alourenco
Nome/Name
António Jose Vassalo Neves Lourenço

Contacto profissional/Professional Contact
Endereço/Address

Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte
Campus de Santiago
3810 193 AVEIRO

Telefone/ Phone
234 370389
Fax
234 370838

Email
vassalo.lourenco@ua.pt

Filiação institucional
Universidade de Aveiro

Categoria ou atividade na Universidade de Aveiro/ Activity within the University of Aveiro

Professor Auxiliar, com nomeação definitiva
Diretor do Departamento de Comunicação Arte (Universidade de Aveiro) desde Março de 2011
Coordenador das áreas de Direção e Ensambles do Departamento de comunicação e Arte (Coro, Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas e Ensamble Piloto) para todos os ciclos de ensino desde 2005.
Membro da comissão de Curso da Licenciatura em Música desde 2006

FORMAÇÃO ACADÉMICA

2005 - Doutoramento em Direcção de Orquestra na Universidade de Cincinnati (EUA); Tese de Doutoramento – Augusto Machado’s “La Borghesina”: A Study and Critical Edition;
1996 - Mestrado em Direcção Coral e Direcção de Orquestra pela Universidade de Cincinnati (EUA);
1991/92 - Frequência da classe de Direcção de Orquestra da Academia Superior de Orquestra da Orquestra Metropolitana e Lisboa;
1986/90 - Frequência do Curso Superior de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa;
1986 - Curso Superior de Canto do Conservatório Nacional de Lisboa;
1984/86 - Estudos de Piano e de composição na Academia dos Amadores de Música e no Conservatório Nacional.

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Técnica Vocal e Interpretação:
1988 - “XXV CURSO INTERNACIONAL DE MUSICA” em LÉRIDA (Espanha) -HELMUT LIPS (Stuttgard);

Direcção Coral:
1984/87 – ACAL (Associação de Coros Amadores da Área de Lisboa);
1984 – Instituto Gregoriano de Lisboa;
1984/87 - LÉRIDA (Espanha);
1987 - AUTUN (França);
1987 - GENT (Bélgica);
Nestes cursos teve a oportunidade de trabalhar com ERWIN LISZT (Strasbourg), JOSEP PRATS (Barcelona), MANUEL CABERO (Barcelona), FERNANDO ELDORO (Lisboa), EDGAR SARRAMAGO (Amesterdão/Lisboa), HÉLÈNE GUY (Lyon), LASZLO HELTAY (Londres), PAUL BRANDEVICK (Boston) e JOHN DUIJCK (Gent);

Direcção de Orquestra:
1991 - MADRID: estudos com OCTAVIO CALLEYA (Roménia), Maestro Titular da Orquestra Sinfónica de Málaga;
1991 - VAISON-LA-ROMAINE (França): estudos com JENÖ REHAK (Hungria), Chefe de Orquestra e Director do Conservatório Regional de Nantes;
1992 – PONTARLIER (França): estudos com ERNST SCHELLE;
1994 – Orquestra Metropolitana de Lisboa: estudos com JEAN SEBASTIEN BEREAU, professor de direcção do Conservatório de Paris.

ACTIVIDADE ARTÍSTICA

Como Cantor:
1970/74 – Membro do Coro Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian;
1977/83 – Membro do Coro Regina Coeli de Lisboa;
1982/93 - Membro do Coro Gulbenkian;
1982/97 – Membro de diversos grupos profissionais: Coro do Teatro nacional de S. Carlos, Coro de Câmara Syntagma Musicum, Agrupamento Vocal de Lisboa, Coro Cantus Furmus, Schola Cantorum de Lisboa, Coro Cantaabile, Coro da Catedral de Cincinnati;
1990/92 – Membro fundador do Quinteto Vocal de Jazz “Take Five”.

