Foi no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, que se deu a tomada de posse dos órgãos autárquicos para o mandato 2013-2017, eleitos nas últimas eleições autárquicas. Estiveram presentes e tomaram posse os novos membros da vereação, o novo Presidente da Câmara, André Rijo, os novos deputados da Assembleia Municipal e a sua Presidente, Catarina Gaspar. A promessa foi a de um mandato “justo, sério e inovador pelas gentes de Arruda”. Em primeiro lugar, tomaram posse os vereadores e o Presidente da Câmara perante o presidente da Assembleia Municipal cessante, Luís Rodrigues. André Rijo leu o juramento e assinou os autos de posse, seguido dos vereadores, 3 eleitos da lista do Partido Socialista e 3 da lista do Partido Social Democrata. Seguiu-se a tomada de posse dos novos membros da Assembleia Municipal e da sua Presidente.
A Assembleia Municipal reuniu de imediato em plenário para a eleição da Mesa, à qual concorreu uma só lista. A votação foi favorável por parte do PS. PSD e CDU abstiveram-se. Foi ainda eleito o representante do Concelho na Associação de Municípios. O escolhido foi o novo Presidente da Câmara do município de Arruda dos Vinhos.
A sessão terminou com uma ronda de discursos em que a palavra de ordem foi a democracia. Catarina Gaspar realçou “o lado democrático da campanha” e o “bem-estar na transição do poder do PSD para o PS”. Seguiu-se o discurso do líder da CDU, Porfírio Matos e do líder da bancada Social-democrata, Rui Silva que destacou a disposição da parte do PSD para auxiliar o novo executivo. Por último, discursou o novo Presidente, André Rijo, agradecendo o voto de confiança e prometendo dar o seu melhor pelos eleitores.
Após o encerramento da sessão, muita da assistência permaneceu nas imediações discutindo o futuro do Concelho num ambiente de entusiasmo e cordialidade entre os apoiantes dos diversos partidos políticos, como se pode comprovar pelo depoimento de Carlos Cunha, o candidato mais novo à Assembleia Municipal, com 18 anos.