AndréGranjo
Geral

André Filipe Oliveira Granjo

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Doutorando


Telefone:
Email: andregranjo@gmail.com


Formação Académica

2005, Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros, Zuid-Nederlandse Hogeschool voor Muziek
2002, Ano Curricular do Mestrado em Ciências Musicais, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
1999, Licenciatura em Antropologia, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra

Actividade académica e profissional anterior à situação actual

É Maestro Convidado da Banda Nacional da Costa Rica desde Novembro de 2010.
É docente da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, com a categoria de Professor Adjunto, desde o ano lectivo de 2006/2007.
É docente do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, com a categoria de Professor Auxiliar sem Agregação Convidado, desde o ano lectivo de 2006/2007.
Desde Agosto de 2010 é Professor Convidado do Departamento de Música da Universidade de Nariño na Colômbia.
Desde Março de 2009 detém um lugar de "Visiting Scholar" no Departamento de Música de Sopros da University of North Texas.
Desde Dezembro de 2009 é Maestro Convidado do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.
No ano lectivo de 2007/2008 foi Assistente na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Gaia
Nos anos lectivos de 2007/2008 e 2008/2009 foi docente, com a categoria de Assistente, no Curso de Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada.
Entre Março de 2006 e Junho de 2008 foi Maestro da Orquestra Didática da Foco Musical.
Desde Agosto de 2005 é Maestro Convidado da Orchestre des Jeunnes Internacional des Charantes
Janeiro 2004 a Junho 2005, Técnico Superior Estagiário, Museu de Etnomúsica da Bairrada / Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
Outubro de 2000 a Outubro de 2001, Técnico Superior Estagiário, Delegação Regional da Cultura do Centro/Ministério da Cultura
Desde Novembro de 2001 é maestro titular e director artístico da Banda da União Filarmónica do Troviscal.
Desde Dezembro de 1994 é Maestro Fundador da Rags Big Band da Universidade de Coimbra
Desde Fevereiro de 1994 é Maestro da Orquestra de Câmara da Tuna Académica da Universidade de Coimbra.


Investigação


Domínio de especialização
Ciências Musicais

Áreas de Interesse
Música de Banda portuguesa, Bandas amadoras, espólios e arquivos musicais, música contemporânea, estética musical.

Grupo de Investigação no INET
Música erudita a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
Etnomusicologia e Estudos em Música Popular

Projectos em que participou no INET
Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX


Actividade Docente

Em Maio de 2010 lecionou, por convite da Professora Doutora Daniela Coimbra, um seminário sobre "História da Banda e da sua Música em Portugal" integrado na disciplina de Sociologia da Música.
Em Abril e Maio de 2010, leccionou dois seminários sobre os instrumentos de sopro e o seu repertório no âmbito da disciplina “Cultura Musical Auditiva” da Licenciatura em Estudos Artísticos da Universidade de Coimbra.
Em Abril de 2009 leciona dois seminários integrados na disciplina "The History and Philosophy of the Wind Band" na University of North Texas, sobre música contemporânea para sopros na Europa.
Desde o ano lectivo de 2006/2007 que é Docente da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu leccionado as disciplinas: Atelier de Coro e Música de Conjunto II e Introdução á técnica de direcção.
Desde o ano lectivo de 2006/2007 é docente no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu leccionando: Workshops e Master Classes I, Workshops e Master Classes II, Workshops e Master Classes III, Introdução á Técnica de Direcção, Metodologias das Ciências Musicais, Estágio de Orquestra.
Desde o ano lectivo de 2007/2008 é docente do Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada leccionando: Metodologia e Técnicas de Investigação em Ciências Musicais, Laboratório de Direcção de Orquestra de Sopros I, Literatura Musical Portuguesa para Orquestra de Sopros, Técnicas de Direcção de Orquestra de Sopros II, Ante-Projecto - Técnicas de Investigação e Redacção Científica, Literatura e Análise do Instrumento II - Orquestra de Sopros, História e Estilo Musical
.
Desde o ano lectivo de 2008/2009 é docente do Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu leccionando Literatura Musical Portuguesa para Orquestra de Sopros.
No ano lectivo de 2007/2008 foi docente na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Gaia tendo Lecionado as disciplinas: Atelier de Coro e Música de Conjunto II, Atelier de Coro e Música de Conjunto III, História da Música.


Publicações

Artigos em revistas periódicas

Granjo, A., “The Wind Band in Portugal - unveiling its evolution”. WASBE Journal (aceite para publicação)
Granjo, A. (2006), “Os Grupos Musicais da Universidade de Coimbra”. Rua Larga: Revista de Cultura da Universidade de Coimbra, Separata do nº13. Coimbra: Universidade de Coimbra.
Granjo, A. (2006), “Tuna Académica da UC: história de música e associativismo”. Rua Larga: Revista de Cultura da Universidade de Coimbra, nº11. Coimbra: Universidade de Coimbra.
Granjo, A. (2001), Orquestra da Tuna Académica da Universidade de Coimbra. Notas de CD. Coimbra: Public-Art, PA-19301

Dissertações

Granjo, Andre (2005) The Wind Band Movement in Portugal: Praxis and Conditionalities. Dissertação de Mestrado. Zuid-Nederlanse Hogeschool voor Muziek. Novembro de 2005

Capítulos de livros ou outras obras colectivas

Granjo, A. (2010), “Banda Filarmónica - 2. Constituição Instrumental” in Castelo-branco, Salwa El-Shawan (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates.

