pastedGraphicpastedGraphic
Nome/ Name
Ana Maria Macara de Oliveira

Contacto profissional/ Professional Contact
Endereço:

Faculdade de Motricidade Humana
Estrada da Costa
-1495-688
Cruz Quebrada
Portugal

Telefone:
21 4196777, 21 4149183

Fax:
21 414 47 36

Email:
amacara@fmh.utl.pt

Filiação institucional /Affiliation
Departamento de Educação e Humanidades, Centro de Artes Performativas, Faculdade de Motricidade Humana - UTL

Categoria ou actividade / Professional Position
Professora Associada com Agregação. Contrato com Tenure.

Formação Académica / Education
2009 Aprovada em Provas de Agregação na disciplina de Produção Coreográfica
1994 Doutoramento Europeu em Motricidade Humana na especialidade de Dança atribuído pela Faculdade de Motricidade Humana com a colaboração da Université Libre de Bruxelles, Université Paris V e University of Surrey. Aprovação com Louvor e Distinção. Tese intitulada
Estudo da vivência do bailarino em cena: Relações com traços de personalidade e qualidades de interpretação artística.
1991 Reconhecimento pela Universidade Técnica de Lisboa, do grau de Mestrado obtido nos EUA, para efeitos académicos e profissionais.
1989 Curso de "Master of Arts" em Dança pela University of North Carolina at Greensboro, E.U.A., com média final de "A" (equivalente ao nível máximo: "Superior"). Dissertação final intitulada
Center of the body and centering: Study of different approaches to the subject, and its significance for the dancer.
l978 Equivalência a Licenciatura em Educação Física, pelo Instituto Superior de Educação Física, de Lisboa.
l977 Exame de Terceiro Grau de Dança Moderna da Imperial Society of Teachers of Dancing, com classificação máxima de "Honours".
1976 Curso de Professores de Educação Física do Instituto Nacional de Educação Física de Lisboa, com classificação final de 14 valores. Opção de Natação, com nota de 17 valores.


Investigação/ Research

Domínio de especialização/Research domains
Dança e Arte performativas

Áreas de Interesse
Ensino da Dança
Estudo psico-socio-cultural do praticante de dança
Análise do Espectáculo Coreográfico
Dança e inclusão social.

Grupo de Investigação no INET
Etnocoreologia e Estudos Culturais em Dança

Projectos que orientou ou em que participou na FMH / Project Management and Participation in FMH (últimos 5 anos / last 5 years)

Desde 2011 - Participação como investigadora no projeto “Mute” com o Grupo de Investigacion en Artes Escenicas do Deapartamiento de Ciencias de la Actividad Física e del Deporte de Universidade de San Antonio de Murcia
2008/12 - Criação e Direcção Artística do “4º Colectivo”, estrutura de criação coreográfica, pesquisa e extensão universitária para o desenvolvimento na área da Dança contemporânea, ligada à Universidade Técnica de Lisboa. Direcção da criação Colectiva da 1ª peça intitulada “Flor Bela de Alma” estreada em Setembro 2008. Apresentação de segunda criação “Peça a Retalho” estreada em 2009. Em 2010, criação da Peça “V.E.R. – Vermelho, Encarnado e rubro” apresentada em Festivais nacionais e Internacionais e em contextos Univbersitários e Profissionais. Em preparação a estreia de nova criação “Pano Cruo”. Apoio da Companhia de Dança de Almada e Câmara Municipal de Oeiras. Candidatura ao programa “Youth in action” da Comissão Europeia.
2011/12 – Orientação artística e pedagógica do projecto de dança dedicada ao público infantil “Jogos de Letras”, com produção da Companhia de Dança de Almada.
2010/11 – Criação de “Asas e bartanas” – Espectáculo juvenil, projeto da Companhia de Dança de Almada, com apoio do Ministério da Cultura e Câmara Municipal de Almada.
2011- Membro do grupo de trabalho nomeado pelo Ministério da Educação para a elaboração das Metas de Aprendizagem para as Expressões Artísticas-Dança no ensino básico e pré-escolar.
2011 – Organização da Conferência Corpo, Cultura e Sociedade. Faculdade de Motricidade Humana.
2011 – Estreia de projecto coreográfico “Amphimixea” estreado no Festival de Dança-Teatro de Viçosa, MG, Brasil. Colaboração da Professora Ana Viana da Universidade de Lisboa.
2009/10 – Participação no projecto de criação e pesquisa No Princípio liderado pela Prof. Soraia Silva, da Universidade de Brasília, apoiado pelo Instituto das Artes/CEN/UnB, e CESC de Brasília.
Maio 2010 Organização de Palestras - Eros Volusia e seu papel no panorama da Dança Brasileira, pela Prof. Soraia Silva, Universidade de Brasília e Motivação e bases de psicologia da Dança pela Prof Esperanza Utrera, Conservatório de Málaga. FMH
Outubro 2010 – Coordenação da Comissão Organizadora do Seminário Internacional “Dancing through Maturity”.
2008/09 Criação e Direcção Artística do “4º Colectivo”, estrutura de criação coreográfica, pesquisa e desenvolvimento na área da Dança contemporânea, ligada à Universidade Técnica de Lisboa. Direcção da criação Colectiva da 1ª peça intitulada “Flor Bela de Alma” estreada em Setembro 2008. Apresentação de segunda criação “Peça a Retalho” estreada em 2009. Apoio da Companhia de Dança de Almada e Câmara Municipal de Oeiras. Candidatura ao programa “Youth in action” da Comissão Europeia.
2008 Organização da participação de um grupo de estudantes da Licenciatura em Dança para representar o Departamento de Dança da FMH no “Encontro Europeo de Danza Universitaria da Universidade de Santiago de Compostela 2008”.
2008 Selecção, adaptação e colaborou na coreografia “Colagem”, apresentada nos espectáculos realizados na Faculdade de Desporto e na Faculdade de Filosofia da Universidad de Extremadura., no âmbito do “Encontro Universitário de Danza”, com apoio da Câmara Municipal de Oeiras
2008 Organização da participação com um diferente grupo de estudantes da Licenciatura em Dança para representar o Departamento de Dança da FMH no festival “Danzalacalle 2008”. Participação como intérpretes/criadoras no espectáculo de “Jam Session” realizado na Praça de Espanha, em Badajoz. http://ciudad-dormida.blogspot.com/2008/04/danzalacalle-2008.html. Por convite da organização.
2008 Organizou a participação de um grupo de estudantes e ex-estudantes da Licenciatura para representar o Departamento de Dança da FMH no “Encontro Europeo de Danza Universitaria da Universidade de Santiago de Compostela 2008”. Apoio da Associação de Estudantes FMH
2007 Produção do espectáculo “Uma vida, Muitas danças”, em homenagem à Prof Ana Paula Batalha. Teatro Municipal Ruy de Carvalho. Carnaxide. Apoio Câmara Municipal de Oeiras.
2007 Criação da peça “Hand-o-syncrasies”, com um grupo de estudantes da FMH, e apresentação integrada na Plataforma Internacional da 15ª Quinzena de Dança de Almada. Teatro Municipal de Almada. Apoio Companhia de Dança de Almada. www.cdanca-almada.pt
2007 Criação e apresentação da performance de rua “Es-passo Público”, com interpretação de estudantes da FMH, integrada na 15ª Quinzena de Dança de Almada. Museu da Cidade de Almada.Apoio Companhia de Dança de Almada. www.cdanca-almada.pt
2007 Orientou a criação e produção do espectáculo “Para além do corpo”, interpretado por alunos da Licenciatura em Dança. Apresentação de várias coreografias apresentadas no Auditório do Parque de Palmela, em Cascais. Apoio Câmara Municipal de Cascais.
2007 Organizou a participação de um grupo de alunas da Licenciatura em Dança, no Encontro Europeo de Danza Universitaria, organizado pela Universidade de Santiago de Compostela. Santiago de Compostela e Lugo, Espanha. Por convite da organização. http://lugocultural.es/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=27
2007 Organizou a participação com estudantes da Licenciatura em Dança da FMH, como bailarinas/criadoras na Jam Session integrada no Encontro Hispano-Potuguês Danzalacalle 07 - Vadejamsession, organizado pela Associação Experienza-Danza. Praça de Espanha, Badajoz, Espanha. Por convite da organização.
2007 Organizou a participação com estudantes da Licenciatura em Dança da FMH, como bailarinas/criadoras na Jam Session integrada no encerramento do Encontro/Conferência “Mujer Creadora”, organizado pela Associação Talikatao.Los Santos de Maimona, Espanha. Por convite da organização.
2007 Coordenou a participação de um grupo de alunas da Licenciatura em Dança, no jantar de Gala do “59th IAESTE General Conference”. Organizada pela IASTE e Instituto Superior Técnico da UTL. Por convite da organização. http://gc2007.ist.utl.pt http://www.iaest.org http://www.gire.ist.utl.pt/iaeste_portugalindex.htm
2006 Criação e apresentação da performance de rua “Espaço de Tempo com Ansiedade e Conquista”, com interpretação de estudantes da FMH e Escola de Dança da Companhia de Dança de Almada, integrada na 14ª Quinzena de Dança de Almada. Participação como coreógrafa e intérprete. Praça da Liberdade, Almada. www.cdanca-almada.pt
2006 Criação e apresentação de uma peça coreográfica “Cena para Quatro”, interpretada por estudantes da Licenciatura e com música original de João Oliveira e Nuno Patrício, para a Gala de Dança Comemorativa do 75º aniversário da Universidade Técnica de Lisboa, no Auditório da Lagoa Branca, em Lisboa.
2006 Participação no Festival de Dança de Rua “Danzalacalle 2006 - Vadalcazaba”, organizado pela Associação Experienza-Danza e Universidade de Extremadura. Apresentação do Vídeo “Half-Siècle: História pessoal e sem moral”. Para terminar esta jornada dedicada a la danza… la proyection de una muestra de vídeo-danza com projectos realizados y provienentes de diversos puntos del planeta”. In Hoy, Diario de Extremadura, pp. 1-3. Auditório da Universidade de Extremadura em Badajoz, Espanha.
2006 Coordenou a produção do espectáculo “Gala de Dança”, com a apresentação de trabalhos das estudantes de Licenciatura, e convidados, integrado nas comemorações do 75º Aniversário da Universidade Técnica de Lisboa.Auditório da Lagoa Branca, Instituto Superior de Agronomia. Lisboa. http://www.fmh.utl.pt/newsletter/ Apoio da Reitoria da UTL
2006 Participação, com um grupo de alunas da Licenciatura em Dança, no “I Encuentro Internacional de Danza Universitária UEx”, organizadas pela Vicereitoria de Extensão Universitária da Universidad de Extremadura.Apresentação de uma coreografia na Facultad de Deportes e na Faculdade de Filosofia, em Cáceres, Espanha.
2006 Participação, com um grupo de alunas da Licenciatura em Dança, no Festival de Dança de Rua “Danzalacalle - Vadalcazaba”, organizado pela Associação Experienza-Danza e Universidade de Extremadura.
2005 Orientou a produção do espectáculo ”Falta-1-passo”, com a apresentação de trabalhos das estudantes de Licenciatura, no Auditorio Eunice Muñoz, e Oeiras. Apoio Quinzena de Câmara Municipal de Oeiras.


