O Parque das Nações foi mais uma vez inundado por uma onda gigante de camisolas vermelhas. A Corrida Sempre Mulher contou na sua décima nona edição com a participação de mais de onze mil pessoas, todas elas com um objectivo: ajudar na luta contra o cancro da mama.No passado dia 10 de Novembro, a Expo acolheu mais uma edição da Corrida Sempre Mulher, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e batendo todos os recordes de participação. Mais de onze mil pessoas, de todas as idades e contextos sociais, se juntaram para percorrer os 5 km de prova, nesta corrida onde o pódio é secundário. Cada atleta pôde, assim, escolher se participava na corrida, exclusiva para mulheres, ou na caminhada, aberta a todos os participantes. Muitas das pessoas aliaram-se à causa mais do que uma vez, afirmando participar pelo que o evento significa e pelo convívio proporcionado.
Qualquer uma das modalidades de prova exigia uma contribuição no valor de 13 euros, que revertia integralmente para a missão da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, que pretende prestar serviços gratuitos a doentes oncológicos. Para além do cariz solidário, o evento pretendia promover igualmente a prática da actividade física.
A corrida foi antecedida por um concerto de Tony Carreira, padrinho da corrida pelo sexto ano consecutivo, onde este cantou alguns dos seus êxitos. O ambiente de festa que se fez sentir é uma das razões que explicam o crescente sucesso da iniciativa, juntando solidariedade a divertimento.
Susana Laires