Granjo, A. (2010), “Periódicos de Música - 4. Bandas Filarmónicas” in Castelo-branco, Salwa El-Shawan (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates.
Granjo, A. (2010), “Construção de Instrumentos Musicais - 2.(iii) Instrumentos de Sopro” in Castelo-branco, Salwa El-Shawan (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates.
Granjo, A. (2010), “Tuna Académica da Universidade de Coimbra” in Castelo-branco, Salwa El-Shawan (ed.),
Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates.
Granjo, A. (2010), “Do século XX ao século XXI: processos, práticas musicais e músicos emergentes - 3. As mudanças no universo das Bandas Filarmónicas” in Castelo-branco, Salwa El-Shawan (ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Lisboa: Círculo de Leitores/Temas e Debates.

Granjo, A., “Os Instrumentos de Sopro da Colecção Lambertini” in A. Tudela e C. Machado (eds.) Michel’Angelo Lambertini 1862-1920. Lisboa: Museu da Música, 2002.


Comunicações

Granjo, A., “The Wind Band Movement in Portugal: from the Royal Court to the people”. Conferência apresentada na “XIX IGEB Conference”. Graz/Oberschutzen: 22 a 27 de Julho de 2010.
Granjo, A., “The Wind Band Movement in Democratic Portugal: how our praxis got saved”. Conferência apresentada na “2009 WASBE International Conference” da World Association for Symphonic Bands and Ensembles, Cincinatti: 1 a 9 de Julho de 2009.
Granjo, A., “POP-ARTE: desenvolver um projecto de qualidade artística com jovens”. Conferência apresentada no Colóquio "As Bandas Filarmónicas Hoje" – Direcção Regional da Cultura do Centro, Verride: 15 de Novembro de 2008.
Granjo, A., “The Wind Band Movement in Democratic Portugal: raising the quality of its music, its musicians and public””. Conferência apresentada na “2007 BASBWE International Wind Festival/Conference” da British Association of Symphonic Bands and Wind Ensembles, Glasgow: 28 de Junho a 1 de Julho de 2007. Participação Financiada pelo Fundo de Apoio à Comunidade Científica ref. 440.02 proc. 07/5/678
Granjo, A., “O Espólio Arquivístico e Instrumental da Sociedade Filarmónica de Guimarães: Elementos para a História da Música de Banda em Portugal”. Conferência apresentada no Simpósio “GuimaraMus 2007”, Guimarães: 22-23 de Março 2007.
Granjo, A., “As Bandas Como Espaços Artísticos e Pedagógicos: Questões de Repertório”. Conferência apresentada no Fórum de Filarmónicas do Distrito da Guarda – Delegação Regional da Cultura do Centro, Manteigas: 17 de Dezembro de 2005.
Granjo, A., “O Repertório de Banda e a Sua Adequação aos Diferentes Níveis de Desenvolvimento dos Músicos: Oportunidades Pedagógicas fora do Estabelecimento de Ensino”. Conferência apresentada no I Fórum de Bandas de Leiria, Leiria: 21 de Novembro de 2004.
Granjo, A., “O Som na Ciência e na Arte”. Palestra apresentada no âmbito de um Seminário subordinado ao tema “Saúde: ciência e arte” organizado pela Faculdade de Medicina da U.C., Coimbra: 16 Dezembro de 2002.



Outros Elementos que considere importantes

Orientações

É co-orientador, a título de especialista, do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Cultural do aluno Juan Guillermo Martinez na Universidade de Barcelona (a decorrer).
É co-orientador, a título de especialista, do Mestrado em Composição e Teoria Musical da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Instituto Politécnico do Porto, do aluno Joaquim Jorge Campos (a decorrer).
Foi orientador do aluno Luís Paulo Salgado no Estágio Pedagógico da Licenciatura em Música, opção de Música em Contextos Especiais, da Escola Superior de Educação de Coimbra (2010).
Foi orientador da memória final da aluna Eugénia Maria da Rocha Liz, intitulada Políticas de programação cultural autárquica, da Licenciatura em Professor do Ensino Básico, Variante Educação Musical, da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu (2008).
Foi orientador da memória final da aluna Vera Filipa Ferreira de Sousa, intitulada A expressão musical como potenciadora de aprendizagens no 1ºciclo,da Licenciatura em Professor do Ensino Básico, Variante Educação Musical, da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Gaia (2008).
Foi co-orientador da memória final do aluno Stef Bazelmans, intitulada Portugal en zijn muziek, da Licenciatura em Direcção de Sopros do Conservatório Superior de Música de Tilburg - Holanda (2007).