Outros Projectos / Other Projects
(últimos 5 anos / last 5 years)

2011 Como coreógrafa convidada, reposição da peça “Sol, Memória, corpos de Luz”, para a Companhia de Dança de Almada. Apresentação na digressão nacional e internacional da companhia.
2010 Como coreógrafa convidada, criação do espectáculo dirigido ao público juvenil “Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas”, para a Companhia de Dança de Almada. Apresentação a públicos jovens em Almada e diversas localidades e festivais. www.cdanca-almada.pt http://www.cdanca-almada.pt/pt/festival_danca/Agenda_2009_v6.pdf http://pisa-papeis.com/?q=es/node/10078 http://www.lazer.publico.pt/artigo.asp?id=249977 http://www.visitportugal.com/NR/exeres/00936A01-D79A-480D-B88E-29029278816A,frameless.htm?parentGuid={2CE8DE65-E0A6-4D51-B7F5-AC9AF5E60E10}&base=3&page=1 http://oje.pt/lifestyle/aonde-ir/danca---asas-e-carapacas-hastes-e-barbatanas
2005/2009 Criação, produção e interpretação do espectáculo “Half-Siécle – História Pessoal e sem Moral”, com apresentação de diferentes versões da peça em diferentes espaços, incluído Múrcia, Helsinquia e Urgup, na Turquia..http://www.iade.fi/iade/seminaaritjakonferenssit/conference_programme.html
2008 Projecto de colaboração com a Companhia de Dança “Péantepé”. Criação de uma peça site-specific intitulada “Estacada do Arboreto” apresentada no Parque das Nações, no âmbito de evento de formação em dança apoiado pelo Instituto Português da Juventude e CMLoures.
2007 Participação como intérprete/criadora no “vídeo dance on location – Marble in motion” concebido pela coreógrafa australiana Karen Kerhoven. Evoramonte, Estremoz.
2007 Como coreógrafa convidada, criação do espectáculo dirigido ao público juvenil “Pulos na Rua com os Pés para a Lua”, para a Companhia de Dança de Almada. Apresentação a públicos jovens em Almada e diversas localidades e festivais. www.cdanca-almada.pt, http://www.visitportugal.com/pturismo/AgendaCultural/Evento.aspx?id=36218
2007 Participação no Programa de Promoção da Saúde no Idoso – Projecto Artes da Saúde. Sessões dirigidas a utentes dos centros de dia do Concelho. Apresentação pública final a 1 de Outubro no Teatro Municipal da Malaposta, com a colaboração de uma estudante da Licenciatura. Organização da Divisão de Saúde da Câmara Municipal de Odivelas.
2005 Como coreógrafa convidada, criação do espectáculo Cenas Des-Compostas 2. Apresentação a públicos jovens em Almada e diversas localidades do país, e no Festival de Dança de Atenas, na Grécia.


ACTIVIDADE LIGADA A ORGANIZAÇÕES ACADÉMICAS E PROFISSIONAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS / PROFESSIONAL AND ACADEMIC ORGANIZATIONS

Desde 2010 Membro do Conselho Científico da Publicação Periódica “Corpo em cena” publicada em São Paulo: Anadarco
2011 Membro do Conselho de Revisão da Conferência Internacional da CORD.
Desde 2006 Membro da Comissão Científica da revista Science of Dance, publicada pela “Scientific Dance Association-Hellas”.
2008 Consultora/avaliadora para a Fundação de Ciência e Tecnologia.
2007 Membro do “International Advisory Board” e “reviewer” da publicação International Handbook on Research in Arts Education, editada por L. Bresler e publicado pela Springer
2006 Organizadora do Seminário Internacional “Dança e Movimento Expessivo”. Departamento de Dança da FMH. Apoio FCT.
2005 Membro da Comissão Organizadora do AIESEP World Congress – Active Lifestyles: The Impact of Education and Sport.Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa. www.fmh.utl.pt/aieseplisboa2005
2004 Membro da Comissão Científica do “Simpósio Nacional em Ciências do Desporto: Um olhar sobre a Investigação e a Inovação”.Unidade Orgânica de Ciências do Desporto, Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa. www.fmh.utl.pt/desporto/sncd
2003 Coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência Internacional “Pulses and Impulses for Dance in the Community”.Quinzena de Dança de Almada / Departamento de Dança da FMH. Centro Cultural de Santo maro, Laranjeiro. www.cdanca-almada.pt http://www.divadlo.cz/art/clanek.asp?id=3275
2003 Coordenadora da reunião sobre “Daci - Promoting dance for yong people” incluída na Conferência Internacional “Pulses and Impulses for Dance in the Community”.Quinzena de Dança de Almada / Departamento de Dança da FMH.Centro Cultural de Santo Amaro, Laranjeiro. www.cdanca-almada.pt
2003 Membro da Comissão de Selecção da 9th DACI Internacional Conference “Breaking Boundaries: Dances, bodies and multiculturalism”.Faculdade Social da Bahia.Salvador, Baía, Brasil.
2003 Organização do Seminário Nacional “Dança na Comunidade: Problemas e Perspectivas”.Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.
2000 Membro da Comissão organizadora do Seminário Internacional O Corpo, Movimento e Expressão. Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa.
1998 Coordenadora da Comissão Organizadora do Encontro Internacional de Dança Continentes em Movimento.Departamento de Dança da FMH / Câmara Municipal de Oeiras.
1998 Membro da Comissão Artístico-Científica da Conferência Internacional Novas Tendências no Ensino da Dança.Departamento de Dança da FMH/CMO.
1998 Convidada pela organização (Prof. Mirja Kalliopouska) para Membro da Comissão Científica do 3rd International Congress Research and Dance, programado para Helsínquia, no ano 2000.
1997 Organizadora do Seminário Internacional: Coreografia no Ensino da Dança. Departamento de Dança da FMH, Cruz Quebrada.
1996 Organizadora do Seminário Internacional: Análise(s) da Dança. Departamento de Dança da FMH, Cruz Quebrada.
1995 Organizadora do Seminário Internacional Dance: Tradition and Innovation. Departamento de Dança da FMH, Cruz Quebrada.
1992 Membro da Comissão Organizadora da Conferência Internacional Dança: Cursos e Discursos. Presidente da mesa em diversas sessões. Departamento de Dança da FMH / Acarte. Lisboa.


Actividade Docente e Profissional / Academic Positions and Professional Activities

2012 Coordenadora da área de Estudos Sociais da FMH-UTL
Desde Abril 2008 Coordenação do Mestrado em Performance Artística / Dança
2003/08 Coordenação da Unidade Científico-Pedagógica de Dança da FMH. Membro da Comisão Coordenadora do Conselho Científico da FMH.
Desde Fev. 2008 Criação e Direcção Artística do Núcleo de Dança Contemporânea da UTL “4º Colectivo”.
1997/08 Coordenação do Centro de Produção de Espectáculos (CEPE) do Laboratório Coreográfico da FMH. Apoio à produção de inúmeros espectáculos realizados na Faculdade, em teatros da zona de Lisboa e em diversas localidades do país. Desenvolvimento de projectos e apoio à investigação na área da análise do Espectáculo Coreográfico – Criação e Produção.
2004/06 Membro da Assembleia de Representantes da FMH.
2004/2005 Coordenou o processo de avaliação interna e relação com a avaliação externa ao currso de Licenciatura em Dança.
2004-05 Coordenadora da Licenciatura em Dança da FMH-UTL 
2005-07 Membro da Comissão de Acompanhamento e implementação da adequação dos cursos de Licenciatura da FMH-UTL a Bolonha;
1994 – 2007 Supervisão de programas de investigação-acção no âmbito da dança, nas áreas da produção artística e da intervenção comunitária
1996-2000 Membro da Comissão Executiva da Secção de Dança da European League of the Institutes of the Arts (ELIA)
1995/2005 Responsável pelos Trabalhos de Projecto (Actividades de Intervenção e Seminário) correspondentes ao estágio de profissionalização na menção Produção Artística da Licenciatura em Dança da FMH.
1994-95 Coordenadora do Departamento Dança da FMH-UTL
1994/95 Coordenadora dos Estágios Profissionalizantes na área da Produção Artística.

