English


INET-MD_mundoCOLABORAÇÕES E PARCERIAS


O INET-MD colabora regularmente com várias instituições públicas e privadas envolvidas no âmbito da cultura e música populares, providenciando consultoria e serviços baseados nos conhecimentos técnicos e científicos da equipa do INET-MD.



Colaborações e Parcerias NACIONAIS


Câmara Municipal de Ílhavo

No âmbito da dinamização social, económica e cultural da cidade de Ílhavo, a Câmara Municipal de Ílhavo iniciou uma parceria com a Universidade de Aveiro (INET-MD).

Coordenação: Susana Sardo

Mais informação


Câmara Municipal de Matosinhos

Edição e estudo crítico dos registos sonoros de música de matriz rural realizados em Portugal continental pelo folclorista Armando Leça, entre 1939 e 1940.

Coordenação:
Salwa Castelo-Branco e Maria do Rosário Pestana

Mais informação

A. Leça




Ministério da Cultura

mcult

Arquivo Nacional do Som

INET-MD é o principal consultor do Ministério da Cultura para a formação de um Arquivo Nacional do Som. O Secretário de Estado da Cultura nomeou um membro da unidade e a sua coordenadora como responsáveis por um comité para elaboração de uma proposta para fundar um Arquivo Nacional do Som que será instalado no Museu da Musica contando com a colaboração do INET-MD

Website
http://www.min-cultura.pt/




Museu da Música
Arquivo Nacional do Som

mmusica


O INET-MD trabalha estreitamente com o Museu da Música na preparação das futura instalação do Arquivo Nacional do Som. Neste âmbito, o Instituto está a inventariar a colecção de gravações sonoras do Museu.



No tempo do gira-discos: Um percurso pela produção fonográfica portuguesa 1960-1980
9 de Maio - 23 de Junho, 2007


Comissários
António Tilly e João Carlos Callixto

A exposição organizada pelo INET-MD apresentou uma visão de conjunto de estilos e géneros da música popular gravada em Portugal entre 1960 e 1980. Apresentou fonogramas e artistas através da iconografia e do som musical, destacando as mudanças que ocorreram na música popular no período focado. As tendências representadas na Exposição foram tema de debate em três mesas redondas que contaram com moderadores investigadores do INET-MD e o testemunho de artistas proeminentes:

1) Música Popular até 1960
Moderadores
Pedro Moreira e Leonor Losa (INET-MD)
Artistas
João Maria Tudella, Igrejas Caeiro, Carlos Menezes
6 de Junho 2007

2) Para uma nova musica popular portuguesa
Moderador
António Tilly (INET-MD)
Artistas
Eduardo Pais Mamede, Domingos Morais, Carlos Guerreiro
11 de Junho 2007

3) Novos ritmos, novos estilos: O pop-rock em Portugal
Moderador
João Carlos CallixtoArtistas: Edmundo Silva, Nuno Nazareth Fernandes, António Pinho, Tozé Brito
20 de Junho 2007



Website
www.museudamusica-ipmuseus.pt




Museu do Fado
fadom

O Museu do Fado e o INET-MD colaboraram na preparação da candidatura do Fado à Convenção para a Salvaguarda da Herança Cultural Imaterial da UNESCO. Este trabalho envolveu vários investigadores do INET-MD que inventariaram cerca de mil gravações históricas de Fado no formato 78RPM em vários arquivos (Museu do Teatro, Museu da Rádio, Arquivo da Rádio, etc.), e várias centenas de partituras de Fado com acompanhamento de piano. Elaboraram também várias histórias de vida dos principais músicos de Fado. O INET-MD está a colaborar estreitamente com o Museu na preparação da candidatura prevista para 2008.

Website
http://portal.unesco.org/culture/en/ev.php-URL_ID=16429&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html
www.museudofado.egeac.pt




Fundação Yehudi Menuhin (Portugal)

yehudi

Participação no projecto MUS-E da Yehudi Menuhin International Foundation de investigadores como artistas-professores e consultores (Margarida Moura e Daniel Tércio).
O projecto promove a integração social e procura reduzir os níveis de violência, racismo e exclusão social entre a juventude através da música, canto, dança e disciplinas artísticas.

Website
www.mus-e.net
www.menuhin-foundation.com




Instituto Camões


icm


Elaboração de uma base de dados on-line multimédia sobre música em Portugal no século XX.


Website
www.instituto-camoes.pt




Observatório das Actividades Culturais

obs

Concepção, aplicação e análise de um inquérito aos grupos de música tradicional, realizado no âmbito do projecto A Revivificação do Património Tradicional, cujos resultados estão publicados na obra Vozes do Povo: A Folclorização em Portugal. Os resultados preliminares estão disponíveis em Práticas musicais locais: alguns indicadores preliminares (descarregar PDF).





Outras colaborações


Inatel

inatel

Colaboração na digitalização e processamento de som de gravações históricas;
Elaboração do manual
Preservar o Património

Website
http://www.inatel.pt




Colaborações e Parcerias INTERNACIONAIS


Política Memorial/Memorial policits

Website
http://www.passes-present.eu/en/themes-research/connections-past/music-and-memory-politics-emergence-history-appropriations#.U5Dn1y-lMy4


Performigrations

Website
http://www.performigrations.eu


Festival Dias de Música Electroacústica

Conservatório de Música de Seia - Collegium Musicum / Associação Fomento do Ensino Artístico | DGArtes (Direcção-Geral das Artes) / MC (Ministério da Cultura)

GEAR_UBI+INET-md

A ideia de fazer este festival surge como prosseguimento de um festival de música portuguesa na Polónia DNI MUZYKI PORTUGALSKIEJ W KRAKOWIE, organizado em 2003 por Jaime Reis e Julia Chmielnik. Em 2006 surge o primeiro festival Dias de Música Electroacústica, numa parceria entre o INET-md e o Conservatório de Música de Seia, apoiado pelo Ministério da Cultura em edições posteriores que decorrem essencialmente em zonas rurais do Centro de Portugal, mas também com actividades na zona de Lisboa, Algarve e noutros países, como em Espanha e no Brasil.


Website
http://diasdemusicaelectroacustica.blogspot.com/




Institut Für Volksmusikforschung und Ethnomusikologie at the Universität für Musik und Darstellende KunstwienResearch Center For European Multipart Music

euroo

Parceria no projecto da responsabilidade do Instituto de Investigação da Música Tradicional e Etnomusicologia (Institut Für Volksmusikforschung und Ethnomusikologie) da Universität für Musik und Darstellende Kunstwien, de Gerlinde Haid e Ardian Ahmedaja (desde 2003).

Themáticas
European Voices: Multipart singing in the Balkans and MediterraneanFolk Terminology and Musical Phenomena

Apoios: Fundo Austríaco para a Ciência

Website
http://www.mdw.ac.at/ive/emm/index.htm




International Council For Traditional Music

ictm

O INET-MD é sede do Comité Nacional do International Council for Traditional Music, colaborando regularmente nas suas iniciativas, como congressos, colóquios e publicações.

Website
www.ethnomusic.ucla.edu/ICTM/




Unesco

unesco

Avaliação de candidaturas no âmbito do programa Masterpieces of Oral and Intangible Heritage of Humanity; Edição do CD duplo Portugal: Festivities, Songs and Dances from Minho and Madeira no âmbito da série UNESCO Collection of Traditional Music of the World.

Website
http://www.unesco.org


logo_FCSH_UNL logoUA logoFMH