Como Director Coral:
1983/2007 – Maestro Titular e Director Artístico do Coro Regina Coeli de Lisboa (com o qual realizou inúmeros concertos por todo o País interpretando obras do repertório coral-sinfónico, e com o qual obteve prémios em concursos internacionais).
1985/1993 – Maestro Titular e Convidado de diversos coros amadores (Coro da RTP, Coro GD da Segurança Social de Lisboa, Coro do GD da Hidrotécnica Portuguesa, Coral encontro de Queluz, Coro da Juventude Musical Portuguesa, Coral Luísa Todi de Setúbal, Orfeão de Leria, Coral Aeminium, Coro Odisseya, Coro Ricercare, Coro do Instituto Piaget (Almada), Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa, Coro do Conservatório Regional de Gaia, Coro do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar).

Como Chefe de Orquestra:
1986/91 – Maestro Adjunto e fundador da Orquestra Regina Coeli de Lisboa, grupo profissional de formação variável que tem como principal objectivo a execução de repertório coral-sinfónico em conjunto com o Coro;
1992/95 - Maestro Adjunto e fundador da Orquestra da Juventude Musical Portuguesa;
1995 - Maestro Adjunto e fundador da orquestra Sinfonietta de Lisboa; 1999/2011 - Director Artístico e Maestro da Orquestra Filarmonia das Beiras com quem dirigiu inúmeros concertos por todo o País e no estrangeiro, onde se incluem estreias absolutas de obras de compositores portugueses e primeiras audições modernas de obras do repertório musical português;
1986/2011 – Maestro convidado de diversas Orquestras nacionais e estrangeiras (Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Remix Ensamble – Casa da Música, Orquestra de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra ARTAVE, Orquestra do Atheneum de Cincinnati, Cincinnati Concert Orchestra, Philarmonia Orchestra da Universidade de Cincinnati, Les Violons Virtuoses de Paris).

Outras actividades:
1991 - Director Musical da peça teatral “Cenas da Comédia Del’Arte” levada à cena pela Companhia de Teatro Meia Preta;
1992 - Director Musical da peça teatral “Tarot” levada à cena pela Companhia de Teatro Meia Preta;
1993 - Maestro responsável pela preparação do coro com 200 cantores que actuou no concerto de apresentação do Logótipo da Expo’98;
2000 - Director e Coordenador Artístico do projecto Orquital, integrado no programa Cidade Digital (Aveiro), sendo ainda um dos responsáveis pelos conteúdos musicais;
1999/2004 - Director Artístico do FIMA (Festival Internacional de Música de Aveiro);
2006 – Fundador do Estúdio de Ópera do Centro, do qual é Director Artístico, e com o qual tem produzido e levado em itinerância por todo o País diversas produções de Ópera onde se incluem ópera Portuguesa, ópera para crianças e grandes óperas de repertório, algumas em versões portuguesas.

Estreias Absolutas e Primeiras Audições Modernas
“Cinco Orquestrações de Canções de Schubert” de João Pedro Oliveira: Estreia absoluta. Orquestra Filarmonia das Beiras. Aveiro, Maio de 1999;
“Missa para Coro, Solistas e Orquestra” de João José Baldi: Primeira Audição Moderna da obra para Solistas, Coro e Orquestra. Sé Catedral da Guarda, 27 de Novembro de 2003;
“Contos Sinfónicos a Trás-os-Montes - Mirinha e o Avô Pastor” de Hugo Correia. Estreia absoluta. Orquestra Filarmonia das Beiras. Bragança, Janeiro de 2004;
“Septenário a Nossa senhora das Dores” de José Joaquim dos Santos: Primeira Audição Moderna da obra para Solistas, Coro e Orquestra. Igreja do Senhor da Pedra, Óbidos, 18 de Setembro de 2004;
“Te Deum” de José Joaquim dos Santos: Primeira Audição Moderna da obra para Solistas, Coro e Órgão. Igreja do Senhor da Pedra, Óbidos, 18 de Setembro de 2004;
Excertos do Bailado “Fausta” (Nº 3, Valse Lente e Pizzicatto) de Augusto Machado: Primeira Audição Moderna. Orquestra do Algarve. Auditório Municipal de Lagoa, 1 de Junho de 2005;

Investigação/Research

Domínio de especialização
Direção (Orquestra)

Áreas de Interesse/ Interest Area
Performance, Direção Coral, Direção de Orquestra, Canto, Ópera.

