logotipo medievalista

 
   
 
Número 21 | Janeiro – Junho 2017 ISSN 1646-740X
 

logo IEM


TODOS OS NÚMEROS /
PREVIOUS ISSUES


EDIÇÃO / EDITORS

CONSELHO EDITORIAL / ADVISORY BOARD

ARBITRAGEM CIENTÍFICA 2016 / PEER REVIEWING 2016

WEB DESIGNER


CONTACTOS / CONTACTS

INSTRUÇÕES AUTORES /
AUTHOR’S INSTRUCTIONS


REVISTAS INTERNACIONAIS / RELATED PUBLICATIONS

CALL FOR PAPERS


A Revista Medievalista encontra-se incluída:
Latindex
Dialnet
Revues.org
DOAJ
ERIH Plus
SciELO
logo scielo


ISSN 1646-740X

logo FCSH

A Revista Medievalista é um Projecto desenvolvido com o apoio da

fct


 

 

 

 

3.º Seminário Internacional – Imagens e Liturgia na Idade Média

 

Carla Varela Fernandes
Universidade Nova de Lisboa
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de Estudos Medievais
1069-061 Lisboa, Portugal
carlavfernandes@gmail.com

TEXTO CITAÇÃO imprimir PDF imprimir mail indice
 
 

Data recepção do texto / Received for publication: 29 de Outubro de 2016

 

Nos dias 20 e 21 de Outubro decorreu a terceira edição do Seminário Internacional de História da Arte – Imagens e Liturgia na Idade Média. A iniciativa, tal como em 2015, foi uma coorganização de três instituições, a fim de conjugar recursos e juntar sinergias: o Instituto de Estudos Medievais-FCSH/NOVA, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA). Também o projecto científico “Movilidad y Transferencia Artística en el Mediterráneo (1187-1388) Artistas, Objetos y Modelos – MAGISTRI MEDITERRANEI (MICINN: HAR2015-63883-P), da Universitat Autònoma de Barcelona, colaborou como instituição parceira, contando com a participação do seu director não só como orador de uma das conferências plenárias, mas também como membro da comissão científica do Seminário e do livro que lhe está associado e, ainda, com apoio financeiro. O Seminário contou também com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Para esta terceira edição, foi constituída uma Comissão Científica (CC) que integrou reputados investigadores portugueses e estrangeiros (dos Estados Unidos da América, França, Espanha e Grécia), docentes ou investigadores de diferentes universidades, e conservadores / investigadores de museus com colecções de arte medieval. Na verdade, a CC espelha bem um dos princípios que nortearam desde o início a realização deste seminário sobre arte figurativa medieval: associar e fomentar a partilha de conhecimentos resultantes do trabalho científico produzido nas universidades e nos museus, espelhando, de alguma forma, a realidade da produção científica actual.

Desde o início (2014), o seminário tem por objectivo promover e divulgar os estudos sobre arte figurativa medieval (independentemente dos materiais ou técnicas) e tentar perceber a sua génese ou relação na praxis quotidiana com os rituais litúrgicos. Pretendeu-se a apresentação de estudos recentes, já concluídos ou em progresso, sobre temas distintos, que trouxessem novidade e, especialmente, debate para a comunidade científica e para o restante público interessado na História e no património medievais. O programa incluiu duas secções temáticas:

1ª Secção: A difusão de imagens religiosas e a circulação de modelos e de artistas nos territórios atlânticos e mediterrânicos, The spread of religious images and the circulation of models and artists in the Atlantic and Mediterranean territories. Aqui, procurou-se potenciar a divulgação de estudos sobre arte ocidental no contacto com a arte bizantina, em especial as transferências artísticas entre Ocidente e Oriente. Contou com a participação de Manuel Castiñeiras González; Carla Varela Fernandes e Athanasios Semoglou.

2ª Secção: Imagens/Espaços, Imagens/Textos e seu papel na liturgia e na devoção medievais, Images/spaces, images/texts and their role in medieval liturgy and devotion.

Tratou-se de uma área temática com grande abrangência, que permitiu um maior número de participações, a saber: Alícia Miguélez Cavero, Joaquim Oliveira Caetano, Jordi Camps i Soria; Alessandra Bilotta; César Garcia de Castro Valdés; Francisco Moreno Martin; Luís Rêpas; Catarina Barreira; Ana Lemos.

Uma das conferências plenárias deste encontro – por Aires Augusto Nascimento – saiu do âmbito estrito das secções (ainda que na procura do entendimento da intrínseca relação das imagens com a liturgia) e constituiu uma reflexão profunda e muito pessoal sobre as diferentes formas (conjugadas com diferentes tempos) em que a Humanidade (através do pensamento e das mãos dos artistas) representou, ou tentou representar, o divino.

O programa incluiu também uma visita orientada às colecções de arte medieval do MNAA, no final do primeiro dia, realizada por dois dos conservadores / investigadores do museu – Maria João Vilhena de Carvalho e Joaquim Oliveira Caetano, incidindo sobre as questões mais relevantes que se prendem com obras selecionadas das colecções de escultura e pintura medievais deste museu (que conserva a maior colecção de arte medieval entre os museus portugueses).

Se algo se pode concluir dos trabalhos realizados ao longo destes três anos é que esta é uma área temática que suscita forte interesse (como se verifica pela crescente adesão dos públicos de ano para ano) e que tem um vasto campo ainda por explorar. Ainda que a 3.ª edição constitua já a concretização de muitos dos objectivos iniciais deste projecto, há, claramente, espaço e interesse para continuar a promover encontros que aprofundem as relações entre a criação da arte figurativa e os rituais litúrgicos entre os séculos V e XV.

Tal como no seminário anterior, e em virtude da disponibilidade e vontade demonstradas pelo SNBCI, foi possível produzir e editar o livro com os textos de muitas das comunicação e conferências apresentadas nesses dias. Os textos das comunicações foram sujeitos previamente ao processo de peer review e para tal contámos com um grupo de investigadores que se disponibilizaram a fazer a revisão de cada texto num curtíssimo espaço de tempo. Esta publicação e a sua coincidência com os dias em que ainda decorrem os trabalhos constituem, sem dúvida, um dos grandes méritos deste encontro. A apresentação ocorreu no último dia do Seminário e foi realizada por Fernando António Baptista Pereira.

 

Figura 1 – Cartaz do 3.º Seminário Internacional Imagens e Liturgia na Idade Média

 

Figura 2 – Sessão de abertura do 3.º Seminário Internacional Imagens e Liturgia na Idade Média

 

Figura 3 – Capa do livro lançado durante o 3.º Seminário Internacional Imagens e Liturgia na Idade Média, com coordenação de Carla Varela Fernandes

 

florao cinz COMO CITAR ESTE ARTIGO topo home
   
 

Referência electrónica:

FERNANDES, Carla Varela – “3.º Seminário Internacional – Imagens e Liturgia na Idade Média”. Medievalista 21 (Janeiro-Junho 2017). [Em linha] [Consultado dd.mm.aaaa]. Disponível em http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/MEDIEVALISTA21/fernandes2112.html

ISSN 1646-740X

florao cinz   topo home
   
 

Creative Commons License
“3.º Seminário Internacional – Imagens e Liturgia na Idade Média by Carla Varela Fernandes is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.