Leccionação:
Desde 2010 Professora Associada com Agregação do Departamento de Educação e Humanidades da FMH. Regência e leccionação de Composição Coreográfica, Técnicas de Cena e Produção de Eventos Culturais da Licenciatura em Dança.
2008/2010 Coordenação do Mestrado em Performance Artística - Dança. Regência e leccionação de Produção e Gestão de Projectos Artísticos , Análise do Comportamento do Bailarino e Coreografia do Curso de Mestrado em Performance Artística/Dança. RegÊncia de Multiculturalismo e multidisciplinaridade do Curso de Mestrado em Performance Artística/Dança.
2009 e 2010 Lecionação do módulo de Dança do Mestrado em Ensino Artístico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Abril 2009 e 2010 Lecionação do módulo de Dança da unidade curricular de Discursos Artisticos e Contextos Educativos Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta.
Março de 2009 Orientação de Seminário sobre ensino e avaliação nas áreas artísticas dirigido a professores das áreas artísticas promovido pelo Ministério da Cultura Angolano. Luanda, Angola.
2007/2009 Professora Associada do Departamento de Dança da FMH. Regência e leccionação de Composição Coreográfica, Técnicas de Cena e Produção de Eventos Culturais.
Janeiro 2009 Professora convidada na Universidade Catolica San Antonio de Murcia, Espanha.Sessões teóricas e práticas sobre Coreografia, no Máster Oficial Danza y Artes del Movimiento”.
2008 Colaboração no Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Abril 2008 Professora convidada no Departamento de Ensino da Dança da Helsinky Dance Academy, Finlândia.Sessões teóricas e praticas sobre Dança Portuguesa e Investigação em Dança.
Fevereiro 2008 Professora convidada no Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho. Leccionação de uma sessão sobre técnicas de cena no Curso de Mestrado em Gestão Artística e Cultural.
Fevereiro 2008 Professora convidada no Departamento de Dança da York St John University, em Inglaterra.Sessões teóricas e praticas sobre Criação Coreográfica e Coreografia.
2004/2006 Professora Associada do Departamento de Dança da FMH.Regência e leccionação de Improvisação e Composição, Coreografia e Produção Coreográfica. Leccionação de Técnica de Dança ou Sistemas e técnicas de Dança Teatral.
Fevereiro 2006 Professora convidada no Departamento de Dança da University of North Carolina at Greensboro, E.U.A. Sessões sobre Improvisação e Coreografia.
Fevereiro 2006 Professora convidada no Departamento de Dança da Arizona State University, em Tempe, EUA.Palestra sobre investigação em dança.
1994/2004 Professora Auxiliar do Departamento de Dança da FMH.Regência e leccionação de Improvisação e Composição, Coreografia e Produção Coreográfica. Leccionação de Técnica de Dança ou Sistemas e técnicas de Dança Teatral. Regência e leccionação de Análise do Comportamento do Bailarino - Curso de Mestrado em Performance Artística/Dança.Leccionação de um bloco de Psicologia da Arte - Curso de Mestrado em Performance Artística/Dança.Regência e leccionação de Coreografia - Curso de Mestrado em Performance Artística / Dança.
Dezembro 2004 Professora convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Composição e Dança Contemporânea.
Novembro 2004 Professora convidada no Instituto de Estudos da Criança. Universidade do Minho.Leccionação sobre ensino da dança no Curso de Mestrado em Estudos da Criança.
Fevereiro 2003 Professora convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Composição e Apreciação Coreográfica.
Março 2003 Professora convidada na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. (Programa Erasmus).Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Janeiro 2003 Professora Convidada na Western Michigan University, nos EUA.Master Classes sobre “Concert Dance in Portugal”, “Dance Technology”, Coreografia e Dança Moderna. http://www.wmich.edu/cfa/docs/enews_030901.doc
Maio 2002 Professora Convidada na Université de Clermont-Ferrand, na França.Master Classes sobre Coreografia e conferência sobre investigação para estudantes de Mestrado.
Abril 2002 Professora convidada na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. (Programa Erasmus).Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Março 2002 Professora convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Composição e Apreciação Coreográfica.
2001 Regência e leccionação dos módulos de Coreografia e Análise do Comportamento do Bailarino no curso de pós-graduação em Dança da Universidade da Corunha. www.udc.es/inef/galego/posgrado/danza_2002.htm
Abril 2001 Professora convidada na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. (Programa Erasmus). Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Março 2001 Professora convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Março 2001 Professora convidada na Theatre Academy de Helsínquia, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Coreografia.
Maio 2000 Professora convidada na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica.(Programa Erasmus).Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Março 2000 Professora convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Março 2000 Professora convidada na Danshogskolan, Stockholm, na Suécia. (Programa Erasmus).Leccionação de Danças Tradicionais portuguesas, em colaboração com a Prof. Ana Paula Batalha.
Abril 1999 Professora convidada na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. (Programa Erasmus).Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Março 1999 Professora convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Improvisação Coreográfica.
Fevereiro 1999 Professora convidada no Departamento de dança da Arizona State University, em Tempe, EUA.Leccionação de Master Class sobre coreografia.
Setembro 1997 Professora convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus).Leccionação de Metodologia da Dança Moderna e Improvisação Coreográfica.
Abril 1997 Professora convidada nas Université Libre de Bruxelles e Katholiek Universiteit Leuven, Bélgica.
Janeiro 1995 Professora convidada no Laboratório Coreográfico da Université de Paris V - René Descartes. (Programa Erasmus).Sessões sobre a investigação relativamente à Experiência do Bailarino em Cena.
l991/94 Assistente do Departamento de Dança da FMH-UTL. Regência e leccionação de Composição e Coreografia e Produção Artística. Leccionação de Dança Moderna e Pedagogia da Dança.
Fev./Abr. 1994 Docente convidada no ISEPK - Université Libre de Bruxelles, Bélgica, (Programa PIC - Erasmus). Leccionação de Metodologia da Dança do 2º ano da Licenciatura.
Outubro 1994 Professora convidada no Departamento de Dança da James Madison University, em Harrisonburg, Virginia, E.U.A. Leccionação de Composição, Técnica de Dança Moderna e sessões sobre a Dança em Portugal.
Outubro 1994 Professora convidada no Departamento de Dança da University of North Carolina at Greensboro, E.U.A. Sessões sobre A Experiência do Bailarino em Cena.
Outubro 1993 Docente convidada na University of Jyväskylä, na Finlândia. (Programa Erasmus). Leccionação de Técnica de Dança Moderna e Improvisação Coreográfica.
Janeiro 1993 Docente convidada nas Université Libre de Bruxelles e Vrije Universiteit Brussels, Bélgica. (Programa Erasmus).Sessões teóricas sobre Funções Sociais da Dança e teórico-práticas sobre Composição Coreográfica.
Maio 1992 Docente convidada na Université Lumière Lyon II, França. Leccionação de Técnica de Dança Moderna.
Maio 1992 Docente convidada na University of Surrey, Guilford, na Inglaterra. Sessão sobre Dança em Portugal, em colaboração com a Prof. Ana Paula Batalha.
Abril 1992 Docente convidada nas Université Libre de Bruxelles e Vrije Universiteit Brussels, na Bélgica. Sessões teóricas e práticas sobre Composição Coreográfica.
1984/91 Assistente Convidada do Instituto Superior de Educação Física/FMH - U. T. L. Leccionação, em diferentes anos, de cadeiras da Licenciatura em Educação Física - Ramo de Expressão Artística /Dança e posteriormente, da Licenciatura em Dança: Técnica de Dança Moderna, Técnica de Dança Jazz, Teoria da Dança, Composição e Criatividade, Fundamentos de Dança e Composição Coreográfica.
1987/88 Docente (Assistant) no Departamento de Dança da University of North Carolina at Greensboro. Leccionação de disciplinas do Curso de Dança Undergraduate: Modern Dance e Ballet.
1983/84 Assistente Convidada do Instituto Superior de Educação Física - U.T.L..Leccionação de Metodologia de Dança e Opção de Dança do curso de Educação Física.


Publicações de Livros
Macara, A., Ed. (2007).
Alma da Dança: Dilemas de Criação e Produção. Almada: Companhia de Dança de Almada.
Macara, A. & Batalha, A. P., Eds. (2006).
Dança e movimento expressivo. Textos e Resumos do Seminário Internacional. Lisboa: FMH Edições.Catalogado em: www.cm-coimbra.pt/bmc/plinkres.asp?Base=ISBD&Form=COMP&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt="AU Macara, Ana, ed. lit."
Macara, A. & Batalha, A. P., Eds. (2003).
Pulses and impulses for dance in the community. Proceedings of International Conference. Lisboa: FMH Edições.Catalogado em http://www.cid-unesco.org/html/virtual_library.html http://www.cm-coimbra.pt/bmc/plinkres.asp?Base=ISBD&Form=COMP&StartRec=0&RecPag=5&NewSearch=1&SearchTxt="AU Macara, Ana, ed. Lit.
Macara, A., Ed. (1998).
Actas da Conferência Internacional Continentes em Movimento: Novas Tendências no Ensino da Dança. Lisboa: FMH Edições. Catalogado em http://www.cid-unesco.org/html/virtual_library.html http://books.google.com/books?id=gGkSAAAACAAJ&dq=ana+macara&hl=pt-PT http://www.luciavillar.com.br/bibliodance2.htm - Bibliografia da Dança no Brasil
Macara, A., Ed. (1988).
Colectânea: Composição coreográfica. Lisboa: ISEF/UTL.

Capítulos de livros
Macara, A. (2012). Coreografía en la educación ¿Como y por qué? In S. G. Lozano e A. Vargas (Eds.),
Danza y Expression. Múrcia, Espanha: Diego Marín.
Macara, A. (2011). O Olhar do bailarino no olhar do espectador. In L. Rengel e K. Thrall, Eds,
Corpo em Cena, Volume 2 (p. 79-95). São Paulo: Anadarco. ISBN: 978-85-60137-25-1.
Macara, A. (2010). Sétimo dia. In S Silva, Ed.
No Princípio. Instituto das Artes/CEN/UnB, Brasília.Macara, A. (2010). Coreografía en la educación ¿Como y por qué? In G. Lozano e A. Vargas, Eds., Danza y Expression, (38-45). Múrcia, Espanha: Diego Marín.
Macara, A. (2007). Research in Dance Composition in Portugal. In L. Bresler (Ed.),
International Handbook on Research in Arts Education (pp. 529-531). Champaign, IL, USA: Springer.Livro organizado com selecção por Comissão Científica. Divulgação na net: http://books.google.com/books?id=A8kcswjOS6kC&pg=PA529&dq=ana+macara&hl=pt-PT&sig=vvxlp-yEYmNEhbdqSTIvyAGf-UM http://www.springerlink.com/content/j8954t40uh374174/
Macara, A. (1999). Identity and the vision of the body in the creation of dances. In G. Lidstone (Ed.),
Theatre and National Identity: The Response of Theatre Education (pp. 27-30). Bucarest, Roménia: The Consortium for the Coordination of European Performance & Theatre Studies/ Uniter/Unitext.

Publicações em revistas com comissão editorial

Macara, A. (2010). Coreografia na Educação: Como e Porquê?
Diálogos com a Arte, Revista de Arte, Cultura e Educação, 1, 85-90.
Macara, A. (2009). Do verbal ao corporal: Práticas de Ensino da Dança. E.B.T. Rodrigues e L.C.Faria Vargas (Eds.),
O Ensino da Dança: Desafios e possibilidades, (p. 39-44),Goiana, Brasil: Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás.
Batalha, A.P. & Macara, A. (2008, Outono/Inverno). Ouvir as vozes do corpo como paradigma de mudança na educação. Textos e Pretextos, 11, 82-86.
Batalha, A. P. & Macara, A. (2007, Set/Out.). Impacto das Actividades Expressivas na obesidade infantil: Encruzilhada das actividades físicas/artísticas.
Endocrinologia, Diabetes e Obesidade, revista da SPEO, 1, (5), 51.
Macara, A. (2006). A dança na vida da criança: Representações e papel educativo.
Ensinarte: Revista de Artes em contexto educativo, 7/8, 51-57.
Macara, A. (2004, Set.). Movimento e criatividade: O ensino da Dança na Escola.
Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 4 (2) 365.
Macara, A. & Serralheiro, R. (2003, Fevereiro/Agosto). Desenhando a dança: Estudo comparado sobre o significado da dança para crianças de diferentes meios sócio-culturais.
Diálogos Possíveis, Revista da Faculdade Social da Bahia, 2, Edição Especial, 103-110.
Macara, A. (2004, Abril). Conference Reviews: Pulses and Impulses for Dance in the Community.
Research in Dance Education, 5, 1, 92-93.
Macara, A. & Nieminen, P. (2003, Fevereiro/Agosto). Childrens’ representations of dancers and Dancing: Children in Portugal and in Finland express themselves about dance.
Diálogos Possíveis, Revista da Faculdade Social da Bahia, 2, 97-101.
Macara, A. (1989, Jul./Dez.). Study of different notions of center of the body in Modern Dance.
Motricidade Humana, 5, (2), 25-34.

Artigos em outras revistas científicas
Macara, A. (2008, Jan/Mar). XV Quincena de Danza de Almada: Punto de Encuentro para los amantes da la Danza.
Danza en Escena. 19, 30.
Macara, A. (2004). Metodologia de investigação sobre a vivência do bailarino em cena.
Estudos de Dança, 7/8, 51-62.
Macara, A. (1997). Apreciação e prática de dança na educação, ou a democracia no ensino das artes.
Estudos de Dança, 5/6, 115-119.
Macara, A., Batalha, A. P. & Vanfraechem, R. (1997). Técnica e expressão em diferentes géneros de dança: Estudo comparado das preocupações do bailarino de dança moderna e de dança popular.
Estudos de Dança, 5/6, 63-71.
Macara, A. (1997). Reflections on personal dance experience.
DaCi Bulletin, 20, (1), 21-25.
Macara, A. (1995). O papel do bailarino na preservação da tradição e na inovação coreográfica.
Estudos de Dança, 4, 59-66.
Macara, A. (1994, Dez.). Dança Moderna: Técnicas e Metodologias de Ensino.
Estudos de Dança, 3, 31-35.
Macara, A. (1994, Maio). Noções de composição na história da Dança Moderna.
Estudos de Dança, 2, 55-64.
Macara, A. (1987, Mar./Abr.). Dança Jazz: De arte popular a técnica de dança.
Sprint: Revista Técnica de Educação Física e Desportos, 6, (2), 72-77.
Macara, A. (1985, Jul.). Dança Jazz: De arte popular a técnica de dança.
Ludens, 9, (4), 50-54.

