UNL -
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
António
Henrique
de Figueiredo Pedro
de Albuquerque Emiliano
Departamento
de Linguística
Varia
Sócio fundador (N.º
21) da Associação
Portuguesa de Linguística (APL), e da Associação
Internacional de Linguística do Português (AILP).
Membro cooperador
(N.º 782) da Sociedade
Portuguesa de
Autores.
Membro do
Conselho Geral da Fundação
Millennium BCP, (2005 – 2009).
Membro do Conselho Editorial da editora Guimarães Editores,
Lda (actualmente Conselho Editorial do grupo editorial BABEL), (2008 -
2011).
Membro do Conselho Monárquico da Causa Real (2009 – 2010).
Membro da Comissão Executiva e vogal da Direcção
Nacional da Causa Real (2010 - 2011).
Formador certificado pelo Conselho
Científico-Pedagógico da Formação
Contínua nas áreas A46 ‘Português/Língua
Portuguesa’ e A61 ‘Linguística’ (conforme certificado com o
registo CCPFC/RFO-07941/98 emitido em 2006/03/06).
Desenvolveu paralelamente
à docência actividade musical
até 1996, colaborando com encenadores,
realizadores, coreógrafos e músicos. Recebeu
várias encomendas de instituições como a
Fundação Calouste Gulbenkian (Ballet Gulbenkian e
ACARTE), Teatro Nacional de D.Maria II, Teatro Nacional de S. Carlos,
Teatro Nacional de S. João, EUROPÁLIA 91,
Comissão Nacional para as Comemorações dos
Descobrimentos Portugueses, Culturgest, English National Ballet.
Recebeu vários prémios e obteve numerosas
menções da crítica e da imprensa (nacional e
estrangeira), destacando-se o Prémio Garrett da Secretaria de
Estado da Cultura, Sete de Ouro do semanário Sete, Prémio
da Música do Instituto Português de Cinema, Prémio
da Crítica de Teatro (2 vezes) e prémio da revista
londrina Time Out.
Esteve representado na
EUROPÁLIA 91 com a música
dos bailados ‘Treze Gestos de Um Corpo’ (remontado por diversas
companhias de dança europeias e americanas, nomeadamente, em
2002,
pelo Teatro Alla Scala de Milão) e ‘Cavaleiros da Noite’
de Olga
Roriz para o Ballet Gulbenkian, a banda sonora do filme ‘Ao Fim da
Noite’
de Joaquim
Leitão,
e a controversa semi-ópera ‘Amor de
Perdição’ adaptada de Camillo de Castello Branco, com
direcção de Bruno Pizzamiglio e encenação
de Ricardo
Pais, estreada em Lisboa no Teatro Nacional de S. Carlos e
apresentada no Théâtre Royal De La Monnaie em Bruxelas.
Suspendeu a actividade
artística em 1996 para se dedicar
exclusivamente à docência e à
investigação em Linguística. Retomou-a em 2005 com
a re-criação da música do bailado de Olga Roriz, ‘Os Sete
Silêncios de Salomé’,
produção da Companhia Nacional de Bailado em estreia
nacional (encomenda e produção original do English
National Ballet, 1993, premiada pela revista Time Out). Fez em
Novembro de 2006 a música do filme de longa metragem ‘20,13’ de
Joaquim Leitão, em Outubro de 2008 a música para a
declamação por
Pedro Abrunhosa de poemas de Paulo
Teixeira Pinto na
apresentação pública (em Lisboa e no Porto) do
livro ‘LXXXI - Poema Teorema’ e em Janeiro de 2010 a música para
o vídeo
institucional de apresentação de BABEL realizado por
Paulo Seabra.
Embaixador
Roland (Roland Iberia, 2010 –
2013) no âmbito do Roland
Value Co-Creation Programme
(Programa Roland para a
Co-Criação de Valor), por convite do Presidente do
Conselho Superior da Roland
Corporation.