A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas celebra o seu 35º aniversário em 2013 e, durante as jornadas comemorativas, a cultura do Perú deslocou-se até à Instituição com seis peruanos para mostrar a música, dança e trajes característicos do país.No dia 14 de Março, à entrada da cantina e do bar da Faculdade, pelas 18 horas, decorreu um espectáculo de dança e música integrado nas comemorações da FCSH. O local foi adaptado ao ambiente em questão e os peruanos, vestidos a rigor para representar o seu país, apresentaram dois momentos de dança, intervalados com um período de música ligeira cantada e tocada por Miguel Angel Farfan Arrosquipa.
O evento teve por trás uma organização colectiva da Faculdade composta por Cláudia Montenegro e Sofia Alves do Gabinete de Relações Externas e Comunicação (GREC), Isabel Araújo Branco do Núcleo de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos, e Margarita Rodriguez García do Centro de História Além-Mar (CHAM). Referindo-se a Néstor Popolizio, a representante do CHAM afirma que “a organização deve grande destaque ao Embaixador do Perú no apoio, pois esteve aqui connosco desde as 9.30h”.
Quem também proporcionou a ocorrência do acontecimento foram a Embaixada Peruana, a Casa América Latina e a Associação de Estudantes da FCSH, que ajudou na preparação da decoração de última hora “para tornar o espaço mais acolhedor”, refere, ainda, Margarita Rodriguez García.