UNL - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

António Henrique de Figueiredo Pedro de Albuquerque Emiliano
Departamento de Linguística

Graus académicos

Agregação (Grupo de discipinas de Linguística, disciplina de Linguística Histórica)

Requereu em Julho de 2003 provas de Agregação no grupo de disciplinas de Linguística.

Apresentou Relatório da disciplina semestral de licenciatura de Linguística Histórica, e Lição de Síntese com o título “Os dados da Linguística Histórica e da História da Língua:  fixação, disponibilização, análise e interpretação de fontes primárias medievais (considerações gerais sobre métodos e procedimentos)
.

As provas públicas de Agregação tiveram lugar em 18 e 19 de Março de 2004, tendo o júri sido presidido pelo Magnífico Reitor da Universidade Nova de Lisboa, Prof. Doutor Leopoldo Guimarães, e constituído pelos Professores Doutores Clarinda de Azevedo Maia (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Isabel Hub Faria (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Ivo José de Castro (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), arguente da Lição de Síntese, Maria do Rosario Álvarez (Facultade de Filoloxía Universidade de Santiago de Compostela), Maria Emília Marques (Universidade Aberta), Maria Teresa Lino (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Ramón Lorenzo (Facultade de Filoloxía da Universidade de Santiago de Compostela), arguente do Curriculum Vitae, Stephen Parkinson (Universidade de Oxford), arguente do Relatório.

Foi atribuída
por unanimidade a classificação de Aprovado.

Doutoramento (em Linguística Portuguesa)

Requereu em Setembro de 1995 provas para obtenção do grau de Doutor em Linguística Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa.

Defendeu a dissertação de doutoramento em 1 de Fevereiro de 1996, a qual foi aprovada por unanimidade pelo júri de examinadores com Distinção e Louvor, tendo sido arguente principal a Professora Doutora Clarinda de Azevedo Maia (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).


O júri das provas de doutoramento foi presidido pelo Professor Doutor José Esteves Pereira, Vice-Reitor da UNL, e foi constituído pelos Professoras Doutoras Clarinda de Azevedo Maia (FLUC), Maria Francisca Xavier (FCSH/UNL), Maria Henriqueta da Costa Campos
(FCSH/UNL), Luísa Soares Opitz (FCSH/UNL) e Maria Teresa Brocardo (FCSH/UNL).

Apresentou a dissertação Latim e Romance em Documentação Notarial da Segunda Metade do Século XI, Volume I: Análise Scripto-Linguística de Textos Provenientes do Territorium Bracarense (Liber Fidei, 1050-1110), Volume II: Anexos Documentais e Concordâncias, elaborada com orientação do Professor Doutor Roger Wright (Universidade de Liverpool) e co-orientação da Professora Doutora Maria Francisca Xavier (Universidade Nova de Lisboa).


A dissertação de doutoramento foi publicada, com algumas alterações e revisões, na série Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas, Fundação Calouste Gulbenkian / Ministério da Ciência e do Ensino Superior, em 2003.

Mestrado (em Linguística Portuguesa Histórica)

Concluiu em 1984 o Curso de Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica, com a duração de dois anos lectivos, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Frequentou seminários anuais e semestrais orientados pelos Professores Doutores Luis Filipe Lindley Cintra (Linguística Portuguesa Histórica I e II), Maria Raquel Delgado-Martins (Fonética), Eduardo Paiva Raposo (Linguística Portuguesa — Sintaxe), Augusto Aires do Nascimento (Latim Medieval e Codicologia) e Manuel Cecilio Díaz y Díaz (seminário breve de Crítica Textual
).

Concluiu
a dissertação de mestrado em Setembro de 1986 e defendeu-a em provas públicas de mestrado em Janeiro de 1987, tendo recebido por unanimidade a classificação de Muito Bom, tendo sido arguente o Professor Doutor Ivo José de Castro (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). O júri das provas de mestrado foi constituído pelos Professores Doutores Luís Filipe Lindley Cintra (FLUL), José de Azevedo Ferreira (UM) e Ivo José de Castro (FLUL).

A dissertação para obtenção do grau de Mestre, realizada no âmbito do seminário orientado pelo Professor Doutor Luís Filipe Lindley Cintra, com o título Foros de Alfaiates. Um Estudo sobre Variação Gráfica. Análise de duas variáveis grafémicas, apresentada em 1986, é um estudo grafemático-linguístico da língua foral do séc. XIII.

Licenciatura (em Línguas e Literaturas Modernas)

Frequentou em 1977-78 o 1º Ano da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica do Instituto Superior Técnico, da qual desistiu, inscrevendo-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses e Ingleses) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1982, com a classificação geral de 17 (dezassete) valores, e com média de 18 valores, quer nas disciplinas de Linguística, quer nas de Literatura Portuguesa e Inglesa.

No âmbito da licenciatura estudou Linguística com os Professores Doutores Ernesto d’Andrade (Fonética e Fonologia do Português, Fonologia, Sociolinguística), Eduardo Paiva Raposo (Sintaxe e Semântica do Português) e Ivo José de Castro (História da Língua Portuguesa).

Estudou Latim com os Professores Doutores João Castro e António Rodrigues de Almeida, Grego com a Professora Doutora Isabel Rebelo Gonçalves e Sâncrito com a Professora Doutora Margarida Corrêa de Lacerda.

Estudou Cultura Portuguesa com o Professor Doutor António José Saraiva.

Estudou Literatura Inglesa com os Professores Doutores João de Almeida Flor e Helena Paiva Correia, e Teoria da Literatura com a Professora Doutora Helena Paiva Correia.

Frequentou cursos livres de Sueco, Neerlandês e Árabe Literal na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e estudou Inglês Antigo, Inglês Médio, Godo (Gothic), Islandês Antigo (Old Norse), Linguística Germânica e Linguística Indo-Europeia Comparada como autodidacta, entre outras matérias inúteis.