UNL - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

António Henrique de Figueiredo Pedro de Albuquerque Emiliano
Departamento de Linguística

Varia

Sócio fundador (N.º 21) da Associação Portuguesa de Linguística (APL), e da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP).

Membro cooperador (N.º 782) da Sociedade Portuguesa de Autores.

Membro do Conselho Geral da Fundação Millennium BCP, (2005 – 2009).

Membro do Conselho Editorial da editora Guimarães Editores, Lda (actualmente Conselho Editorial do grupo editorial BABEL), (2008 - 2011).

Membro do Conselho Monárquico da Causa Real (2009 – 2010). Membro da Comissão Executiva e vogal da Direcção Nacional da Causa Real (2010 - 2011).

Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas A46 ‘Português/Língua Portuguesa’ e A61 ‘Linguística’ (conforme certificado com o registo CCPFC/RFO-07941/98 emitido em 2006/03/06).

Desenvolveu paralelamente à docência actividade musical até 1996, colaborando com encenadores, realizadores, coreógrafos e músicos. Recebeu várias encomendas de instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian (Ballet Gulbenkian e ACARTE), Teatro Nacional de D.Maria II, Teatro Nacional de S. Carlos, Teatro Nacional de S. João,  EUROPÁLIA 91, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Culturgest, English National Ballet. Recebeu vários prémios e obteve numerosas menções da crítica e da imprensa (nacional e estrangeira), destacando-se o Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultura, Sete de Ouro do semanário Sete, Prémio da Música do Instituto Português de Cinema, Prémio da Crítica de Teatro (2 vezes) e prémio da revista londrina Time Out.


Esteve representado na EUROPÁLIA 91 com a música dos bailados ‘Treze Gestos de Um Corpo’ (remontado por diversas companhias de dança europeias e americanas, nomeadamente, em 2002, pelo Teatro Alla Scala de Milão) e ‘Cavaleiros da Noite’ de Olga Roriz para o Ballet Gulbenkian, a banda sonora do filme ‘Ao Fim da Noite’ de Joaquim Leitão, e a controversa semi-ópera ‘Amor de Perdição’ adaptada de Camillo de Castello Branco, com direcção de Bruno Pizzamiglio e encenação de Ricardo Pais, estreada em Lisboa no Teatro Nacional de S. Carlos e apresentada no Théâtre Royal De La Monnaie em Bruxelas.

Suspendeu a actividade artística em 1996 para se dedicar exclusivamente à docência e à investigação em Linguística. Retomou-a em 2005 com a re-criação da música do bailado de Olga Roriz, ‘Os Sete Silêncios de Salomé’, produção da Companhia Nacional de Bailado em estreia nacional (encomenda e produção original do English National Ballet, 1993, premiada pela revista Time Out). Fez em Novembro de 2006 a música do filme de longa metragem ‘20,13’ de Joaquim Leitão, em Outubro de 2008 a música para a declamação por Pedro Abrunhosa de poemas de Paulo Teixeira Pinto na apresentação pública (em Lisboa e no Porto) do livro ‘LXXXI - Poema Teorema’ e em Janeiro de 2010 a música para o vídeo institucional de apresentação de BABEL realizado por Paulo Seabra.

Embaixador Roland (Roland Iberia, 2010 – 2013) no âmbito do Roland Value Co-Creation Programme (Programa Roland para a Co-Criação de Valor), por convite do Presidente do  Conselho Superior da Roland Corporation.