A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa organizou a conferência “Um dia numa cidade medieval portuguesa”, com a presença da oradora Amélia Aguiar Andrade, professora catedrática de História Medieval desta mesma faculdade, no passado dia 13 de março. Os quotidianos medievais, imersos nos cinco sentidos, foram assim retratados pela oradora de modo a traçar as particularidades das cidades da época medieval portuguesa.De 24 de Outubro de 2013 a 15 de Maio de 2014 realiza-se o ciclo de conferências “Um dia em…”, no âmbito do Plano de Atividades do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. As conferências têm lugar uma vez por mês, sempre à quinta-feira.
A professora catedrática de História Medieval da FCSH, Amélia Aguiar Andrade, foi a oradora convidada para esta sessão “Um dia numa cidade medieval portuguesa”. A História Medieval e Urbana portuguesas são algumas das áreas que investigou ao longo da sua carreira profissional, estando inserida na unidade de investigação do IEM – Instituto de Estudos Medievais.
A oradora abordou diversas temáticas e problemáticas como a dicotomia da Idade Média para os historiadores e a Idade Média para os divulgadores, que se traduz em dois conceitos díspares. A conceção medieval de cidade, muito diferente da atual, foi o tema mais falado ao longo da sessão, onde as explicações históricas e arqueológicas foram acompanhadas pela exibição de gravuras ilustrativas.
As cidades medievais portuguesas são “pequenas cidades de beira-rio”, como referiu Amélia Aguiar Andrade. Maquetes e gravuras de diversas cidades medievais do nosso país, como é o caso do Porto, foram o painel de fundo para a caracterização dos traços arquitetónicos e do quotidiano das cidades medievais – “quotidianos urbanos são feitos de sons, de cheiros e de gestos”, mencionou a oradora.
O ciclo de conferências “Um dia em…”, organizado pela coordenadora executiva do Departamento de História, Maria Helena Trindade Lopes, conta com mais duas sessões na FCSH: “Um dia no palácio almóada da alcáçova de Silves”, com a oradora Rosa Varela Gomes, no dia 10 de Abril às 18 horas e “Um dia na Goa de Afonso de Albuquerque, com Alexandra Pelúcia como oradora, dia 15 de Maio também às 18 horas.