Grupo de Investigação no INET/INET Research Groups
Estudos em Performance

Participação em Projectos/ Project Manegement and Participation
"'A música no meio': o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012) - Coord. de Rosário Pestana.

ACTIVIDADE PEDAGÓGICA:

ACTIVIDADE DOCENTE
• 1996–1997. Direção – Assistente (TA) na Universidade de Cincinnati – CCM
• 1997/2005 – Assistente na Universidade de Aveiro: professor de Direcção e das classes de Coro e Orquestra;
• 2005 – Professor Auxiliar na Universidade de Aveiro: professor de Direcção e das classes de Coro e Orquestra,

FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA

Orientações de Teses Doutoramento:
• Orientador da tese de doutoramento de André Filipe Reis Mendes Cabral da Fonseca intitulada: A Importância da Pratica de Orquestra na Motivação Intrínseca Para o Estudo do Instrumento. Um Estudo da Realidade Portuguesa Análise da Realidade Concreta das Escolas Oficiais de Música no Continente. Iniciada em Outubro de 2009.
• Orientador da tese de doutoramento de Cristiana Spadaro sobre A influência do compositor italiano Giovanni Giorgi na Capella da Sé de Lisboa.
• Orientador da tese de doutoramento, ainda em fase de preparação, de Carlos Marques sobre A Música para Banda de Frederico de Freitas.
• Orientador da tese de doutoramento, ainda em fase de preparação, de Rui Miguel de Araújo Silva sobre A música instrumental de Frederico de Freitas.

Orientações de Dissertações de Mestrado (Música-Performance):
• Orientador da dissertação de Mestrado do Licenciado Rui Miguel de Araújo e Silva na área da Direcção de Banda com o título Técnicas de Ensaio – Três Estágios para a Performance. Defendida e aprovada por Unanimidade em 17 de Dezembro de 2009.
• Orientador da dissertação de Mestrado do Licenciado Maurício Paulo Soares da Costa na área da Direcção de Banda com o título Metodologias de Ensino e Repertório nas Filarmónicas de Valpaços. Defendida e aprovada por Unanimidade em 17 de Dezembro de 2009.
• Orientador da dissertação de Mestrado do Licenciado António Francisco de Sales Padilha na área da Direção de Banda com o título Direção, Ansiedade e Performance - Uma experiência de vida. Defendida e aprovada por Unanimidade em 19 de Janeiro de 2012.
• Orientador da dissertação de Mestrado do Licenciado Artur Manuel de Castro Pinho Maria na área da Direcção de Coro com o título Alfredo Keil, para além do Hino Nacional. Edição crítica da obra “Le Poème du Printemps” . Iniciada em Maio de 2009.
• Orientador da dissertação de Mestrado do Licenciado Juliana Mendonça de Sousa na área da Violino com o título Francisco de Sá Noronha Obras para violino. Iniciada em Novembro de 2011.
• Orientador da dissertação de Mestrado do Licenciado Aoife Hiney na área da Direcção de Coro com o título The Preparation of Jaakko Mantyjarvi’s choral music with the amateur choir. Iniciada em Dezembro de 2011.
• Orientador da dissertação de Mestrado do Licenciado Leandro Alves na área da Direcção de Orquestra com o título “Der Schauspieldirektor” do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, Poderá o maestro e encenar uma Ópera? Iniciada em Dezembro de 2011.
• Co-Orientador, com João-Heitor Rigaud da dissertação de Mestrado do Licenciado Jorge Manuel Martins Pires na área da Direcção de Coro com o título Cantata “Ignez de Castro” Op. 25 de João Marcelino Arroyo. Transcrição e Edição Crítica. Iniciada em Junho de 2009.
• Co-Orientador, com José Manuel Bettencourt da Câmara (Professor Auxiliar na Universidade de Évora), da Dissertação de Mestrado do Licenciado Pedro Miguel do Carmo Pinto de Sousa na área da Direcção de Coro com o título Duas Obras Corais de Francisco de Lacerda: Edição critica de “Provérbio de Salomão” e “Que lá vae levado” . Iniciada em Junho de 2009.
• Orientador da dissertação de Mestrado da Licenciada Gisela dos Santos Sequeira (Mestranda em Direcção Coral no Instituto Piaget de Almada) com título “A actividade musical do Coral Luísa Todi (1963-2007)”: Reflexão em torno da versatilidade e especialização na selecção do reportório. Iniciado em Novembro de 2009.
• Orientador da dissertação de Mestrado da Licenciada Regina Maria Morais Mostardinha (Mestranda em Direcção Coral no Instituto Piaget de Almada) com título “Aquela Nuvem” e outras: Contributo da Obra para o Repertório de Coro Infantil. Iniciado em Março de 2010.

