Orientações
I – Apresentação gráfica1. A primeira página do relatório deve conter os seguintes elementos: 1.1Universidade Nova de Lisboa; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 1.2Título do relatório. 1.3Nome do autor. 1.4Unidade curricular no âmbito da qual o relatório é realizado. 1.5 Ano lectivo.
2. Corpo do texto: configuração gráfica 2.1 Sugiro a utilização de Arial ou de Times New Roman como tipos de letra. 2.2 Tamanho 12 no corpo do trabalho; tamanho 10 nas notas de rodapé. 2.3 Tamanho 14 nos subtítulos. 2.4 Espaço entre linhas: 1,5. 2.5 Deve deixar uma margem de 3 cm à direita da mancha de texto, destinada a anotações do docente. 2.6 Não deve esquecer a paginação do relatório. 2.7 O relatório deve corresponder, no máximo, a 5 páginas para cada um dos trabalhos de Civilizações Pré-Clássicas e a 10 páginas para os trabalhos de História do Médio Oriente Antigo e de História das Religiões da Antiguidade.
II – Orientações para a preparação do relatório1. Definir com clareza o tema a abordar. 2. Delimitar a fonte sobre a qual vai incidir a sua abordagem. 3. Fazer uma pesquisa bibliográfica cuidadosa. 4. Elaborar fichas bibliográficas. 5. Elaborar um plano de redacção.
III – Orientações para a elaboração do relatório1. A redacção deve começar com uma abordagem introdutória em que deverá explicar sinteticamente os objectivos, âmbito e fontes sobre as quais incidirá o relatório. 2. O corpo do relatório deverá conter a análise equilibrada e coerente do tema, bem fundamentada e bem apoiada na bibliografia, não deixando, no entanto, de reflectir o seu sentido crítico. 3. Deve apresentar uma conclusão sintética. 4. Deve fundamentar a sua argumentação com clareza. 5. Toda a bibliografia consultada deve ser referida; a bibliografia activa deve ser mencionada, sempre que se justificar, em notas de rodapé, de acordo com as regras estabelecidas para o efeito. 6. Usar o discurso de um autor consultado e não o citar é ilícito. 7. Usar, sem citar, as ideias especificamente exploradas por um autor, ainda que não reproduzindo as suas palavras, é ilícito. 8. A consulta de sítios da Internet é cada vez mais frequente. A recolha de informação deve ser criteriosa. Deve consultar sítios que ofereçam abordagens rigorosas e sérias sobre os temas. Poderá consultar a opinião do docente sobre o assunto. 9. Deve evitar a dependência excessiva da consulta de sítios da Internet e quando usa informação com essa origem deve citá-la, fazendo referência ao endereço e à data da consulta. São facilmente identificáveis os brasileirismos na linguagem e os textos traduzidos com recurso à tradução automática. 10. Deve procurar construir a sua abordagem, baseada na sua própria argumentação e visão crítica. 11. Num relatório que envolva o comentário e a análise de textos ou fontes, estes não podem ser descurados e a sua leitura não pode limitar-se à reprodução da análise de outros autores. Deve, invocando obviamente as opiniões dos autores consultados, procurar construir o seu próprio comentário. Este esforço deve ser realizado desde o início porque esta constitui uma competência a adquirir e a aperfeiçoar com o tempo. IV – Orientações para a redacção do relatório1. Deve dedicar uma atenção especial à qualidade da redacção do seu relatório. 2. Deve dar atenção à conexão lógica entre as partes da sua argumentação, evitando as repetições e a dispersão. 3. A abordagem tende a ser muito descritiva, reproduzindo frequentemente e apenas as leituras realizadas, sendo dada pouca oportunidade a uma abordagem mais crítica e mais analítica. Na verdade, a reflexão e a criação de um discurso próprio, bem como de uma abordagem mais crítica e analítica, só podem existir se o tempo for gerido de maneira a deixar espaço para esse amadurecimento. 4. Quando deixada para o último momento, a redacção torna-se pouco compatível com uma argumentação fundamentada e com uma abordagem crítica. 5. Verificam-se, com alguma frequência, problemas e incorrecções no plano da redacção como a pontuação, a acentuação, o uso indevido de maiúsculas e a ortografia. Boa parte destes problemas pode ser ultrapassada se destinar algum tempo à revisão do seu texto e ao seu amadurecimento. 6. Deve, por conseguinte, reservar algum tempo para releituras e revisão final da redacção, procurando verificar se a linguagem usada é correcta, clara e se a argumentação apresenta uma linha lógica de raciocínio.
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