foto
Nome
Ciro Aprea

Contacto profissional/Professional Contact
Endereço/Address

Faculdade de Motricidade Humana
Estrada da Costa.
1495-688 Cruz Quebrada
Lisboa

Telefone/Phone

Email
l.aprea@hotmail.com

Filiação institucional
Faculdade de Motricidade Humana / Universidade Técnica de Lisboa

Categoria ou actividade/Activity
Doutorando(a), investigador (a)/colaborador(a)

1. GRAUS E ACTUALIZAÇÃO ACADÉMICA

Titulação académica
Maitrise pela Université Paris 8 – Saint Denis em Arts du Spectacle mention Études Théâtrales. Titulo: L’acteur-manipulateur dans les théâtres d’objet.
Completa o Maestrado em Psicopedagogia Perceptiva : La scène pedagogique du sensible et l’emergence créatrice”, sob a coordenação de Danis Bois, Universidade Moderna de Lisboa em Junho de 2007.

Doutorando em Dança na Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, investigação pela que obteve o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia como bolseiro do programa de Bolsas de Doutoramento Individuais em Estudos Artísticos.

No âmbito desta investigação tem participado nos seguintes seminários de investigação – formação – actualização:

- Études en danse européennes : méthodologies et interdisciplinarités /
Estudos Europeus em Dança in progress : metodologias e interdisciplinaridades Dezembro de 2010, no âmbito do proyecto de cooperación internacional HC Pessoa, organizado por la FMH – Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa e a Université de Nice Sophia-Antipolis – LASH en Nice. Realizado na Université de Nice Sophia-Antipolis – LASH en Nice.

-“3rt Seminar on Human Kinetikc / performanming arts / dance:
Junho 2010, Methodologies and research tools on performing arts: Kinaesthetic memory, collective memories and historical narratives.
INED-MD + FMH e CEAP + ´RITM, realizado na Faculdade de Motricidade Humana.

- Segundo Seminário de Investigação Inter-disciplinar:
Janeiro de 2010, “O Corpo como Processo/Processo de Trabalho”, organizado pelo INET-MAD + Faculdade de Motricidade Humana + Universidade Católica Porto + CITAR, realizado na Universidade Católica Portuguesa, Porto.

- Seminário de investigação Inter-disciplinar:
Setembro de 2009, Métodos e instrumentos de investigação em artes performativas, Faculdade de Motricidade Humana.

- Seminário: de investigação Inter-disciplinar:
Junho 2009, “Lab para as artes” Faculdade de Motricidade Humana.


2. PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS/ ARTÍSTICAS MAIS RECENTES

Aprea L., “O cenário pedagógico do sensible e a emergencia creadora”, em Sujeito sensible e renovaçao do eu, D. Bois, M.- C. Josso, Marc Humpich (orgs), Centro Universitario Sao Camilo, Sao Paulo, 2008

Aprea L., “La dramaturgia del actor en la interpretación desde el Movimiento”, en Cuerpos en escena, Sol Garre e Itziar Pascual (orgs.), ed. Fundamentos, Colección: Arte. Ensayos y Manuales, 2009 (p.39-45).

Aprea L., “La scène pédagogique du sensible et l’émergence créatrice », dans Sujet sensible et renouvellement du moi, dir. D. Bois, M.Josso, M. Humpich, Ed Point D’appui, collection Forum, 2009.

Aprea L., « Présence et ambiance vécue », in roots&routes – research on visual cultures. Titulo do terceiro número da revista: “Space is a dubt”. Disponível on line: http://www.roots-routes.org/. Novembro 2011.

COMO PROFESSOR NA ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA DE LISBOA

Professor de Movimiento desde 1998. Desde 2001 como Prof. Eq. Adjunto.

Orienta varios stagios ligados a area do Movimento (vertentes dramaturgica e pedagogica) de alunos da Licenciatura em Formação de Actores e Encenadores e da

Licenciatura em Teatro e Educação. Na actualidade è Responsável artístico e pedagógico da Unidade Curricular Teatro do Movimento do Mestrado em Artes Performativas. Responsável pela Área de Corpo do Departamento de Teatro, membro efectivo da Assembleia de Representantes da E.S.T.C.

COMO PROFESSOR NOUTRAS INSTITUÇOES

Escola Superior de Dança de Lisboa, “Tecnicas Teatrais”, 2006-2007.

Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Mestrado em Teatro e Educação. Prof. de movimento, ano académico 2002 – 2003.

Unima Escuela de Verano, “Teatro de Objeto”, Madrid, 2003.

La Comedie de Reims - Scène Nationale, seminário de movimento: “Forme et espontaneité” , Reims, 2003.

Escola Superior de Música e Artes Cénicas de Porto, seminário de Movimento para os alunos da Licenciatura, 2002.

Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid, professor de Interpretación – Recorrido Gestual. 1993-1997.

Teatro Nacional – Casa del Teatro de Santa Fé de Bogotá, “Cuerpo lúdico, cuerpo consciente, cuerpo teatral”. Colombia, 1997.

Companhia Teatro Libre de Santa Fé de Bogotá “Juego y teatralidad”, 1997.

Les transversales - Les thèâtrales des jeunes en Europe. Talleres de creación teatral. Bussang – Vosges. França, 1996 e 1997

Facultad de Teatro de Bellas Artes de Santiago de Cali, Curso dirigido aos profesores: Pedagogía, interpretación y escritura escénica para un teatro desde el
movimiento”. Colombia 1994.

Compañía Nacional de Danza de Santiago de Cali, seminário sobre “Teatralidad del movimiento y estilización”, 1994.

ACTIVIDADE ARTISTICA

Co-director Artístico da Companhia Teatral Invenciones Cosmicómicas;

Integra a Direcção Artística da companhia de Teatro O Bando (2003- 10)

Integra desde 2008 a direcção artística da Cia Músicos do Tejo

Criações e colaboraçoes mais recentes:

2011
Le carnaval et la folie, comedie-ballet de C. Destouche (1672-1749), Direcção Musical, Marcos Magalhães, encenação e adaptação do libreto, Luca Aprea. Maio 2011.

2009
“Lo Frate Nnamorato”, ópera barroca de Giovanni Battista Pergolesi, 1732, Direcção Musical Marcos Magalhães, encenação e adaptação do libreto, Luca Aprea, Pequeno Auditório do CCB, Novembro 2009.

La spinalba, ovvero Il vecchio matto, 1739, Francisco Antonio de Almeida, Dir. Musical Marcos Magalhães, encenação e adaptação do libreto, Luca Aprea. Auditório ... CCB, Janeiro de 2009. Parcerias: Mezzo / Rtp 1.
Opera gravada pela RTP e emitida pela RTP1 a 14 de Agosto de 2009.