Alex Duarte
Nome
Alexsander Jorge Duarte

Contacto profissional 
Endereço 


Universidade de Aveiro – Residências: Bloco 10 A
Campus de Santiago
3810 193 AVEIRO


Telefone/ Phone

Email


alex.duarte@ua.pt



Filiação institucional


Universidade de Aveiro – DeCa - Departamento de Comunicação e Arte




Categoria ou actividade 


Investigador de Doutoramento / Bolsista da FCT

Formação Académica/ Education


2003 - Licenciatura em Música pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto/MG – Brasil. Instrumento: flauta transversal.
2004 – Disciplina cursada como aluno especial – UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP – Brasil.


Investigação

Domínio de especialização


Etnomusicologia




Áreas de Interesse
Pós-colonialismo, Música, Identidade e Lusofonias



Grupo de Investigação no INET-MD/ INET-MD


Etnomusicologia


Bolsas / Projectos em que participou noutras instituições
2002 – Como bolsista do PROGRAD (Programa de Graduação) da UFOP, trabalhou no projeto “Elaboração de material de apoio pedagógico: uma pesquisa interdisciplinar”.
2002 - Como bolsista do PROGRAD (Programa de Graduação) da UFOP, trabalhou como Monitor vinculado à disciplina Contraponto Modal do Século XVI.
2000 – Como bolsista do PROGRAD (Programa de Graduação) da UFOP, trabalhou no projeto “Elaboração e execução de material didático para a disciplina História da Música e Apreciação Musical: uma pesquisa interdisciplinar”.
1999 - Pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP, trabalhou no processo de restauração, catalogação e arquivo de partituras do distrito de Monsenhor Horta, na cidade de Mariana/MG – Brasil.


Actividade Docente e Profissional
2006-2008. Diretor de Coral. CEFET-Centro Federal de Educação Tecnológica, Ouro Preto/MG.
2005-2006. Professor de Flauta Transversal. Docência de aulas de flauta transversal para alunos do curso técnico de música e iniciantes.
2005-2006. Professor de Flauta Transversal no
Conservatório Municipal Antonio Ferrucio Viviani, Poços de Caldas/MG - BR
2004-2005. Diretor da Banda Municipal de Jacutinga. Função desenvolvida: dirigir a Banda de sopros e percussão nos concertos e recitais e lecionar música aos alunos integrantes da Banda. Jacutinga/MG - BR
2004-2005. Coordenador da Escola de Artes Musicais, Jacutinga/MG – BR.
2004-2005. Professor de Flauta Transversal. Docência de aulas de Flauta transversal a alunos iniciantes e profissionais. Conservatório Estadual de Pouso Alegre/MG – BR,


Comunicações/ Papers in Conferences
2009 – Participação como Conferencista no I Post-ip – Post in Progress – na Universidade de Aveiro, no Painel “Conectando Paisagens: Criatividade, Imaginação e


Participação em Cursos/Oficinas/Congressos
2009 – Participação no PERFORMA´09, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DECA), como integrante da Comissão Organizadora.
2009 – Participação como integrante da Comissão Organizadora no I Post-ip – Post in Progress – na Universidade de Aveiro.

2008 – Oficina de Percussão Corporal, Festival de Inverno de Ouro Preto/MG.
2008 – Oficina de Técnica de Alexander aplicada ao Canto, Festival de Inverno de Ouro Preto/MG.
2006 - Oficina Info-Áudio – O Estúdio em Casa. Festival de Inverno de Ouro Preto/MG.
2004 - Regência de Banda no 1º Curso de Verão do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí/SP).
2003 - Oficina de Criação com o grupo Wakti (Ouro Preto/MG).
2002 - Oficina de Flauta com o flautista Antonio Carlos Carrasqueira (Ouro Preto/MG).
2002 – Oficina: Perspectivas e problemas da linguagem na criação contemporânea. 4° Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-americanos com os compositores Edgar Alandia e Dante Grela (Belo Horizonte/MG).
2002 – Oficina: O ritmo na obra musical. 4° Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-americanos com os compositores Edgar Alandia e Dante Grela (Belo Horizonte/MG).
2001 - Oficina de música indiana com o intérprete Hélder Araújo (Ouro Preto/MG).
1999/2000 - Oficina de criação com o compositor argentino Rufo Herrera (Ouro Preto/MG).
1999/2000 - Oficina de Solfejo Método Kodály com educador musical húngaro Ian Guest (Mariana/MG).
2000 - I Simpósio de Educação Musical e Prática em Bandas e I Ciclo de Palestras, Concertos e Seminários (Ouro Preto/MG).