Orientações de Projectos Educativos (Mestrado em ensino Vocacional):
• Orientador do Projecto Educativo do Licenciado Ricardo da Rocha Lameiro na área da Direcção de Banda com o título Peças Tradicionais Portuguesas para Fagotino. Defendida e aprovada por Unanimidade em 3 de Janeiro de 2011.
• Orientador do Projecto Educativo do Licenciado Eliseu Antunes Pereira Gomes da Silva com título A Orquestra como Instrumento Dinamizador de Meios Desfavorecidos. Estudo de caso do Agrupamento Dr. Leonardo Coimbra Filho (Porto) e bairros envolventes. Iniciado em Outubro de 2009.
• Orientador do Projecto Educativo da Licenciada Agnese Bravo com título Jogos Didáticos para a Iniciação à Pratica de Orquestra de Cordas. Defendida e aprovada por Unanimidade em 15 de Julho de 2011.
• Orientador do Projecto Educativo da Licenciada Mónica Garrido Correia de Lacerda Pais com O Canto Coral como Instrumento de Aprendizagem Vitalícia - O projecto do coral Didáxis “Aprender até Morrer” Defendida e aprovada por Unanimidade em 11 de Janeiro de 2012.
• Orientador do Projecto Educativo da Licenciada Vera Lúcia Mendes da Silva com título “O Coro infantil como Agente Difusor de Cultura em Pequenas Localidades-Caso de estudo na Freguesia de Santiago de Litém. Defendida e aprovada por Unanimidade em 11 de Janeiro de 2012.
• Orientador do Projecto Educativo da Licenciado José Daniel Espírito Santo Pestana Leão com título “Técnicas de Recuperação para Alunos de Violino. Defendida e aprovada por Unanimidade em 19 de Janeiro de 2012.
• Orientador do Projecto Educativo da Licenciada Carla Alexandra Mota Gaspar Coelho Lopes com título A Criança em Comunhão com a Teatralização da Música. Iniciado em Dezembro de 2009.
• Orientador do Projecto Educativo do Licenciado José Gomes Corvelo com título Música na Comunidade. Um Coro Comunitário. Iniciado em Janeiro de 2010.
• Orientador do Projecto Educativo da Licenciada Vera Lúcia Mendes da Silva com título Música na Comunidade. Criação de um Coro Infantil em Santiago de Litém. Iniciado em Janeiro de 2010.
• Orientador do Projecto Educativo do Licenciado Pedro Sampaio com título Orquestra Geração. Instrumento de inserção Social. Iniciado em Janeiro de 2011.

Disciplinas de Mestrado:
Regente das seguintes disciplinas no âmbito do Mestrado
em Música (2º ciclo)
• Direcção I e II – Módulos: Direcção, Literatura Coral e Seminário;
• Musica de Conjunto I e II – Módulos: Coro e Ensemble Piloto;

Disciplinas de Doutoramento:
Docente das seguintes disciplinas no âmbito do programa Doutoral em Música (3 º ciclo)
• Área de especialização: Direcção e Literatura Coral e Sinfónica;
• Recital: Coro, Orquestra e Banda;

