on line

 

Número 2
EDITORIAL
O primeiro número da Medievalista, a revista on line do Instituto de Estudos Medievais (IEM), saiu em 2005, numa altura em que já se encontrava gravemente doente o presidente do IEM...
VER MAIS TEXTO >>

EDIÇÕES ANTERIORES
Todos os números >>

DIRECTOR
Bernardo Vasconcelos e Sousa
COORDENAÇÃO EDITORIAL
Pedro Chambel
Maria Adelaide Miranda
CONTACTO

Instituto de Estudos Medievais
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa
Av. Berna 26 C, 1069-061 Lisboa

ISSN 1646-740X

estudosmedievais@fcsh.unl.pt

ano 2 ● número 2  ● 2006

 

EDITORIAL

O primeiro número da Medievalista, a revista on line do Instituto de Estudos Medievais (IEM), saiu em 2005, numa altura em que já se encontrava gravemente doente o presidente do IEM e director da Medievalista, o Prof. Doutor Luís Krus, a quem se deveu a concepção da revista. O seu posterior falecimento acabou por implicar que a Medievalista surgisse sem o respectivo editorial e sem a divulgação desejada. Deste modo, cabe-nos agora a tarefa de a apresentar e de expor os seus objectivos.

Esta revista surgiu dedicada aos estudos medievais, ocupando um espaço interdisciplinar na abordagem das temáticas apresentadas. Na verdade, no actual panorama editorial do nosso país não existe uma revista que apresente uma periodicidade que permita a divulgação de estudos interdisciplinares dedicados à Idade Média, tal como foram praticados e desenvolvidos pelo seu fundador

A Medievalista pretende divulgar os trabalhos mais recentes de novos investigadores, mas também dos já consagrados, assim como contribuir para uma ampla e aberta divulgação da nossa cultura académica e promover e estimular os estudos dedicados ao período medieval. Neste sentido, apelamos à colaboração de medievalistas de diversas áreas de investigação, que poderão enviar-nos os seus artigos, com o respectivo resumo em inglês e/ou francês, assim como recensões de livros e notícias de eventos a realizar. Os trabalhos enviados serão seleccionados pela direcção do IEM, sendo a responsabilidade dos artigos dos seus autores.

Na revista serão, igualmente, divulgadas comunicações apresentadas no âmbito de encontros, colóquios e seminários promovidos pelo IEM, prevendo-se, no futuro, a edição de números temáticos. Em suma, desejamos que a Medievalista constitua um espaço de debate de ideias, que promova e divulgue novas abordagens ao estudo da Idade Média, nas suas diversas vertentes, estimulando, deste modo, a interdisciplinaridade na elaboração de trabalhos nas áreas disciplinares que incidam sobre a Idade Média.
 

 

Copyright © 2006 IEM - Instituto de Estudos Medievais
As matérias e artigos assinados são da responsabilidade dos seus autores
Melhor Visualização em 800x600 - Internet Explorer 6.0