Actividade Musical
2004 a 2008: Apresentações musicais com o espetáculo “Cancionêro dos Pé de Minas” circulou por 5 anos com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura em 24 cidades de Minas Gerais, projecto esse que proporcionou outras apresentações em importantes Teatros de diferentes estados brasileiros, a saber: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Brasília (Distrito Federal); além de experiências internacionais como Chile, Argentina, Uruguai e em 2009 em Portugal (Famalicão da Serra e Festival de Artesanato em Estoril), Inglaterra (apresentações em Londres como solista e participação em concertos do grupo Natema), Escócia (Edinburgh, jam sesscion no Royal Pub), Espanha (Madrid, participação no concerto do músico flamenco Amir Haddad). O show circulou em mais de 40 cidades, atingindo um público de 10.000 pessoas.

Outras Apresentações:
2006: IV Encontro Nacional de Violeiros (Ribeirão Preto/SP); Sesc Campinas e Biblioteca de Jacutinga: Participação no Concerto de Roberto Bach; Participação no show de Paulinho Pedra Azul; Casa de Gonzaga (Ouro Preto/MG): Execução musical na entrega do título
Doutor Honoris causa a Milton Nascimento. Luxor Hotel (Ouro Preto/MG): Execução musical na entrega do Prêmio “Nicolau Neto” ao ator Carlos Vereza; Festival da Canção Tio Panga (Congonhas do Campo/MG).
Apresentações em programas de TV brasileira: Rede Globo, Viação Cipó no SBT, TV Educativa, TV Bandeirantes, Rede Minas, Programa “Arrumação” do Saulo Laranjeira (Rede Minas e TV Alterosa), TV Uni-BH e Rede Record.


Festivais Premiados

2005 a 2008: 1º Festival Internacional Da Canção Sul Americana: vencedor da etapa nacional brasileira em Curitiba/PR e finalista do mesmo Festival em Punta del Este, Uruguai, onde se encontraram artistas de dez países da América do Sul. 3º Festival da Passagem de Mariana/MG (1º lugar), 7º Festcol Colatina/ES (Prêmio Povo, música mais aplaudida), 1º Femam Itabira/MG (2º lugar), 2º Femam Itabira/MG (3º lugar),Festival de Monólogos Musicados em Ouro Preto/MG (melhor execução musical); Iº Festival Nacional de Prosa e Verso Encenados em Pouso Alegre/MG (3º lugar, com o poema “Cerração”, que conta a história verídica de um desafio entre um touro e um peão). Por 3 anos foi selecionado para participar do festival de Maringá/PR (Femucic – Festival de Música Cidade Canção – SESC) cantando três musicas, “A Sabiá e o Cantadô” (2005), “Mor-Cavalêro” (2006) e “Nas asa da Jacutinga” (2007), sendo as três selecionadas (premiação máxima do festival) para fazer parte do CD do Festival distribuído anualmente em todo o território brasileiro.


Produções fonográficas

2008 - prensagem do CD "Canteiro de Bálsamo" Tempo total: 42:45. Produzido no Pólo Industrial de Manaus por Sonopress-Rimo Da Amazônia Indústria e Comércio Fonográfica Ltda. 2ª Tiragem: 1.000 cópias.
2007 - Edição de uma faixa de autoria própria, canção “Nas Asa da Jacutinga”, no CD “FEMUCIC 2007”. Produzido no Pólo Industrial de Manaus por Novodisc Mídia Digital Da Amazônia Ltda, sob encomenda de Serviço Social do Comércio. Tiragem: 2.500 cópias.
2006 - prensagem do CD "Canteiro de Bálsamo" Tempo total: 42:45. Produzido no Pólo Industrial de Manaus por Sonopress-Rimo Da Amazônia Indústria e Comércio Fonográfica Ltda, sob encomenda de Instituto Cultural BDMG. Tiragem: 1.000 cópias.
2006 - participação como flautista no CD “Pequeno Concerto Campestre”, de Roberto Bach, faixa nº 2: “Lua Dantesca”. Produzido no Pólo Industrial de Manaus por Sonopress-Rimo Da Amazônia Indústria e Comércio Fonográfica Ltda.
2006 - Edição de uma faixa de autoria própria, canção “Mor-cavalêro”, no CD “FEMUCIC 2006”. Produzido no Pólo Industrial de Manaus por Novodisc Mídia Digital Da Amazônia Ltda, sob encomenda de Serviço Social do Comércio. Tiragem: 2.500 cópias.
2005 - Edição de uma faixa de autoria própria, canção “A Sabiá e o Cantadô”, no CD “FEMUCIC 2005”. Tempo: 4:11. Produzido no Pólo Industrial de Manaus por Novodisc Mídia Digital Da Amazônia Ltda, sob encomenda de Serviço Social do Comércio. Tiragem: 2.500 cópias.
2004 - “Mor-Cavalêro”: CD com nove faixas musicais de autoria própria. Tempo total: 42:45. Produzino no Estúdio da Vila – Campinas/SP. Tiragem: 450 cópias.