Em cenário de crise económica, o abandono escolar universitário cresce de ano para ano. Face a isto, muitas são as Associações de Estudantes que têm procurado ajudar os alunos com mais dificuldades de forma a evitar tal situação. Na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa a luta para evitar o abandono é constante.Face às dificuldades económicas de muitos dos alunos da instituição, a Associação de Estudantes tem procurado ajudar com os meios que tem disponíveis.
Sofia Lisboa, Presidente da Associação de Estudantes da FCSH, conta como é feita essa ajuda.
No entanto, apesar de todos os esforços, a Associação não consegue chegar ainda a todos os alunos com dificuldades. A Presidente da Associação de Estudantes explica as razões.
Suportar um filho numa universidade é algo que muitas famílias já não conseguem fazer. Muitas das medidas tomadas pelos governantes são as principais culpadas desta situação, como afirma Sofia Lisboa.
A presença dos alunos nas manifestações é considerada fundamental na luta pelos direitos dos estudantes portugueses, como revela a Presidente da AE.