Artigos em Actas de Encontros Científicos
Macara, A. (2011). Em cena: Novos Tempos, novas linguagens. In S. Caldeira, Ed.,
Caminhos da Dança Teatral no Brasil, III Terceiro Seminário Nacional de Dança Teatro (pp. 288-291). Viçosa: UFV. ISBN: 978-85-7269-405-6
Assumpção, V. e Macara, A. (2011). Dança inclusiva: Reflexos do Processo de exclusão e inclusão social. In S. Caldeira, Ed.,
Caminhos da Dança Teatral no Brasil, III Terceiro Seminário Nacional de Dança Teatro (pp. 86-95). Viçosa: UFV. ISBN: 978-85-7269-405-6
Siviero, E. K., e Macara, A. (2011). Dança, Terapias e práticas corporais somáticas: Um diálogo possível. In S. Caldeira, Ed.,
Caminhos da Dança Teatral no Brasil, III Terceiro Seminário Nacional de Dança Teatro (pp. 279-287). Viçosa: UFV. ISBN: 978-85-7269-405-6
Batalha, A. P., Macara, A. e Mortari, K. (2011).
Expressão Artística, Saúde e Controle da Obesidade. Livro de Resumos do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer p. 28 ISBN 978-989-8537-01-0.
Macara, A., Batalha, A. P. (2011). B
odies In Dance Performance And Education Livro de Resumos do VII Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer p. 97 ISBN 978-989-8537-01-0.
Macara, A. & Batalha, A. P. (2008). Business Body, Artistic body and the paradigm of Human Movement. In K. Leikonen (Ed), Proceedings of Business Bodies 2008: International Conference. Helsinquia: IADE.
Batalha, A. P. & Macara, A. (2008). Self-perception of the body of dancers in performances. In K. Leikonen (Ed),
Proceedings of Business Bodies 2008: International Conference. Helsinquia: IADE.
Macara, A. (2008). Dança e liberdade criativa: Caminhos para a afirmação pessoal. 2
0º Encontro Anual da Associação de Professores de Expressão e de Educação Visual. http://www.apecv.pt/anexos/actividades/Encontro%202008.pdf
Franco, M. & Macara, A. (2008). La Danza como movimiento colectivo. In S. Guizado, (Ed.)
Actas da Conferência “Mujer Creadora”. Badajoz: Talikatao.
Macara, A. (2008). Del verbal al corporal – práticas de comunicacion artística. In G. Sanchez et al. (Eds),
El moviento Expressivo, Actas do II Congreso Internacional de Expresión Corporal y Educación, (p. 219-223). Salamanca: Amarú.
Batalha, A. P. & Macara, A. (2008). O contributo da Dança - Actividade Artística – na obesidade infantil. A
ctas do 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Viana do Castelo: IEC, Universidade do Minho. (Edição em CD).
Macara, A. (2007). Dance is a piece of my soul! Representations of Dance among youngsters of African background! In N. Benahum, (Ed.)
Proceedings of Congress on Research in Dance (CORD) Annual Conference: Dance and the community. Talahasse, Florida: CORD.
Macara, A. & Batalha, A.P. (2007). O ensino da dança na escola: Alguns porquês sobre a sua necessidade.
Actas da Conferência Nacional de Educação Artística. Ministério da Educação / Ministério da Cultura. In http://www.educacao-artistica.gov.pt/interven%C3%A7%C3%B5es/O%20ENSINO%20DA%20DAN%C3%87A-Ana%20Macara.pdf
Batalha, A.P. & Macara, A. (2007). A Dança como forma de literacia artístico-expressiva.
Actas da Conferência Nacional de Educação Artística. Ministério da Educação / Ministério da Cultura. In http://www.educacao-artistica.gov.pt/interven%C3%A7%C3%B5es/Ana%20Paula%20Batalha%20e%20Ana%20Macara.pdf
Macara, A. & Batalha, A. P. (2007). Youth and Dance: Relation of University students with different types of dance. In A. Williamson e D. Coimbra, Eds,
Prooceedings of the International Symposium on Performance Science (p. 391-396). Utrecht, Holanda: Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhocshschullen. Publicação em livro e na net : http://www.performancescience.org/?pg=4009 http://www.rcm.ac.uk/ISPS/ISPS2007/Proceedings/ByAuthor http://www.performancescience.org/cache/fl0003654.pdf
Batalha, A. P. & Macara, A. (2007). Rythm capacity: Comparison between profesional dancers and dance students. In A. Williamson e D. Coimbra, Eds,
Proceedings of the International Symposium on Performance Science (p. 29-34). Utrecht, Holanda: Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhocshschullen. Publicação em livro e na net : http://www.performancescience.org/?pg=4009 http://www.rcm.ac.uk/ISPS/ISPS2007/Proceedings/ByAuthor http://www.performancescience.org/cache/fl0003530.pdf
Macara, A. & Batalha, A. P. (2007). Proposta metodológica para o ensino da Dança. In B. Pereira, G. Carvalho & V. Pereira, Eds,
Comunicações do 3º Seminário Internacional Educação física, Lazer e saúde: Novas Realidades, Novas práticas (p. 9). Braga: UM, Instituto de Estudos da Criança. (Edição em DVD).
Batalha, A. P. & Macara, A. (2007). A Dança, uma proposta de lazer e utopia. In B. Pereira, G. Carvalho & V. Pereira, Eds,
Comunicações do “3º Seminário Internacional Educação física, Lazer e saúde: Novas Realidades, Novas práticas (p. 9). Braga: UM, Instituto de Estudos da Criança. (Edição em DVD).
Lozano, S., Santoja, F. & Macara, A. (2007). Lordosis / Kyphosis measurement in ballet dancers. In I. Fragoso, F. Carnide & F. Vieira, (Eds.)
Proceedings: The 3rd International Symposium on Measurement, Analysis and Modeling of Human Functions (p. 263-270). Lisboa: FMH Edições.
Macara, A. & Tavares, F. (2006). Do Palco ao vídeo: A experiência de Half-Siècle. In A. Macara e A. P. Batalha (Eds.),
Dança e movimento expressivo. Textos e Resumos do Seminário Internacional (p. 25). Lisboa: FMH Edições.
Rebelo, F. S. & Macara, A. (2006). Do público de dança no Centro Cultural de Belém. In A. Macara e A. P. Batalha (Eds.),
Dança e movimento expressivo. Textos e Resumos do Seminário Internacional (p. 71). Lisboa: FMH Edições.
Alegre, L. & Macara, A. (2006). Que Dança(s) na Educação Física e no sistema Educativo? In A. Macara e A. P. Batalha (Eds.),
Dança e movimento expressivo. Textos e Resumos do Seminário Internacional (pp. 93-98). Lisboa: FMH Edições
Macara, A. & Batalha, A. P. (2005). Dança: Contextos para o dsenvolvimento da motricidade expressiva. In J. M. P. Couto et al. (Eds.),
Libro de actas: IV Congreso Internacional de Moticidad Humana – Motricidad y Desarrollo Humano (p. 179-183). Porto do Son, Espanha: Diputación Provincial de A Coruña. Publicação em livro e na net: http://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=7751
Macara, A (2004). Dance in the Portuguese University. In D
ocument of the Beijing Forum on International Dance Dance Education and Development (pp. 52-53). Pequim, China: Beijing Dance Academy.
Macara, A. (2003). Dance for the elderly: A creative approach. In J. P. F. Garci & M. B. Perez & (Eds.), A
ctas del Primer Congreso Europeo de Educación Física FIEP 2002: La education Física en Europa y la calidad didáctica en las actividades físico-deportivas (pp. 605-609). Cáceres, Espanha: Facultad de Ciencias del Deporte de Universidad de Extremadura. http://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=6463
Macara, A. & Batalha, A. P. (2003). Estudo sobre a relação do público com diferentes géneros de dança. In G. Sanchez et al. (Eds.),
Actas do I Congresso Internacional de Expresión Corporal y Education: Expresión, Creatividad y Movimiento, (pp. 639-645). Salamanca, Espanha: Amarú Ediciones. http://www.expresiva.org/Zamora/91Actas.html
Macara, A. (2003). Modelos de integration de la danza en la Universidad a nivel internacional: Enseñanza e investigación. In T. G. San Emerito & P. M. Navajas (Eds.),
Actas del I Simposio Hispano-Luso: Titulaciones Superiores de Danza. Cáceres, Espanha: Facultad del Deporte, Universidad de Extrematura. (Edição em CD).
Macara, A. (2003). The partnership of dance and visual arts revealed in costumes for stage.
Proceedings, Hawaii International Conference on Arts and Humanities. Honolulu, Hawaii. Edição em CD e na net: http://www.hichumanities.org/AHproceedings http://216.109.125.130/search/cache?p=Ana+Macara&fr=yfp-t-501&toggle=1&ei=u http://www.hichumanities.org/AHproceedings/Ana%20Macara.pdf
Macara, A. (2003). Do you dance? A comparative study between physical education and dance student’s interest in Dance.
Proceedings, AIESEP International Congress, Madeira 2001. Funchal: Educação Física e Desporto, Universidade da Madeira. (Edição em CD).
Macara, A. (2001). Dance in Portugal: An overview.
Proceedings, 2001 Congress of the International Dance Council - Dance in the World Today. Paris: Conseil International de la Danse – CID. (Edição em CD).
Macara, A. (2001). What is the ideal dancer? The performer in Portuguese contemporary dance theatre. In R. Duerden (Ed.),
Proceedings of the first Momentum Conference. Dance Theatre: An International Investigation (pp. 39-45). Alsager, Reino Unido: The Manchester Metropolitan University.
Macara, A. (2001). Os jovens e a dança: Estudo sobre o interesse de estudantes do ensino secundário pela dança. In
Papers presented at the First Iberian Congress of Art Education. Maia, Portugal: ISMAI/APECV. Publicação em CD e na net: http://www.geocities.com/aiea2000/macaraport.html. http://www.prof2000.pt/users/marca/profdartes/.com/macaraport.html. http://www.prof2000.pt/users/marca/macaraport.htm
Macara, A. (2000). Dance performance: The influence of experience on self-perception of the body and pedagogical implications. In F. C. da Costa et al. (Eds.),
Research on teaching and research on teacher education: Proceedings of the International Seminar AIESEP 96 (pp. 150-154). Lisboa: FMH Edições.
Macara, A. & Batalha, A. P. (2000). Dance in Portugal. In
Proceedings of International Scientific Practical Conference: Education and Contemporary Dance. http://www.russianballet.spb.ru/eng/exercise/e00.html
Macara, A. & Vanfraechem, R. (2000). Yes or no to Tap dancing? A comparative study between Portuguese and Belgium youngsters. In J. Ledrew & H. Ritenburg (Eds.),
Proceedings of 8th Dance and the Child International Conference. Extensions and extremities: Points of Departure (pp. 85-98). Regina, Canadá: daCi.
Macara, A. (1999). O papel do centro corporal no discurso do bailarino. In A. P. Batalha & L. Xarez (Eds.)
Actas da Conferência Internacional, Dança: Cursos e Discursos. (pp. 33-36). Lisboa: F.M.H. Edições.
Macara, A. (1999). Visual Arts as stimulus for choreography: An interdependent process. In Jo Butterworth & Sita Popat (Eds.) T
he Art and Science of Nurturing Dancemakers: Papers from The Greenhouse Effect Conference (pp.167.172). Leeds, U.K.: University College, Bretton Hall and Yorkshire Dance.
Macara, A. (1999). Drawing about dance: A look at children watching dance performance. In A. Berry, (Ed.)
Proceedings, Confluences 2: Articulating the Unspoken. (pp. 117-126). Cidade do Cabo: The University of Cape Town School of Dance.
Macara, A. & Folgado, A. (1999). Video technology: Common ground for Visual Arts and Choreography. In A. W. Smith (Ed.),
Proceedings, International Dance and Technology IDAT 99 (pp. 47-48). Lethbridge, Aberta, Canada: Fullhouse. Publicação em livro e na net:http://www.ephemeral-efforts.com/IDAT99site/english/eventfri.pdf www.ephemeral-efforts.com/IDAT99site/english/abstracts/macara.html
Macara, A. (1999). L’enseignement de la danse et l’expression sur scène. In R. Vanfraechem & M. Frydman (Eds.),
Journée d’étude: Approche Psychologique et Pedagogique de la Danse (pp. 6-11). Bruxelas: ULB / Groupe de contact FNRS Psychologie du Sport / Danse Université.
Macara, A. (1999). Arts plastiques comme stimuli pour la creation chorégraphique. In R. Vanfraechem & M. Frydman (Eds.),
Journée d’étude: Approche Psychologique et Pedagogique de la Danse (pp. 35-43). Bruxelas: ULB / Groupe de contact FNRS Psychologie du Sport / Danse Université
Macara, A. (1998). Interaction between choreographer and dancer: New possibilities. In
Proceedings, Arts on the Edge Conference. (pp.1-7). Perth, Australia: Western Australian Academy of Performing Arts. (Edição em livro e em suporte informático).
Macara, A. (1998). From Costume into character: An approach in teaching choreography. In A. Macara (Ed.)
Actas da Conferência Internacional Novas Tendências no Ensino da Dança (pp. 214-218). Lisboa: FMH Edições.
Macara, A., Batalha, A. P. & Vanfraechem R. (1998). Preocupações técnicas e expressivas em bailarinas amadoras, semi-profissionais e profissionais: Estudo comparativo. In M. G. Valeiro et al. (Ed.),
Actas do VI Congreso Galego de Educación Física e Deporte, Vol II (pp. 383-392). Corunha, Espanha: Universidade da Corunha.
Macara, A. & Folgado, A. (1998). Composition in visual arts and choreography: An experiment with video technology. In
Proceedings, Arts on the Edge Conference. (pp.1-7). Perth, Australia: Western Australian Academy of Performing Arts. (Edição em livro e em suporte informático).
Macara, A. & Alves, T. (1997). Why do you dance? A study on the significance of dance for children. In E. Anttila (Ed.),
Proceedings, The 7th International Dance and the Child Conference: The Call of Forests and Lakes, (pp. 220-227). Kuopio, Finlândia: DaCi.
Batalha, A. P. & Macara, A. (1997). Rituals of the land and the sea in Portuguese traditional dance. In E. Anttila (Ed.),
Proceedings, The 7th International Dance and the Child Conference The Call of Forests and Lakes, (pp. 228-230). Kuopio, Finlândia: DaCi.
Macara, A. (1996). Who wants to be a dancer? Motivating children by showing and doing dances. In N. Bardaxoglou, C. Brack & M. Vranken (Eds),
Dance and Research 2: An interdisciplinary approach. Proceedings of 2nd International Congress on Research and Dance, (pp. 167-169). Bruxelas: Association Danse Université.
Macara, A. (1996). Performing before an audience: What does it mean to the dancer. In G. Lidstone & N. Witts (Eds.),
Proceedings of Concepts Second Conference: Dreams and Reconstructions, (pp. 61-74). Scraptoft, Leicester, U.K.: CONCEPTS.
Macara, A. (1996). Enjoying dance: Choreographic performance presented to children. In G. Lidstone & N. Witts (Eds.),
Proceedings of Concepts Second Conference: Dreams and Reconstructions, (pp. 56-60). Scraptoft, Leicester, U.K.: CONCEPTS.
Macara, A. & Vanfraechem R. (1996). The dancer's artistic qualities and personality traits: A correlated study. In N. Bardaxoglou, C. Brack & M. Vranken (Eds),
Dance and research 2: An interdisciplinary approach. Proceedings of 2nd International Congress on Research and Dance, (pp. 127-132). Bruxelas: Association Danse Université.
Macara, A. & Vanfraechem, R. (1995). Relationship between personality profile and self-perception of dancers in performance, in R. Vanfraechem & Y. Van de Auwelle (Eds.),
Proceedings of IXth European Congress on Sport Psychology, (pp. 270-276). Bruxelas: Fepsac.
Macara, A. & Vanfraechem, R. (1995). Personality traits of amateur and semi-professional dancers. In
Publication of 5th Annual Meeting of the International Association for Dance Medicine and Science, (p. 36). Telavive, Israel: International Association for Dance Medicine and Science.
Macara, A. & Batalha, A. P. (1994). Comparison of amateur and professional dancers in their self-perception and attitude profile in performance. In
Program of National Dance Association Conference: Focus on Dance Education, (p.19). Lansing, Michigan, E. U. A.: NDA / Michigan State University.
Macara, A. (1993). The functions of art and the importance of teaching dance composition. In A. Raftis (Ed.),
Teaching Dance. Proceedings of the 7th International Conference on Dance Research, Vol. 2, (pp. 59-68). Atenas, Grécia: International Organization of Folk Art.