FORMAÇÃO INICIAL

Disciplinas de Licenciatura em Música (1º ciclo):
• Regente dos Módulos de Coro/Orquestra, integradas nas disciplinas de Área Vocacional I, II e III, no âmbito da Licenciatura em Música (1º ciclo):
• Regente dos Módulos de Direcção e Ensamble Piloto, integrados nas disciplinas de Área Vocacional I, II e III do Ramo de DTFM, no âmbito da Licenciatura em Música (1º ciclo):
• Lecciona o Módulo de Literatura Vocal – Oratória, integrados nas disciplinas de Área Vocacional I, II e III do Ramo de Canto, no âmbito da Licenciatura em Música (1º ciclo):
• Lecciona a disciplina de opção em Estudos de Ópera no âmbito da Licenciatura em Música (1º ciclo):

MASTERCLASSSES E WORKSHOPS
• 1987/88 - Único monitor Português dos I e II Cursos Internacionais de Direcção Coral, realizados em Lisboa e Évora;
• 1987/88 - Monitor dos cursos Organizados em Oeiras pela ACAL (Associação de Coros da Área de Lisboa);
• 1988 - Director do Curso de Direcção Coral do Barreiro (1988);
• 1991 - Director do Curso de Direcção Coral de Queluz;
• 1995/97 – Coordenador, Director e Professor dos Estágios de Direcção Coral do Coral Luisa Todi de Setúbal;
• 1999/2011 - Director Pedagógico e Professor dos Cursos Internacionais de Música Vocal da Universidade de Aveiro/Concertato Associação Musical.

OUTRAS ACTIVIDADES DE DOCÊNCIA:
• 1986- Fundou a Escola de Música do Coro Regina Coeli de Lisboa, da qual foi Director tendo ainda sido professor de Canto e Formação Musical até 1993;
• 1996/97 - Assistente na Universidade de Cincinnati;
• 2000/2010 – Criador e responsável pelo projecto da Orquestra Filarmonia das Beiras “Musica na Escola” que anualmente dá a conhecer a orquestra e a música a milhares de crianças do 1º ciclo.

Publicações/ Publications

• “Stabat Mater de Gioacchino Rossini”. Notas de Programa para concertos realizados em 1994 (Lisboa) e em 2001 (Ovar e Aveiro);
• “O Requiem, K.626 de W. A. Mozart”. Notas de Programa para concertos com realizados em 1995 (Lisboa, Loures, Barreiro e Torres Vedras), 1999 (Batalha e Fátima), 2002 (Ovar, Condeixa, Ílhavo, Albergaria e Aveiro), 2006 (Aveiro e Lagoa) e 2007 (Sever do Vouga, Aveiro, Guarda, Entroncamento e Fátima);
• “O Messias de G. F. Handel”. Notas de Programa para concertos realizados em 1999 (Barreiro, Lisboa, Mafra, Viseu, Gois, Aveiro, Guarda, Ílhavo, Águeda e Santarém), em 2000 (Leiria) e em 2005 (Albergaria-a-Velha, Torre de Moncorvo, Lisboa e Aveiro);
• “A Origem da Sinfonia” Parte 1. Boletim informativo da Orquestra Filarmonia das Beiras: Aveiro, 2001;
• “Oratória de Natal de Camile Saint-Saëns”. Notas de Programa para concertos realizados em 2001 (Avanca, Ílhavo, S. Pedro do Sul, Abrantes e Aveiro) e 2010 (Entroncamento, Lisboa, Matosinhos, Albergaria-a-Velha e Aveiro);
• “A Origem da Sinfonia” Parte 2. Boletim informativo da Orquestra Filarmonia das Beiras: Aveiro, 2002;
• “Orquital”. Coordenador Cientifico deste projecto desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro e a Orquestra Filarmonia das Beiras. CD-ROM que utiliza as novas tecnologias da comunicação para a sensibilização e educação musicais. Aveiro, 2002;
• “Messa di Gloria de Giaocomo Puccini”. Notas de Programa para concertos com realizados em 2002 (Guarda, Aveiro, Tondela, Vila Nova de Poiares, Santarém e Lisboa);
• “A Sinfonia N.º 39 em Mib Maior, Kv. 543 de Mozart, as Romances para Violino e Orquestra n.º 1 e n.º 2, Op. 40 em Sol Maior e Op. 50 em Fá Maior de Beethoven e o Concerto Grosso Op. 6 N.º 6 em Sol menor de Handel”. Notas de Programa para concertos com realizados em 2002 (Aveiro e Lisboa);
• “Orquestra Sinfónica Portuguesa – Uma década”. Boletim do Teatro Nacional de São Carlos, 2003.
• "As Sinfonias de Ludwig van Beethoven. O Auge do Classicismo, a Porta aberta para o Romantismo”. Universidade de Aveiro. Revista Linhas, nº 6 (2006), pág. 6-9;
• “Carmina Burana de Carl Orff”. Notas de Programa para concertos realizados em 2005 (Coimbra, Sertã, Torre de Moncorvo, Torres Novas e Montemor-o-Velho) e 2006 (Lisboa, Entroncamento e Aveiro;
• “Davide Penitente, K.469 de W. A. Mozart”. Notas de Programa para concertos realizados em 2006 (Coimbra e Entroncamento);
• “A Sinfonia Nº 9 de L. V. Beethoven”. Notas de Programa para concertos realizados em 2007 (Albergaria-a-Velha, Coimbra, Entroncamento, Évora, Aveiro, Ílhavo e Lagos) e 2008 (Santarém, Coimbra e Lamego);
• "A Ciranda das Sete Notas" de Heitor Villa-Lobos e o Concerto Aranjuez de Joaquin Rodrigo”. Notas de Programa para concerto realizado em 2008(Aveiro);
• “Hör Mein Bitten” de Felix Mendelssohn”. Notas de Programa para concerto realizado em 2008 (Aveiro);
• “A Abertura A Bela Melusina, Op. 32 de Felix Mendelssohn e a Sinfonia em Dó Maior de George Bizet”. Notas de Programa para concerto realizado em 2008 (Aveiro);
• “Requiem” de Domenico Cimarosa e “Te Deum” de Marcos Portugal. Notas de Programa para concertos a realizar em Abril de 2012 (Viseu e Beja);

