English


aboutinet inet

Percurso

INET-Instituto de Etnomusicologia foi fundado em 1995 por Salwa El-Shawan Castelo-Branco na Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com o objectivo de realizar investigação multidisciplinar sobre a música, a partir de uma perspectiva etnomusicológica.

Desde então, o INET expandiu os seus domínios de enfoque e as suas actividades, levando a cabo projectos em colaboração com investigadores e instituições portuguesas e estrangeiras. Impulsionado pela necessidade de desenvolver parecerias, de criar novas sinergias e de expandir os domínios e actividades de investigação, o INET foi recentemente reorganizado e adquiriu uma nova designação: INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança).


Desenvolvimento

- 2007:
Criação, Teoria e Tecnologias da Música e
Estudos em Performance
- 2005:
Música erudita a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
- 2003:
Etnocoreologia e Estudos Culturais em Dança
- 1995: INET foi fundado na FCSH-UNL
A primeira unidade de pesquisa da música em Portugal
Foco disciplinar na Etnomusicologia


Estructura

O Conselho Científico é constituído por todos os doutores integrados. Define a estratégia científica da unidade, supervisiona as suas actividades, aprova os seus estatutos, admite novos académicos, grupos de pesquisa e os seus respectivos coordenadores, elege o coordenador e o Conselho de Administração, e nomeia os membros do Conselho Consultivo. O Conselho de Administração, constituído por um coordenador para cada um dos ramos da unidade, gere as actividades da unidade e o financiamento, realiza a captação de recursos e garante o bom funcionamento da unidade. Cada grupo de pesquisa é liderado por um doutor integrado que reporta ao Conselho Científico. A colaboração entre os ramos da unidade é regulamentado através de um protocolo. Um Conselho Consultivo composto de especialistas nas áreas da unidade de investigação avalia a unidade com uma regularidade anual.
sobre1 sobre2

Objectivos específicos

Investigação e formação

-
Realizar uma pesquisa multidisciplinar e oferecer uma formação em música e dança
- Estimular a criação musical, resultando da investigação sobre tecnologias da música
- Desenvolver uma investigação em áreas recentemente integradas no currículo universitário português: estudos de música popular, estudos de performance, dança, composição e arquivamento audiovisual


INET-MD tem dado especial importância à formação de doutorandos e académicos de pós-doutoramento.


Arquivar

Desenvolver arquivamento audiovisual e investigação relacionado, utilizando tecnologias de ponta, técnicas de digitalização e procedimentos de arquivamento, sendo o único recurso de seu tipo em Portugal.

sobre3





logo_FCSH_UNL logoUA logoFMH