Comunicações/ Papers in Conferences
Especificidades na abordagem didáctica das Artes. Sessão Plenária. Convite. IV Encontro das Áreas Artísticas na Educação. ESECB, Castelo Branco. 12/14 Dezembro 2008.
Synchronised swimmers motivations for the activity. 13th ECSS Congress: Sport Science by the Sea. FMH/ECSS. 9/12 Julho 2008. Centro de Congressos, Estoril.http://www.ecss-congress.eu
Del verbal al corporal – práticas de comunicacion artística Convite. AFYEC – Universidade de Salamanca. 1/4 Julho 2008. Campus Viriato, Zamora. Universidade de Salamanca. http://www.usal.es/~congresoexpresion/programa.htm
Dança e liberdade criativa: Caminhos para a afirmação pessoal. Comunicação em Mesa-Redonda. Convite. 20º Encontro Nacional da APECV - A Liberdade na Expressão Artística. 25/26 Abril 2008. Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. http://www.apecv.pt/anexos/actividades/Encontro%202008.pdf
Self-perception of the body of dancers in performances. Business Bodies 2008: International Conference. IADE – Institute for Art, Development and Education, Art Universities of Finland. 18 / 20 Abril 2008. Helsinky Dance Academy, Finlândia. http://www.iade.fi/iade/seminaaritjakonferensit http://www.iade.fi/iade/seminaaritjakonferenssit/paper_presentations.html
Discurso Inaugural. Convite. Abertura do Mestrado “Danza y artes del Movimiento”. Universidad Catolica San Antonio de Murcia – UCAM. 27 e 30 de Outubro 2008. Salon de Actos, Universidad Catolica San Antonio de Murcia, Espanha. www.ucam.edu
Business Body, Artistic body and the paradigm of Human Movement. Com Batalha, A. P. Business Bodies 2008: International Conference. IADE. 18 / 20 Abril 2008. Helsinky Dance Academy, Finlândia. http://www.iade.fi/iade/seminaaritjakonferenssit/paper_presentations.html
Apresentação de Mostra de vídeo-dança I, 16ª Quinzena de Dança de Almada / Companhia de Dança de Almada. 27 e 30 de Outubro 2008. Videoteca Municipal de Lisboa. Teatro Municipal de Almada. Almada.
La Danza como Movimiento cultural globalizante. Comunicação Principal. Convite. 2º Encontro Internacional Mujer Creadora 2008. Instituto da Mulher de Extremadura / Talikatao – Cultura y Desarrollo / Ayuntamiento de Los Santos de Maimona. 19 / 21 Abril 2008. Centro Cultural, Los Santos de Maimona, Espanha. http://www.mujercreadora.eshttp://www.talikatao.com
Apresentação de livro de Adriana Gehres “Corpo-Dança-Educação na contemporaneidade”. Convite. Instituto Piaget., 2 Dezembro 2008. Biblioteca do Intituto Piaget, Viseu.
Apresentação de livro de Adriana Gehres “Corpo-Dança-Educação na contemporaneidade”. Convite. 2 Dezembro 2008. Teatro Viriato, Viseu.
O contributo da Dança - Actividade Artística na obesidade infantil. 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança: Infâncias Possíveis, Mundos Reais. Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho. 2/4 Fevereiro 2008. IEC, Universidade do Minho. www.ciec.iec.uminho.pt http://ciec.iec.uminho.pt/mesas%20arte.html
Apresentação Mostra de vídeo-dança II. 16ª Quinzena de Dança de Almada / Companhia de Dança de Almada. 27 e 30 de Outubro 2008. Teatro Municipal de Almada. Almada. www.cdanca-almada.pt
Youth and Dance: Relation of University students with different types of dance. International Symposium on Performance Science 2007: Theories, Methods, and application in Music. Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhocshschullen / Universidade Católica do Porto.. 22/23 Novembro 2007.
Rythm capacity: Comparison between professional dancers and dance students. Poster. Performance Science 2007: Theories, Methods, and application in Music. Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhocshschullen / Universidade Católica do Porto. Association Européenne des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhocshschullen / Universidade Católica do Porto.. 22/23 Novembro 2007.
A Produção de Dança em locais específicos (Site-specific). Palestra. Convite. Ciclo de palestras Educar para as Ciências, Artes e Cultura. Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas, ESE, IPVC. 27 Fevereiro, 2008. Escola Superior de Educação, Viana do Castelo. http://portal.ipvc.pt/images/ipvc/ipvc/pdf/educar_2008_cartaz_final.pdf http://educar2008.blogspot.com
Corpo, Dança e tecnologia noPortugal de hoje. Palestra. Convite. Programa de Pós-graduações, Faculdade de Comunicação Social da UERJ. 8 de Maio, 2007. Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil. http://www.fcs.uerj.br/
O ensino da dança balizado pelas motivações dos estudantes e por uma ética humanista. Palestra. Convite. Instituto Municipal de Arte e Cultura – Rioarte., 7 de Maio, 2007. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Apresentação Mostra Internacional de vídeo-dança. 15ª Quinzena de Dança de Almada / Companhia de Dança de Almada. 15 de Novembro 2007. Teatro Municipal de Almada. Almada.
Apresentação Mostra Internacional de vídeo-dança. 15ª Quinzena de Dança de Almada / Companhia de Dança de Almada. 1 de Novembro 2007. Videoteca Municipal. Lisboa.
Impacto das Actividades Expressivas na obesidade infantil: Encruzilhada das actividades físicas/artísticas. Com Batalha, A.P. 11º Congresso Português de Obesidade: Controvérsias, Encruzilhadas e Soluções. Sociedade Portuguesa para o estudo da Obesidade. 10 a 13 Novembro 2007. Cascais. www.speo-obesidade.pt
Oficina de Dança: Criação, interpretação e observação. Workshop. Convite. Gerência de Projectos Artísticos do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Instituto Municipal de Arte e Cultura – Rioarte. 7 de Maio, 2007. Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
Narrativas Coreográficas: Dando voz ao corpo do aluno. Convite. Palestra integrada no Ciclo Palestras de Outono: Narrativa e Arte. Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas, ESE, IPVC. 28 Fevereiro, 2007. Escola Superior de Educação, Viana do Castelo. http://portal.ipvc.pt/images/ipvc/ipvc/pdf/ciclo_inverno.pdf www.cienciapt.net/noticiasdesc.asp?id=14424
O ensino da dança na escola: Alguns porquês sobre a sua necessidade. Conferência Nacional de Educação Artística. Ministério da Educação / Ministério da Cultura. 28 / 29 Outubro 2007. Casa da Música, Porto. www.min-edu.pt/np3/1296.html.
A Dança nas Escolas do Ensino Básico em Portugal: Necessidades e dificuldades. Com Alegre, L. Poster. Conferência Nacional de Educação Artística. Ministério da Educação / Ministério da Cultura. 28 / 29 Outubro 2007. Casa da Música, Porto. www.min-edu.pt/np3/1296.html.
A Dança como forma de literacia artístico-expressiva. Com Batalha. A. P. Poster. Conferência Nacional de Educação Artística. Ministério da Educação / Ministério da Cultura. 28 / 29 Outubro 2007. Casa da Música, Porto. www.min-edu.pt/np3/1296.html.
The influence of Ballet in Spanish Folk Dance. Com Gomez, S. & Vargas, A. Poster. XXIII European Seminar in ethnomusicology. 11/13 Outubro 2007. INET - Instituto de Etnomusicologia / ESEP, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
The importance of physical demands in contemporary Flamenco dance. Com Vargas, A., Lozano, S. G., Montesinos, J. L. G., Vicente, J. M., Gallardo, P. Poster. XXIII European Seminar in ethnomusicology. INET- Instituto de Etnomusicologia/ ESEP, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 11/13 Outubro 2007. Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. http://pwp.netcabo.pt/esemlisbon2007
A. Dance, Culture and Tradition in Portuguese “Fandango”. Com Batalha, A.P. XXIII European Seminar in ethnomusicology. INET- Instituto de Etnomusicologia/ ESEP, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 11/13 Outubro 2007Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
Dance Performance and self-perception of the body. 1st European Congress on Dance Research “Dance: From East to the West”. CID / Ege University / Municipality of Urgup
Center of The Body: It's Effect on Movement Creation. Workshop. 1st European Congress on Dance Research “Dance: From East to the West”. CID / Ege University / Municipality of Urgup. 28 Maio / 1 Junho 2007. Centro Cultural de Urgup, Turquia.
Lordosis / kyphosis measurement in ballet dancers. Com Lozano, S. G., Santoja, F. The 3rd International Symposium on Measurement, Analysis, and Modeling of Human Functions. ISHF / FMH. 14 / 16 Junho 2007. FMH, Cruz Quebrada. www.fmh.utl.pt/ishf2007
A Dança, uma proposta de lazer e utopia. Com Batalha, A. P. 3º Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde: Novas Realidades, Novas práticas Departamento de Comunicação e Arte, IEC, UA. 16/19 Maio de 2007Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga. www.seminarioefisicalazersaude.pt.tp
Proposta metodológica para o ensino da Dança. 3º Seminário Internacional Educação física, Lazer e saúde: Novas Realidades, Novas práticas. Departamento de Comunicação e Arte, IEC, UA. 16/19 Maio de 2007. Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga. www.iec.uminho.pt
Estudo das audências em Portugal: A Dança vista por médicos. Performa ’07: Encontros de Investigação em performance. Departamento de Comunicação e Arte, UA. 12/14 Maio de 2007. http://performa.web.ua.pt http://performa.web.ua.pt/PROGRAMA_FINAL.pdf
A interpretação rítmica nas artes performativas. Com Batalha, A.P. Comunicação formal. Performa ’07: Encontros de Investigação em performance. Departamento de Comunicação e Arte, UA. 12/14 Maio de 2007. Universidade de Aveiro: Aveiro. http://performa.web.ua.pt
Dança, Educação e tecnologia. 1º Seminário Interno da Faculdade Angel Vianna. Faculdade Angel Vianna . 2/4 de Maio 2007. Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, Brasil. www.escolaangelvianna.com.br
Coreografia e narrativa. Workshop Convite. 1º Seminário Interno da Faculdade Angel Vianna Faculdade Angel Vianna . 2/4 de Maio 2007. Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, Brasil. www.escolaangelvianna.com.br
Dança e Teatro. Participação em Mesa Redonda. Convite. Debate Nacional sobre educação Artística. Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. 28 Abril 2007. FBAUL. www.apecv.pt/destaques.php.
La mujer y la danza en la sociedad Portuguesa. Keynote. Convite. 1er Encontro Internacional Mujer Creadora 2007: Arte, Cultura, Creatividad y Compromiso Social Instituto da Mulher de Extremadura / Talikatao – Cultura y Desarrollo / Ayuntamiento de Los Santos de Maimona. 19 / 21 Abril 2007. Centro Cultural, Los Santos de Maimona, Espanha. http://www.mujercreadora.es
Coreografia en la escuela ¿Como y porqué? Convite. II Jornadas Universitarias de Danza Contempóranea “Unidanza06”. Centro Cultural Parraga / Departamento de Ciências de la Actividad Física y el Deporte / Conservatório Profisional de Danza. 25/26 Maio 2006 Centro Cultural Parraga, Múrcia, Espanha. http://www.centroparraga.com
Do público de dança no Centro Cultural de Belém. Com Rebelo, F. S. Seminário Internacional: Dança. e Movimento Expressivo. Dep. Dança, FMH-Universidade Técnica de Lisboa. Abril, 2006. FMH, Lisboa. www.iartes.pt/news/newsletter_03_53_09fulltext.html
Do Palco ao vídeo: A experiência de Half-Siècle. Seminário Internacional: Dança e Movimento Expressivo. Dep. Dança, FMH-Universidade Técnica de Lisboa. Abril, 2006. FMH, Lisboa. www.iartes.pt/news/newsletter_03_53_09fulltext.html
Contextos de Dança na época de Mozart. Convite. Palestra integrada nas Comemorações do 250º Aniversário do nascimento de Mozart. Instituto Superior de Ciências Educativas. 26 Janeiro, 2006. Instituto Superior de Ciências Educativas, Odivelas.
Apresentação Mostra Internacional de Vídeo-Dança . 14ª Quinzena de Dança de Almada / Companhia de Dança de Almada. 13 e 14 de Novembro 2006. Sala de Áudio-visuais. Teatro Municipal de Almada.