PRODUÇÃO CIENTIFICA

Transcrições e edições críticas de obras:
• 2003 – “Missa para Coro, Solistas e Orquestra” de João José Baldi: Transcrição;
• 2004 – “Septenário a Nossa senhora das Dores” de José Joaquim dos Santos: Transcrição e edição da obra para Solistas, Coro e Orquestra;
• 2004 – “Te Deum” de José Joaquim dos Santos: Transcrição e edição da obra para Solistas, Coro e Órgão;
• 2005 – “La Borghesina” de Augusto Machado: Transcrição da Ópera;
• 2005 – Para Uma Criança que vai nascer de Fernando Lopes-Graça: Transcrição da obra para Orquestra de Cordas;
• 2005 – Excertos do Bailado “Fausta” (Nº 3, Valse Lente e Pizzicatto) de Augusto Machado: Transcrição e edição da obra para Orquestra;
• 2005 – Suite “Bric à Brac” de Augusto Machado: Transcrição e edição da obra para Orquestra;
• 2006 – “Poema sobre uma Écloga de Virgílio” de Frederico de Freitas: Transcrição da obra para Orquestra de Cordas.
• 2012 – “Te Deum” em Ré Maior de Marcos Portugal: Transcrição e edição crítica da obra para Solistas, Coro e Orquestra.

Traduções e Adaptações de obras:
• 2007 – “Orfeu nos Infernos” de Offenbach; Coordenação da tradução e adaptação para português desta opereta, realizada por Raquel Camarinha e Alberto Sousa (alunos da Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro);
• 2009 – “Il Maestro di Capela” de Domenico Cimarosa: Tradução para português deste Intermezzo.
• 2011 – “A Bela e o Monstro” de Alen Menken: Tradução para português deste Musical.
• 2012 – “Carmen” de Bizet: Tradução para português desta Ópera.

