cabaz de livros. Esta é apenas uma das várias actividades que integram o Nova Cultura – Dia da Literatura, na faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A iniciativa partiu de alunos do curso de Ciências da Comunicação e está agendada para dia 17 de Outubro.Ana Margato, Franciso Gomes, Maria São Pedro e Alexandra Rolo são os estudantes responsáveis pela organização do Dia da Literatura. “A intenção é dar relevo a aspectos culturais que talvez não estejam tão disponíveis de outra forma, gratuitamente e acessível a todos. A FCSH é o palco ideal para isso”, afirmou Ana Margato, organizadora de quem partiu a iniciativa.
A ideia do Nanothon surgiu com base no conceito do National Novel Writing Month, uma comunidade na internet que desafia os utilizadores a escrever um romance no espaço de um mês. O objectivo é fazer uma abordagem completamente diferente do trabalho de escrita. Por um lado, incita a dar o passo mais difícil que é começar e por outro proporciona uma experiência libertadora em que a escrita é conduzida pela inspiração do momento.
Todos os interessados podem participar gratuitamente no concurso Nanothon e o vencedor levará para casa um cabaz de livros. Em tempos de crise, Ana Margato explica como foi possível organizar o evento a custo zero.
O Dia da Literatura conta também com a participação dos autores Frederico Duarte, Rafael Loureiro e Sofia Teixeira no painel acerca da Literatura Fantástica em Portugal. Também decorrerá a palestra “A Edição de Revistas em Portugal” com a presença dos editores Alexandra Rolo, Rogério Ribeiro e Roberto Mendes. Finalmente, para encerrar o dia, os interessados poderão participar no Nanothon, orientado por Alexandra Rolo.
Ana Margato espera que “os painéis corram sem grandes dificuldades e que os alunos aproveitem esta oportunidade, aprendam algo e, acima de tudo, se divirtam”. A página do Nova Cultura – Dia da Literatura encontra-se disponível no Facebook.