Que dança(s) na educação física e no sistema educativo? Com Alegre, L. Seminário Internacional: Dança e Movimento Expressivo. Dep. Dança, FMH-Universidade Técnica de Lisboa . Abril, 2006. FMH, Lisboa. www.iartes.pt/news/newsletter_03_53_09fulltext.html
A dança na vida da criança: Representações e papel educativo. Convite. Seminário Internacional. Semana das Artes: Perspectivas Internacionais na Educação Artística. Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2/6 Maio, 2005. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. http://portal.ipvc.pt/images/ipvc/ipvc/pdf/ciclo_inverno.pdf
A dança na vida da criança: Representações e papel educativo. Convite. Semana das Artes: Perspectivas Internacionais na Educação Artística. Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2/6 Maio, 2005. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. http://portal.ipvc.pt/images/ipvc/ipvc/pdf/ciclo_inverno.pdf
The Apreciation of Dance Performance. Performing the World 3: The Performance of Creativity and the Creativity of Performance. East Side Institute. Outubro, 2005. East Side Institute, Nova Iorque. http://www.performingtheworld.org
Dance Teaching in the Province of Padova, Italy: The variety of approaches. Com Biasutti, N. 7th Annual Conference of National Dance Education Organization – The spirit of creativity: Its essence in dance Education. Nacional Dance Education Organiation. Outubro, 2005. Buffallo/Niagara, Nova Iorque. http://www.ndeo.org/PastConferences.asp
Closer to the infinite! Representations of Dance among University dance students in Portugal. 7ª Annual Conference of National Dance Education Organization – The spirit of creativity: Its essence in dance Education. Nacional Dance Education Organiation. Outubro, 2005. Buffallo/Niagara, Nova Iorque. http://www.ndeo.org/PastConferences.asp www.ndeo.org/PresenType9205.pdf
Expectativas iniciais e aplicação de competências finais de estudantes de licenciatura em dança. Poster. 4º Simpósio “Pedagogia na Universidade”. Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa. 21 Fevereiro, 2006. UTL, Faculdade de Veterinária, Lisboa. http://www.utl.pt/75anos/simposio1/default/htm
Dance is a piece of my soul! Representations of Dance among youngsters of African background. Congress on Research in Dance (CORD) Annual Conference: Dance and the community. CORD / Florida State University. 4/6 Março, 2005. Florida State University, Tallahassee, Florida, EUA. www.cordance.org
Characterization of Dance in the Province of Padova, Italy. Biasutti, N.Com 3rd Winter Conference on Arts Education. University of Arizona College of Fine Arts/ Arts and Learning Special interest Group. 16/18 Fevereiro, 2005. Hilton Hotel, Tucson, Arizona, EUA. www.arts.arizona.edu/winterconference
Performing Arts Higher Education in Portugal. 3rd Winter Conference on Arts Education. University of Arizona College of Fine Arts/ Arts and Learning Special interest Group. 16/18 Fevereiro, 2005. Tucson, Arizona, EUA www.arts.arizona.edu/winterconference
Reflections on dance, dancer, Dance Teachers and Dance Audiences. Making a Difference in Dance: Ethics and Politics embodied in Dance. Theater Academy Helsinky. 10/12 Dezembro 2004 Theater Academy Helsinky. Helsínquia, Finlândia. www.dancethics.com/eng/purpose.html
Dance Practice for older people. Poster. X Conferência Internacional EGREPA: Exercício e envelhecimento Saudável. FMH / Egrepa. 1/3 Setembro 2004. Tagus Parque, Oeiras. www.fmh.utl.pt/egrepa2004
A dança e a criança. Conferência. 12ª Quinzena de Dança de Almada / Companhia de Dança de Almada. Outubro 2004. Forum Municipal Romeu Correia. Almada
Movimento e criatividade: O ensino da dança na escola. Poster. 10º Congresso de Ciências do Desporto e da Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Faculdade de Ciências do Desporto, Porto. 27 Setembro/ 1 Outubro 2004. www.fcdef.up.pt/15anos
Dance in the Portuguese University. Convite. Forum on International Dance Data: Education and Development. Beijing Dance Academy. 22/29 Setembro 2004. Academia de Dança de Pequim, China. www.bda.edu.cn
Robot movement as inspiration for choreographic creation. Theatres of Science Conference: Crossovers and Confluences. Departamento de Teatro da University of Glamorgan, Reino Unido. 6/11 Setembro 2004. University of Glamorgan, Pontypridd, País de Gales, R.U
Dança na escola. Keynote. 3º Forum Internacional de Esportes: Esporte, Gestão e Sociedade. Fesporte – Fundação Catarinense de Desportos. 6/8 Abril, 2004. Centro de convenções, Florianápolis, Brasil. www.fesporte.sc.gov.br
Dança, arte e desporto no feminino. Poster. II Congresso Internacional Mulheres e Desporto: Agir para a Mudança. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, Universidade do Porto. 5/7 Novembro, 2003. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, Universidade do Porto. www.fcdef.up.pt/15anos
Women dancing in the night: Study about Dancers in Portuguese night clubs. International Conference “Pulses and Impulses for Dance in the Community”. Quinzena de Dança de Almada / Departamento de Dança da FMH. 23/26 Outubro, 2003. Centro Cultural de Santo Amaro, Laranjeiro. http://www.divadlo.cz/art/clanek.asp?id=3275
No knowledge required. Comunicação em Mesa Redonda. International Conference “Pulses and Impulses for Dance in the Community”. Quinzena de Dança de Almada / Departamento de Dança da FMH. 23/26 Outubro, 2003. Centro Cultural de Santo Amaro, Laranjeiro. http://www.cdanca-almada.ptt http://www.danzarevista.com/pages/members/24_151003/agenda.php?seccion=notas/ag04 http://www.ballet.co.uk/dcforum/news/1879.html
Dance for the elderly: A creative approach. Primer Congreso Europeo de Educación Física FIEP 2002: La Education Física en Europa y la calidad didáctica en las actividades físico-deportivas. FIEP / Facultad de Ciencias del Deporte de Universidad de Extremadura. 3/7 Setembro, 2003. http://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=6463
Dance Education in Portugal. Key panel. Convite. Congresso Internacional. 9th DACI Internacional Conference “Breaking Boundaries: Dances, bodies and multiculturalism”. Faculdade Social da Bahia. 3/10 Agosto, 2003. Centro de Congressos, Salvador, Baía, Brasil.
Desenhando a dança: Estudo comparado sobre o significado da dança para crianças de diferentes meios sócio-culturais. 9th DACI Internacional Conference “Breaking Boundaries: Dances, bodies and multiculturalism”. Faculdade Social da Bahia. 3/10. Agosto, 2003. Centro de Congressos, Salvador, Baía, Brasil.
Childrens representations of dancers and Dancing: Children in Portugal and in Finland express themselves about dance. 9th DACI Internacional Conference “Breaking Boundaries: Dances, bodies and multiculturalism”. Faculdade Social da Bahia.. 3/10 Agosto, 2003. Centro de Congressos, Salvador, Baía, Brasil.
Aspectos da Dança Contemporânea em Portugal. Convite. Palestra. Centro de Formação e Pesquisa das Artes Apolo Hermínio. 15 Agosto, 2003. Teatro Apolo Hermínio, Recife, Brasil.
Dança na Universidade. Convite. Palestra aberta ao público. Divisão de Apoio Técnico Pedagógico da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. 15 de Agosto, 2003. Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil.
O desenho infantil e a dança. Convite. Palestra inserida na séria “Diálogos com quem faz arte”. 1 de Agosto, 2003. Escola Caleidos Arte e Ensino, São Paulo, Brasil.. http://www.caleidos.com.br. http://portal.unesco.org/culture/es/ev.php-URL_ID=28561&URL_DO=DO_TOPIC&
Concert Dance in Portugal and Europe. Convite. Palestra. Western Michigan University – Departamento de Dança. 8 Janeiro, 2003. Western Michigan University, Kalamazoo, EUA
Dança, a linguagem do corpo. Com Batalha, A. P. III Congresso Internacional de Motricidade Humana: O corpo na cultura do século XXI. Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana. 27/30 Julho, 2003. Palmela, Portugal
Estudo sobre a relação do público com diferentes géneros de dança. I Congresso Intenacional de Expresión Corporal y Education: Expresión, Creatividad y Movimiento. Universidad de Salamanca / AFYEC (Actividad física y expresión corporal). 1/4 Julho, 2003. Campus Universitario Viriato, Zamora, Espanha. http://www.expresiva.org/Zamora/91Actas.html
Dance performance and the self-perception of the body. Poster. European Workshop on Movement Science – EWOMS: Mechanics, Physiology, Psychology. University of Munster, Department of Training and Movement Science.. 22/24 Maio, 2003. Franz-Hitze Haus, Munster, Alemanha http://ww.uni-muenster.de/EWOMS
The partnership of dance and visual arts, as revealed in costumes for dance. Hawaii International Conference on Arts and Humanities. University of Hawaii. 12/15 Janeiro, 2003. Honolulu, Hawai http://hichumanities.org/
The dance I see: Study about audience’s relation with different types of dance. Hawaii International Conference on Arts and Humanities, University of Hawaii, 12/15 Janeiro, 2003. Honolulu, Hawai
Dance composition: First Steps in choreographic work. Convite. Seminário Internacional Tanssiseminaari: Tanssin lukutavat. University of Jyvaskyla, 8-9 Março, 2002, University of Jyvaskyla, Finland
Profils de personalité de danseurs amateurs et semi-professionels. Keynote. Convite. Journée d’etudes du Groupe de Contact FNRS – Psychologie du sport. . Groupe de Contact FNRS / ULB. 8 Dezembro, 2001. Universidade Livre de Bruxelas.
Os jovens e a dança: Estudo sobre os interesses e motivações para a dança de jovens do ensino secundário. Convite. I Congresso Ibérico de Educação Artística: A casa dos espíritos . Associação Portuguesa de Expressão e Comunicação Visual / FIBEA-Federação Ibérica de Educação Artística. 28/30 Novembro, 2001. Instituto Superior da Maia, Castelo da Maia http://prof2000.pt/users/marca/profdartes/iberico.html http://www.apecv.pt/ak/actividades.htm
Utilização do acaso na criação de danças. Workshop. Convite. I Congresso Ibérico de Educação Artística: A casa dos espíritos . Associação Portuguesa de Expressão e Comunicação Visual / FIBEA-Federação Ibérica de Educação Artística. 28/30 Novembro, 2001. Instituto Superior da Maia, Castelo da Maia.
Desenhando a dança: Estudo comparado sobre o significado da dança para crianças de diferentes grupos sócio-culturais, Convite. Seminário Internacional: Dança para crianças.. Departamento de Dança, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. 30 Março, 2001. FMH, Lisboa
Atitudes relativamente à dança: Estudo comparativo entre estudantes de Educação física portugueses e belgas. 8º Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos países de Língua Portuguesa. Desporto, Educação & Saúde. Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. 13-17 Dezembro, 2000. FMH, Lisboa
Modelos de integration de la danza en la Universidad a nivel internacional: Enseñanza e investigación. Keynote. Convite. I Simposium Hispano Luso: Titulaciones Superiores de Danza y Actividades Afines. Aula de Danza da la Universidad de Extremadura / Facultad de Ciencias del Deporte / Associación Española de Areas Universitarias de Danza. 2-3 Dezembro, 2000. Cáceres, Espanha
Dance practice: There’s no age for playing with art, chance and communication. Convite. EGREPA 8th International Congress: Physical activity and ageing, ISEPK, Université Libre de Bruxelles / European Group for Research into Elderly and Physical Activity . 20-23 Setembro, 2000, Université Libre de Bruxelles, Bruxelas, Bélgica.
Body and Creativity. Workshop. Convite. EGREPA 8th International Congress: Physical activity and ageing, ISEPK, Université Libre de Bruxelles / European Group for Research into Elderly and Physical Activity . 20-23 Setembro, 2000, Université Libre de Bruxelles, Bruxelas, Bélgica.