Arranjos e Orquestrações:
• 2008 – “Suor Angelica” de Puccini: Orquestração para orquestra reduzida desta ópera.
• 2010 – “Sleigh Ride” de Leroy Anderson: Arranjo para orquestra reduzida.
• 2010 – “Monnlight Serenade” de Glenn Miler: Arranjo para orquestra reduzida.
• 2010 – “Chattanooga Choo Choo” de Harry Warren e Mack Gordon: Arranjo para orquestra reduzida.
• 2010 – “New York, New York” de John Kander e Fred Ebb: Arranjo para orquestra reduzida.

Gravações e outros registos audio
• 1985 – “Hoje É Natal”. Coro Regina Coeli de Lisboa. Edições Paulistas, LP 241;
• 1986 – “Mãos Cheias de Esperança”. Coro Regina Coeli de Lisboa. Edições Paulistas, LP 245;
• 1997 – “Os Melhores Coros da Região” Vol. 12 – Lisboa III. Coro Regina Coeli de Lisboa. Public-Art Edições, CD 129711;
• 1999 – “Cinco Orquestrações de Canções de Schubert”, João Pedro Oliveira. Orquestra Filarmonia das Beiras, Rui Taveira. Numérica, CD 1088;
• 2001 – “Blows Hot and Cold”, Sara Carvalho. Remix Emsemble-Casa da Música; Numérica, CD 1121;
• 2002 – “Sinfonia Nº 40, em sol menor” de Mozart. Orquestra Filarmonia das Beiras. Gravação integrada no Projecto Orquital, desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, que utiliza as novas tecnologias da comunicação para a sensibilização e educação musicais e que deu lugar a um CD-ROM;
• 2003 – “Concierto del Sur”, Manuel Ponce. Orquestra Filarmonia das Beiras, Alieksey Vianna. Gravação ao Vivo. Câmara Municipal de Sernancelhe, CD;
• 2003 – “O Fascínio”, António Pinho Vargas. Orquestra Filarmonia das Beiras. Gravação da banda sonora do filme de José Fonseca e Costa. Madragoa Filmes;
• “Missa para Coro, Solistas e Orquestra” de João José Baldi. Primeira Audição Moderna, Gravação ao vivo. Orquestra Filarmonia das Beiras, Choral Aeminium. Câmara Municipal de Guarda, CD;
• 2011 – “Abyssus Ascendiens ad Aeternum Spendorem, João Pedro Oliveira – Orquestra Filarmonia das Beiras. Salzburg Classic Recdords, CD.

PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS

• Vogal na qualidade de Arguente do Júri das Provas de Doutoramento do mestre Mário Mateus com o titulo Gestualidade e Expressão Musical. Estudo experimental sobre a aplicação da teoria do movimento de Rudolf Laban na aprendizagem da regência e seus efeitos na performance e na expressividade musical. Universidade de Aveiro: Departamento de Comunicação e Arte, 9 de Março de 2010.
• Vogal, na qualidade de Orientador e Arguente, do Júri das Provas de Mestrado do Licenciado Rui Miguel de Araújo e Silva na área da Direcção de Banda com o título Técnicas de Ensaio – Três Estágios para a Performance. Universidade de Aveiro, 17 de Dezembro de 2009.
• Vogal, na qualidade de Orientador e Arguente, do Júri das Provas de Mestrado do Licenciado Maurício Paulo Soares da Costa na área da Direcção de Banda com o título Metodologias de Ensino e Repertório nas Filarmónicas de Valpaços. Universidade de Aveiro, 17 de Dezembro de 2009.
• Presidente do Júri das Provas de Mestrado do Licenciado Aires Joaquim da Maia Pinheiro na área de Guitarra com o Título José Duarte Costa – Um caso no Ensino não - oficial da Música, Dezembro de 2010.
• Vogal, na qualidade de Orientador e Arguente do Projecto Educativo da Licenciada Agnese Bravo com título Jogos Didáticos para a Iniciação à Pratica de Orquestra de Cordas. Defendida e aprovada por Unanimidade em 15 de Julho de 2011.
• Vogal, na qualidade de Orientador e Arguente do Projecto Educativo da Licenciada Mónica Garrido Correia de Lacerda Pais com O Canto Coral como Instrumento de Aprendizagem Vitalícia - O projecto do coral Didáxis “Aprender até Morrer” Defendida e aprovada por Unanimidade em 11 de Janeiro de 2012.
• Vogal, na qualidade de Orientador e Arguente do Projecto Educativo da Licenciada Vera Lúcia Mendes da Silva com título “O Coro infantil como Agente Difusor de Cultura em Pequenas Localidades-Caso de estudo na Freguesia de Santiago de Litém. Defendida e aprovada por Unanimidade em 11 de Janeiro de 2012.
• Vogal, na qualidade de Orientador e Arguente da dissertação de Mestrado do Licenciado António Francisco de Sales Padilha na área da Direção de Banda com o título Direção, Ansiedade e Performance - Uma experiência de vida. Defendida e aprovada por Unanimidade em 19 de Janeiro de 2012.
• Vogal, na qualidade de Orientador e Arguente do Projecto Educativo da Licenciado José Daniel Espírito Santo Pestana Leão com título “Técnicas de Recuperação para Alunos de Violino. Defendida e aprovada por Unanimidade em 19 de Janeiro de 2012.
• Presidente do Júri das Provas de Mestrado do Licenciado Sara Margarida de Oliveira Braga Simões na área de Canto com o Título Especificidades do Canto no Ensino Básico, Dezembro de 2011.

