O Prof. Nelson Traquina será homenageado pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), a decorrer Universidade Nova de Lisboa. Um seminário de dois dias, que contará com a presença de oradores provenientes dos quatro continentes.O IV Seminário internacional, Media, Jornalismo e Democracia decorrerá nos próximos dias 6 e 7 de Dezembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), sendo que um dos pontos altos será a sessão de abertura com a homenagem ao Prof. Nelson Traquina. Reconhecido internacionalmente e dono de um curriculum invejável, é o principal responsável pela introdução do jornalismo enquanto objecto de estudo e, como ensino universitário em Portugal.
É licenciado em política internacional pela Assumption College, dos Estados Unidos; mestre em ciência política e comunicação política e social. Também doutorado em sociologia em Paris, com equivalência para comunicação social.
Universidades das mais vastas regiões do globo, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, University of South Africa, ou University of Misory – Índia, entre outras, estarão representadas por diversas personalidades desde a área do jornalismo, à política, ou educação. O formato dos seminários divergirá entre palestras com vários oradores sobre temas em especifico, ou em formato de debate. OS interessados em assistir terão a oportunidade de escolher onde estarão presentes, sendo que decorrerão diversas sessões em simultâneo.
A organização conta ainda com o apoio, para além da CIMJ, da FCSH, FCT e da ERC (Entidade Reguladora da Comunicação)