La Danse dans l’enseignement. Convite. Comunicação formal Groupe de Contact Éducation Physique. 11 Maio, 2000. Université libre de Bruxelles. Bruxelas, Bélgica
Costumes in choreography: Containers or extensions of the body? 8th Dance and the Child International Conference. DaCi Conference 2000. Extensions and extremities: Points of Departure. 29 Julho/5 Agosto 2000. University of Regina e Saskatchewan Center for the Arts. Regina, Canadá.
Yes or no to Tap dancing? A comparative study between Portuguese and Belgium youngsters. 8th Dance and the Child International Conference. DaCi Conference 2000. Extensions and extremities: Points of Departure. 29 Julho/5 Agosto 2000. University of Regina e Saskatchewan Center for the Arts. Regina, Canadá.
Culture and Gender in Portuguese Fandango Folk Dance. Dancing in the Millenium: An International Conference, Congress on Research in Dance / Dance Critics Association / National Dance Association / Society of Dance History Scholars. Julho 2000. Washington, D.C., EUA
Memórias pessoais na criação de dança. Workshop. Convite. Criativa 99: Novas Tendências nas Artes Cénicas. Escola Superior de Educação de Beja / Universidade de Santiago de Compostela - MICAT / Arte Pública - Artes Performativas de Beja. 20-26 Setembro 1999. Escola Superior de Educação de Beja, Portugal
What is the ideal dancer? The performer in Portuguese contemporary dance theatre. Momentum. Dance Theatre: An International Investigation. The Department of Contemporary Arts - The Manchester Metropolitan University. 9 – 12 Setembro 1999. Manchester Metropolitan University. Alsager, Reino Unido.
Dança no século XX. Conferência. Integrado em Comemorações do Dia Internacional da Dança. Centro de Produção de Espectáculos, FMH. Abril 1999. Forum Municipal de Almada
Drawing about dance: A look at children watching dance performance. Confluences 2: Articulating the Unspoken. University of Cape Town School of Dance. 14 –17 Julho 1999. Cidade do Cabo, África do Sul
Using chance methods in the creation of dances: A playful approach in dance teaching. Workshop. XIV IPA Conference: The Community of Play. Faculdade de Motricidade Humana / International Association for the Child's Right to Play. 21 – 25 Junho 1999. FMH, Lisboa
L'élement visuel comme motivation pour la creation, Workshop. Convite. Journée d'Études: Psichopédagogie de la Danse. Université Libre de Bruxelles / Association Danse-Université. 6 Março 1999. Université Libre de Bruxelles, Bruxelas, Bélgica
L'enseignement de la danse et l'expression sur scène. Convite. Journée d'Études: Psichopédagogie de la Danse. Université Libre de Bruxelles / Association Danse-Université. 6 Março 1999. Université Libre de Bruxelles, Bruxelas, Bélgica
Video technology: Common ground for Visual Arts and Choreography. Dance and Technology IDAT 99. Arizona State University Dance Department, 25-28 Fevereiro 1999, Arizona State University, Tempe, USA http://www.ephemeral-efforts.com/IDAT99site/english/eventfri.pdf
From Costume into character: An approach in teaching choreography. Novas Tendências no Ensino da Dança. Departamento de Dança da FMH / DaCi: Dance and the Child International. 15 – 18 Outubro 1998. Auditório Eunice Muñoz, Oeiras, Portugal
Between being and... Being! Vídeo demonstração. Continentes em Movimento. Departamento de Dança da FMH / DaCi: Dance and the Child International / Association Européene des Historiens de la Danse. 15 – 18 Outubro 1998. Auditório Eunice Muñoz, Oeiras, Portugal.
Visual Arts as stimulus for choreography: An interdependent process. Convite. International Conference The Greenhouse Effect: The Art and Science of Nurturing Dancemakers. University College, Bretton Hall / Yorkshire Dance. 17 – 20 Setembro 1998. Leeds, U.K.
Composition in visual arts and choreography: An experiment with video technology. Arts on the Edge Conference. Western Australian Academy of Performing Arts. 30 Março – 3 Abril 1998. WAAPA, Perth, Austrália
Interaction between choreographer and dancer: New possibilities. Workshop. Arts on the Edge Conference. Western Australian Academy of Performing Arts. 30 Março – 3 Abril 1998. WAAPA, Perth, Austrália
Children and dance performance: Drawing about it. The 7th Dance and the Child International Conference: The Call of Forests and Lakes. 28 Julho – 3 Agosto 1997. Kuopio, Finlândia.
Rituals of the land and the sea in Portuguese traditional dance. Com Batalha, A. P. Workshop. The 7th Dance and the Child International Conference: The Call of Forests and Lakes. 28 Julho – 3 Agosto 1997. Kuopio, Finlândia.
Why do you dance? A study on the significance of dance for children. The 7th Dance and the Child International Conference: The Call of Forests and Lakes. 28 Julho – 3 Agosto 1997. Kuopio, Finlândia.
Artes e técnicas da produção coreográfica. Convite. 3º Encontro de Movimentos Contemporâneos de Dança/97. 25 – 27 Abril 1997. FMH, Cruz Quebrada
The role of the dancer in the evolution of choreography. Convite. Simposium International. Journée d'Études: Relation Chorégraphe Interprète. Hoger Instituut Voor Dans (HogerSchol Antwerpen) / Association Danse-Université. 27 Abril 1997. Lier, Bélgica
Choreographer and dancers. Comunicação / Demonstração. Convite. Simposium International. Journée d'Études: Relation Chorégraphe Interprète. Hoger Instituut Voor Dans (HogerSchol Antwerpen) / Association Danse-Université. 27 Abril 1997. Lier, Bélgica
Apreciação e prática de dança na educação, ou a democracia no ensino das artes. IV Seminário Internacional: Coreografia no Ensino da Dança. Departamento de Dança da FMH. Abril 1997. F.M.H., Lisboa.
As crianças e a dança: Ver e fazer, para tirar prazer.... Conferência. 4ª Quinzena da Dança de Almada. Outubro, 1996. Sede do GDA, Almada. www.cdanca-almada.pt
Activités artistiques et dévelopement individuel à l'Université. Convite. Conferência promovida por ocasião das cerimónias de geminação de St. Etiènne com o Município de Oeiras, Université Jean Monnet. Janeiro 1996. Université Jean Monnet, St.Étienne, França
Dance performers: The influence of experience on the self-perception of the body. Poster. AIESEP 96' International Seminar. FMH / AEISEP. 21-24 Novembro 1996. Culturgest, Lisboa
Identity and the vision of the body in the creation of dances. Comunicação/Demonstração. Convite. International Symposium, Theatre and National Identity: The Response of Theatre Education. The Consortium for the Coordination of European Performance & Theatre Studies (CONCEPTS). 3-5 Julho 1996. Sibiu, Roménia.
Preocupações técnicas e expressivas em bailarinas amadoras, semi-profissionais e profissionais: Estudo comparativo. VI Congreso Galego de Educación Física e Deporte. INEF, Universidade da Corunha. 6-8 Junho 1996. INEF, La Corunha, Espanha
A arte de bem disfarçar seu sentimento: Reflexão sobre expressão e aprendizagem da Dança. VI Congreso Galego de Educación Física e DeporteINEF, Universidade da Corunha. 6-8 Junho 1996. Corunha, Espanha
Técnica e expressão em diferentes géneros de dança: Estudo comparado das preocupações do bailarino de Dança Moderna e de Dança Popular. III Seminário Internacional: Análise(s) da Dança. Departamento de Dança da FMH. Maio 1996. FMH, Lisboa
Três Canções de Nina Hagen: Análise de componentes espaciais e seu impacto temático-expressivo. Com Figueiredo, L. S. III Seminário Internacional: Análise(s) da Dança. Departamento de Dança da FMH. Maio 1996. FMH, Lisboa.
Relationship between personality profile and self-perception of dancers in performance. Convite. IXth European Congress on Sport Psychology. Federation Européenne de Psychologie des Sports et des Activités Corporelles / Université Libre de Bruxelles. 4-9 Julho 1995. Université Libre de Bruxelles, Bruxelas, Bélgica
Who wants to be a dancer? Motivating children by showing and doing dances, Convite. II International Congress on Dance and Research. Association Danse Université/ Vrije Universiteit Brussels. 9-13 Julho 1995. Vrije Universiteit Brussels, Bruxelas, Bélgica
The dancer's artistic qualities and personality traits: A correlated study. Convite. II International Congress on Dance and Research. Association Danse Université/ Vrije Universiteit Brussels. 9-13 Julho 1995. Vrije Universiteit Brussels, Bruxelas, Bélgica
Personality traits of amateur and semi-professional dance. 5th Annual Meeting of the International Association for Dance Medicine and Science: Arts Medicine and Therapy. IADMS/IAMA/PAMA. 12-15 Junho 1995. Telavive, Israel.
Performing before an audience: What does it mean to the dancer. 2nd CONCEPTS Conference, Contemporary Performance: Dreams and Reconstruction. The Consortium for the Co-ordination of European Performance & Theatre Studies (Concepts) / Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Abril 1995. Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto.
Enjoying dance performance. 2nd CONCEPTS Conference, Contemporary Performance: Dreams and Reconstruction. The Consortium for the Co-ordination of European Performance & Theatre Studies (Concepts) / Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Abril 1995. Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto.
Comparação de perfis de atitudes e auto-percepção de praticantes de dança amadores e profissionais relativamente à sua apresentação face ao público. IV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa. Universidade de Coimbra. 2-5 Março 1995. Universidade de Coimbra
O papel do bailarino na preservação da tradição e na inovação coreográfica. II Seminário Internacional, Dança: Tradição e Inovação. Departamento de Dança da FMH. 24-26 Março 1995. FMH, Lisboa
Comentários ao trabalho de Merce Cunningham. Jornadas "Viva a Ciência". Faculdade de Motricidade Humana. Outubro 1995. Departamento de Dança da FMH
The experience of the dance performer. Convite. Prelecção. Departamento de Dança da James Madison University. Outubro 1994. Harrisonburg, Virginia, E.U.A.
Self-perception and attitude profile of male and female dancers in performance. Congress on Research in Dance Conference: Engendering Dance, Engendering Knowledge. CORD. 3-6 Novembro 1994. Texas Women's University, Denton, EUA
Dança: Que linguagens? Linguagens Universais: O Gesto, A Pintura, A Escultura, A Dança, A Música... Pelouro da Cultura da C.M.L/Gabinete de Referência Cultural. 28 Outubro 1994. Biblioteca Municipal de Camões, Lisboa.
Comparison of amateur and professional dancers in their self-perception and attitude profile in performance. National Dance Association Conference: Focus on Dance Education. NDA / Michigan State University. 20 –23 Outubro 1994. Michigan State University. Lansing, Michigan, E. U. A.
Dance in Portugal: From spectators to creators. Com Batalha, A. P. Convite da organização. Identities of Dance in Contemporary Europe. Dance Studies, University of Surrey. 18 – 19 Março 1994. University of Surrey, Guildford.
Problemas no ensino da Dança Moderna. Seminário Internacional Pedagogia da Dança: Problemas e Perspectivas. Departamento de Dança da F.M.H.. Setembro 1993. FMH, Lisboa
The functions of art and the importance of teaching dance composition. 7th International Conference on Dance Research: Teaching Dance. International Organization of Folk Art. Julho 1993 . Portaria, Grécia
Da prática da composição coreográfica à compreensão da dança como forma de expressão artística. Conferência Nacional do Ensino Artístico, GETAP. Outubro 1992. Forum da Maia, Porto
O papel do centro corporal no discurso do bailarino. Dança: Cursos e Discursos. Departamento de Dança F.M.H./ Acarte. Fevereiro 1992. Acarte, Lisboa,
Funções sociais da Dança. Convite. Seminário. Divisão de cultura da Câmara Municipal de Lisboa. Dezembro 1992. Teatro Maria Matos, Lisboa.
Sobre Simone Forti, Convite. Acarte / Departamento de Dança FMH. Julho 1991. Acarte, Lisboa