PRÉMIOS

• 1989 – 1º lugar, como membro do Coro Syntagma Musicum, no 1º Concurso Nacional de Coros (Portugal);
• 1993 – 2º lugar na classe de Coro Femenino e 4º lugar na classe de Coro Misto, com o Coro Regina Coeli de Lisboa, CLEVELAND INTERNATIONAL EISTEDDFOD (Inglaterra).

Outros elementos que considere importantes / Other activities

ACTIVIDADES DE GESTÃO

Gestão Universitária:
• 1998/2000 – Vogal do Conselho Directivo do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;
• 1999/2004 – Director Artístico e coordenador do FIMA (Festival Internacional de Música de Aveiro), organizado pela Fundação João Jacinto de Magalhães e colaboração com o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro;
• 2009/2010 – Membro suplente da comissão de Curso da Licenciatura em Música do DeCA;
• 2005/2012 – Coordenador das áreas de Direcção e Ensembles do Departamento de comunicação e Arte (Coro, Orquestra de Sopros, Orquestra de Cordas e Ensemble Piloto) para todos os ciclos de ensino.
• 2001/2012 – Coordena e supervisiona as actividades de apoio à docência dos Instrutores que leccionam ao abrigo do protocolo da Universidade com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
• 2002/2012 – Coordena e supervisiona os estágios pedagógicos orientados pelos Instrutores ao abrigo do protocolo da Universidade com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Fora do âmbito da Universidade:
• 1984/1998 - Presidente da Direcção da Associação Musical Coro Regina Coeli de Lisboa;
• Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Filarmonia das Beiras desde Janeiro de 1999
• Diretor Pedagógico dos Cursos Internacionais de Música Vocal desde Janeiro de 2000
• Diretor Artístico do Estúdio de Ópera do Centro desde Janeiro de 2006
• Coordenador Artístico da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de S. Carlos entre 2002 e 2004.
• Presidente da Direcção da ACAL (Associação de Coros da Área de Lisboa) entre 1990 e 1993
• Membro do Conselho da Administração da EUROPA CANTAT-FEJC (Fédération Européenne des Jeunes Chorales) entre 1990 e 1993

OUTROS CARGOS E NOMEAÇÕES

• 2001/2011 – Membro do Júri dos Concursos Internacionais de Música do Estoril;
• 2006 – Membro do Júris do Prémio Jovens Músicos da RDP:
• 2007 – Membro convidado do Júri dos exames de fim de curso do Conservatório da Madeira;
• 2009 – Membro do Júri do Concurso Despertar Talentos. Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha;
• 2010 – Presidente do Júri do Concurso “Jovens Talentos Musicais” da Escola de Música da Filarmónica de Santa Comba Dão.
• 2011. Presidente do Júri do Concurso Despertar de Talentos – Albergaria-a-Velha.
• 2011. Membro do Júri dos Concursos de Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro.