António Chagas Rosa
GERAL

NOME COMPLETO: António Manuel Chagas Rosa

CONTACTO PROFISSIONAL
ENDEREÇO:
Universidade de Aveiro
Departamento de Comunicação e Arte
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
TELEFONE:
234 370 389
E-MAIL: chagas.rosa@ua.pt
FILIAÇÃO INSTITUCIONAL:
Universidade de Aveiro
CATEGORIA/ACTIVIDADE:
Professor Auxiliar


FORMAÇÃO ACADÉMICA

▪ 1980, Curso Superior de Piano, Conservatório Nacional de Lisboa.

▪ 1983, Licenciatura em História, Universidade Nova de Lisboa.

▪ 1987, Pós-graduação em Música de Piano e de Câmara do Séc. XX, Sweelinck Conservatorium, Amesterdão, Holanda.

▪ 1992, Curso Superior de Composição (Diploma Uitvoerend Musicus), Rotterdams Conservatorium, Roterdão, Holanda.

▪ 2005, Doutoramento em Música com a tese “Figuras rítmicas e significados poéticos em
Das Buch der hängenden Gärten (O Livro dos Jardins Suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg”, Universidade de Aveiro.


ACTIVIDADE ACADÉMICA E PROFISSIONAL ANTERIOR Á SITUAÇÃO ACTUAL:

▪ 1977/1984, Pianista e instrumentista de tecla das orquestras Sinfónica da RDP e Gulbenkian.

▪ 1983/1984, Professor de Piano e de Educação Musical Básica na Escola de Música L.A. Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras. Membro do Conselho Directivo da mesma instituição.

▪ 1984/1996, Participação como pianista solista nas séries de concertos de música nova organizadas pelas fundações holandesas „Gaudeamus“ e „The Unanswered Question”.

▪ 1989/1994, Desempenhou funções de maestro-repetidor convidado na Ópera de Amesterdão (Muziektheater).


▪ 1990/1992, Professor de História da Música do séc. XX na Escola Superior de Diemen, Holanda.

▪ 1992/1996, Professor da Classe de Ópera no Sweelinck Conservatorium de Amesterdão.



INVESTIGAÇÃO

DOMÍNIO DE ESPECIALIZAÇÃO: Composição

ÁREAS DE INTERESSE:
Representação musical, Performance

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO NO INET/MD:
Criação, Teoria e Tecnologias da Música

PROJECTOS QUE ORIENTOU OU EM QUE PARTICIPOU NO INET/MD:

Orientação de Doutoramento em Música de Luís Carvalho: “A 10ª Sinfonia de Mahler –obra aberta?”.
▪ Orientação de Doutoramento em Música de Isabel Alcobia: “A música portuguesa para canto e piano durante o séc. XX”.



ACTIVIDADE DOCENTE

Formação inicial (Licenciatura em Música, Universidade de Aveiro):

▪ 1996-1997 – Regente da disciplina de Prática de Direcção;
▪ desde 1996 – Regente da disciplina de Música de Câmara.
▪ 1998-1999 – Regente da disciplina de Piano/ Instrumento Secundário (2º semestre);
▪ 2001-2002 – Regente da disciplina de Harmonia (1º semestre);
▪ Desde 2007 – Regente da disciplina de Música na História da Cultura C (2º ano, 1º semestre).
▪ desde 2001– Regente das disciplinas de Música de Conjunto I e II;
▪ 2002-2004 – Regente da disciplina Interpretação do Lied Romântico Alemão (cadeira de opção).

Orientações de Mestrado (concluídas):

• Anne Kaasa, “A obra para piano de Clotilde Rosa”, Mestrado em Música.



PUBLICAÇÕES

Figuras rítmicas e significados poéticos em Das Buch der hängenden Gärten (O Livro dos Jardins Suspensos) de Stefan George e Arnold Schönberg. Tese de doutoramento. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005;
• ,”Música e poesia”, in Relâmpago, Revista de Literatura, Lisboa, Dezembro de 2006;
Songs of the Beginning, para canto e piano, sobre um poema de Lao-Tzé. Donemus, Amsterdam, 1996;
Sept Épigrammes de Platon, para canto e piano. Musicoteca, Lisboa, 1997.
Moh, para orquestra de câmara. Fermata Editora, Porto, 1999
3 Consolations, para flauta de busel e orquestra de câmara. Fermata Editora, Porto, 2000.
Melodias Estranhas, ópera de câmara. Fermata Editora, Porto, 2001.
Quatrains du secret estude, para coro a capella, sobre centúrias de Nostradamus. Fermata Editora, Porto, 2003.
Four Cartoons, Instituto das Artes, Lisboa, 2006.
Vaidade, para canto e piano, sobre um soneto de Florbela Espanca. Câmara Municipal de Matosinhos/Fermata Editora, 2007.
…aquilo que voa, para orquestra, Fermata Editora, Porto, 2010.


COMUNICAÇÕES

• “L’orgue, la clarinette, la flûte et la petite flûte: exemples d’instruments périphériques”. In “Premio Valentino Bucchi”, Roma, !999.
• “Musique et poèsie au Xxéme siècle: le défi de la parole dans la génése du travail du compositeur”. In “Premio Valentino Bucchi”, Roma, 1999.
• “Strange Melodies: an opera about modernity vs. social danger”. In “Premio Valentino Bucchi”, Roma, 2002.

• Rosa, A. C., “Speranza e Delusione nella grande musica del 900”. In “Premio Valentino Bucchi”, Roma, 2002.


CD’S

Sonata (piano solo). Nancy Lee Harper, Numérica, 1999;
Altro (flautim e piano). Jorge Correia e Helena Marinho, Numérica 2001;
Four Cartoons (marimba preparada). Pedro Carneiro, Deux-Elles, UK, 2003;
Angkor (viola d’arco e piano). Hugo Diogo e Jonathan Ayer, Numérica, 2005;
Les Sorcières/As Feiticeiras. Ensemble Musicatreize, edição bilingue, Actes-Sud, França, 2006.
Vaidade (canto e piano). Clara Pereira Pinto e Jaime Mota, Numérica, 2007;
Cassandra’s Songs (canto e piano). Isabel Nogueira e António Chagas Rosa, Numérica, 2008.
Pas-de-Deux (Moh, Tombeau de Marie Stuart, A Boca, Cicuta, Sept Épigrammes de Platon). Klangforum Wien, Remix Ensemble, Ana Barros, António Oliveira, Roberto Erculiani, Pascal Rophé, Peter Rundel. Portugaler, Lisboa, 2010.
• …aquilo que voa, Orquestra Nacional do Porto, Chritopher Koenig. Casa da Música, 2011.


PRÉMIOS E DISTINÇÕES
▪ Prémio de mérito criativo atribuído pela Associação Holandesa de Compositores à obra Songs of the Beginning, 1994.
▪ Victoire de la Musique, Radio France, pela gravação de Les Sorcières/ As Feiticeiras. Ensemble Musicatreize, 2007.