Vídeo Educacional

Martins, A. e Macara, A. (2010). A Magia da Dança. Lisboa: Universidade Aberta.


Outros Elementos que considere importantes
2010 Integrou a equipa de autores encarregada de proceder à elaboração das Metas de Aprendizagem na Área de Expressões Artísticas (Dança) dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Desde 2006 Membro da Comissão Científica da revista Science of Dance, publicada pela “Scientific Dance Association-Hellas”.
2007 Membro da Comissão Científica do livro editado por L. Bresler, International Handbook on Research in Arts Education. Champaign, IL, USA: Springer.
199312Directora Artística da Quinzena da Dança de Almada – Festival Internacional de Dança, presentemente a preparar a sua 16º edição.
1997/09 Consultora Técnico-Artística da Companhia de Dança de Almada. www.cdanca-almada.pt www.ladanse.com/auto/wlduk.mv?showcat+ptcompag http://www.territorioartes.pt/images/imgProducao/1319/CDAlmada_BREVE_APRESENTACAO.pdf
2007 Colaborou com o Tala Dance Centre para a Platform of Young Choreographers em Zagreb, Croácia. The initiative to develop the contemporary dance scene and establish young choreographers. http://www.tala.hr/?site_id=5&page_id=195
2006 Presidente do Júri do 1º Concurso Coreográfico Nacional realizado no Barreiro e apoiado pela Câmara Municipal do Barreiro e Ministério da Cultura. www.iartes.pt/news/newsletter_03_54_16fulltext.html
2004 Recebeu o prémio de carreira “Lawther Award” da University of North Carolina at Greensboro, E.U.A., pela sua destacada contribuição para o desenvolvimento do estudo da Dança, a nível internacional.
2004/05 Integrou a equipa de autores encarregada de proceder à elaboração do programa de Desenvolvimento curricular correspondente à Área de Expressões Artísticas (Dança) dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, nos termos do Despacho Interno nº 1/SEE/2004, de 22 de Novembro, do Ministério da Educação. Elaboração do programa da disciplina de dança para os primeiros 6 anos de escolaridade.
2005 Colaborou na revisão do Guia de Caracterização Profissional – Profissões 2005 publicado pela DGCT. www.dgct.msst.gov.pt/profissoes2005/3_agradecimentos.htm