Orientações

I – Apresentação gráfica

1. A primeira página do relatório deve conter os seguintes elementos:

1.1Universidade Nova de Lisboa; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

1.2Título do relatório.

1.3Nome do autor.

1.4Unidade curricular no âmbito da qual o relatório é realizado.

1.5 Ano lectivo.

 

2.    Corpo do texto: configuração gráfica

2.1           Sugiro a utilização de Arial ou de Times New Roman como tipos de letra.

2.2           Tamanho 12 no corpo do trabalho; tamanho 10 nas notas de rodapé.

2.3           Tamanho 14 nos subtítulos.

2.4           Espaço entre linhas: 1,5.

2.5           Deve deixar uma margem de 3 cm à direita da mancha de texto, destinada a anotações do docente.

2.6           Não deve esquecer a paginação do relatório.

2.7           O relatório deve corresponder, no máximo, a 5 páginas para cada um dos trabalhos de Civilizações Pré-Clássicas e a 10 páginas para os trabalhos de História do Médio Oriente Antigo e de História das Religiões da Antiguidade.

 

II – Orientações para a preparação do relatório

1. Definir com clareza o tema a abordar.

2. Delimitar a fonte sobre a qual vai incidir a sua abordagem.

3. Fazer uma pesquisa bibliográfica cuidadosa.

4. Elaborar fichas bibliográficas.

5. Elaborar um plano de redacção.

 

III – Orientações para a elaboração do relatório

1. A redacção deve começar com uma abordagem introdutória em que deverá explicar sinteticamente os objectivos, âmbito e fontes sobre as quais incidirá o relatório.

2. O corpo do relatório deverá conter a análise equilibrada e coerente do tema, bem fundamentada e bem apoiada na bibliografia, não deixando, no entanto, de reflectir o seu sentido crítico.

3. Deve apresentar uma conclusão sintética.  

4. Deve fundamentar a sua argumentação com clareza.

5. Toda a bibliografia consultada deve ser referida; a bibliografia activa deve ser mencionada, sempre que se justificar, em notas de rodapé, de acordo com as regras estabelecidas para o efeito. 

6. Usar o discurso de um autor consultado e não o citar é ilícito.

7. Usar, sem citar, as ideias especificamente exploradas por um autor, ainda que não reproduzindo as suas palavras, é ilícito.

8. A consulta de sítios da Internet é cada vez mais frequente. A recolha de informação deve ser criteriosa. Deve consultar sítios que ofereçam abordagens rigorosas e sérias sobre os temas. Poderá consultar a opinião do docente sobre o assunto.

9. Deve evitar a dependência excessiva da consulta de sítios da Internet e quando usa informação com essa origem deve citá-la, fazendo referência ao endereço e à data da consulta. São facilmente identificáveis os brasileirismos na linguagem e os textos traduzidos com recurso à tradução automática.

10. Deve procurar construir a sua abordagem, baseada na sua própria argumentação e visão crítica.

11. Num relatório que envolva o comentário e a análise de textos ou fontes, estes não podem ser descurados e a sua leitura não pode limitar-se à reprodução da análise de outros autores. Deve, invocando obviamente as opiniões dos autores consultados, procurar construir o seu próprio comentário. Este esforço deve ser realizado desde o início porque esta constitui uma competência a adquirir e a aperfeiçoar com o tempo.

 

IV – Orientações para a redacção do relatório

1. Deve dedicar uma atenção especial à qualidade da redacção do seu relatório.

2. Deve dar atenção à conexão lógica entre as partes da sua argumentação, evitando as repetições e a dispersão.

3. A abordagem tende a ser muito descritiva, reproduzindo frequentemente e apenas as leituras realizadas, sendo dada pouca oportunidade a uma abordagem mais crítica e mais analítica. Na verdade, a reflexão e a criação de um discurso próprio, bem como de uma abordagem mais crítica e analítica, só podem existir se o tempo for gerido de maneira a deixar espaço para esse amadurecimento.

4. Quando deixada para o último momento, a redacção torna-se pouco compatível com uma argumentação fundamentada e com uma abordagem crítica.

5. Verificam-se, com alguma frequência, problemas e incorrecções no plano da redacção como a pontuação, a acentuação, o uso indevido de maiúsculas e a ortografia. Boa parte destes problemas pode ser ultrapassada se destinar algum tempo à revisão do seu texto e ao seu amadurecimento.

6. Deve, por conseguinte, reservar algum tempo para releituras e revisão final da redacção, procurando verificar se a linguagem usada é correcta, clara e se a argumentação apresenta uma linha lógica de raciocínio.