BBP
Bibliografia Britânica em Português (BBP Base): 1554-1900
Apresentação
Bem-vindos à BBP Base - Bibliografia Britânica em Português !

A BBP Base é um projecto levado a cabo pela Investigadora Auxiliar da FCSH da UNL Isabel Maria da Cruz Lousada.

Clique aqui para efectuar uma pesquisa na BBP Base.

Este projecto nasceu de um trabalho conjunto dos primeiros investigadores do CEAP, na altura apenas uma linha de investigação do Centro de Estudos Comparados, do qual entretanto se individualizou com o actual título, em 1999. Esse trabalho consistiu no levantamento de obras de algum modo relacionadas com a Inglaterra, feito a partir do Dicionário Bibliográfico Português de Inocêncio Francisco da Silva, terminado por Brito Aranha. Os resultados foram publicados na Revista de Estudos Anglo-Portugueses, e a sua análise minuciosa foi o ponto de partida para a BBP Base.

Foi entretanto publicada a obra A Tradução em Portugal da autoria do Professor Gonçalves Rodrigues que, em boa medida, fundamentou a alteração de fundo a que este estudo teve necessariamente que ser sujeito. A inflexão do sentido do trabalho tornava-se, mais do que uma hipótese, uma obrigatoriedade. O simples facto de existir concatenada numa obra a grande maioria das referências relativas exclusivamente a traduções, completas ou parciais, determinou a pertinência de efectuar a partir dela um levantamento exaustivo das traduções feitas de originais ingleses.

A classificação das obras obedeceu à previamente estabelecida em A Tradução em Portugal, por mais do que uma razão. Em primeiro lugar, com a consciência de que os potenciais utilizadores são fundamentalmente os que com certeza já encontraram pontos de interesse no estudo em torno da tradução apresentado por Gonçalves Rodrigues. Assim sendo, ao invés de introduzir um novo elemento de classificação, foi adoptado aquele. Por outro lado, acresce que as obras cruzadas e que constituem fontes activas fundamentais não tinham elas próprias qualquer tipo de classificação para a espécie que descreviam, nomeadamente as mencionadas exclusivamente no DBP ou FBC. Nas Instruções Gerais para Consulta cada ano aparece dividido em seis grandes categorias:

A – Literatura;

A1 – Novelística;

A2 – Poesia;

A3 – Teatro;

B – Ensaística, Humanidades;

C – Ciências;

D – Religiões.

^ Topo
© CETAPS, 2017
Avenida de Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa