Carlos Canhoto

Nome/Name
Carlos Jorge Canhoto Matos de Almeida

Contacto Profissional/ Profesisonal Contact
Endereço/Address
Departamento de Comunicação e Arte
Universidade de Aveiro – Campus de Santiago 3810-193 Aveiro
Telefone

Email
cjcanhoto@gmail.com

Filiação institucional
Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro

Categoria ou actividade/ Activity
Doutorando

Formação Académica/ Education
2005. Parte curricular do Mestrado em Música – Área de Especialização de Instrumento (Saxofone), Universidade de Aveiro
2004. Licenciatura em Ciências Musicais, Universidade Nova de Lisboa
1997 e 1996. Diplomas “Niveau Supérieur” com a classicificação de Médaille d’Or em Saxofone e Música de Câmara, CNR de Cergy-Pontoise, França (reconhecimento ao nível de licenciatura pela Universidade de Aveiro)

Actividade Docente e profissional/ Academic Positions and Professional Activities
Desde 2010. Designação como Professor responsável pelo curso de Saxofone na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Desde 2005. Membro da Direcção Pedagógica do Conservatório de Música de S. José da Guarda
Desde 2001. Conservatório de Música de S. José da Guarda (Saxofone, Classes de Conjunto, História da Música)
2000-2010. Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão” (Saxofone, Classes de Conjunto)
2000-2001. Conservatório de Música de Coimbra (Saxofone)
1999-2000. Conservatório Regional de Música da Covilhã (Saxofone)
1999-2000. Conservatório de Música de Seia “Collegium Musicum” (Saxofone e Direcção Pedagógica)
1998-2008. Escola de Música do CCPAC de Belmonte (Saxofone, Classes de Conjunto, História da Música)

Investigação/ Research

Domínio de especialização
Estudos em performance (saxofone)

Áreas de Interesse/ Interest Areas
Saxofone; escolas de interpretação; história e morfologia da interpretação saxofonística clássica; reportórios; identidade.

Grupo de Investigação no INET-MD/INET-MD Research Group
Grupo de estudos em performance

Publicações / Publications
Não tem publicações de índole académica.

Discografia/ Discography
2010. 2010. Síntese – Grupo de Música Contemporânea. Obras de Christpher Bochmann, Amílcar Vasques Dias, José Carlos Sousa e Eduardo Patriarca. Edição: Síntese – GMC.
2000.
CABRÁLIA 16º OESTE, 39º SUL, de Helder Gonçalves. Para solistas, coro e orquestra. Participação como solista. Edição: Câmara Municipal de Belmonte.

Comunicações/ Papers in Conferences
Canhoto, C. (2009). Hearing saxophones: saxophone schools in actual performance. Comunicação apresentada no âmbito do Performa'07 - Conference on Performance Studies, 14-16 May, 2009, Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro
Canhoto, Carlos “Escolas de Interpretação: a palavra aos saxofonistas”. Comunicação apresentada no âmbito do Congresso Internacional Performa 2007, em Maio, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Canhoto, Carlos “Em torno do conceito de escola na interpretação saxofonística: uma pesquisa bibliográfica”. Comunicação apresentada no âmbito dos encontros Performa 2005, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Outros Elementos/ Other Elements
2010. Co-organizador do V ciclo de concertos “Síntese” de música contemporânea, no Teatro Municipal da Guarda.
2009. Co-organizador do IV ciclo de concertos “Síntese” de música contemporânea, no Teatro Municipal da Guarda.

2008. Co-organizador do III ciclo de concertos “Síntese” de música contemporânea, no Teatro Municipal da Guarda.
2007. Co-organizador do II ciclo de concertos “Síntese” de música contemporânea, no Teatro Municipal da Guarda.
2007. Membro do júri do II Concurso Internacional “Vítor Santos”, integrado no II Festival Internacional de Saxofone de Palmela.
2006. Co-organizador do I ciclo de concertos “Síntese” de música contemporânea, no Teatro Municipal da Guarda.
2005. Membro do júri do I Concurso Internacional “Vítor Santos”, integrado no I Festival Internacional de Saxofone de Palmela.

Actividade artística/ Artistic Activity
(Dados mais relevantes)
2007. Membro fundador do Síntese – Grupo de Música Contemporânea.
Desde 2004. Membro do Trivium Trio, com Helena Neves e Domenico Ricci.
Desde 2003. Membro do duo Reflexos, com Domenico Ricci
1998-1999. Membro do quarteto de saxophones Yann Lemarié, com Yann Lemarié, Gilberto Rivero Hernandez e Yoshimi Yasuda.
1995-1997. Membro do quarteto de saxophones Silken Sax, com Chiharu Inoué, Florent Milhaud e Frédéric Gastard.
Para além dos grupos mencionados, com quem desenvolve um trabalho regular tendo em vista a exploração de reportórios e a criação de nova música, apresentou-se a solo ou em música de câmara em Portugal, França, Bélgica, Espanha, Alemanha e Eslovénia. Destaca-se a participação no
14th World Saxophone Congress, em Ljubljana, Eslovénia, e nos Rencontres SaxophoneS em Nancy, França (18-21 de Março de 2010). Apresentou-se em duo com os guitarrista André Cardoso, e Hugo Simões, a violetista Olena Sokolovska e a pianista Alla Sosnovskaia.

Tem sido responsável por várias estreias absolutas e estreias nacionais, nomeadamente:

Estreias absolutas
2010.
In agua veritas, para ensemble, de Domenico Ricci
2010.
M(C)MX, para ensemble, de Helder Gonçalves
2010.
Paralelepípedo, para saxofones e electrónica, de Helder Gonçalves
2009.
Fractal points, para piano e ensemble, de Eduardo Patriarca
2008.
Canzona II, para ensemble, de Christopher Bochmann
2008.
Em Terra, para saxofone soprano, voz mezzo-soprano e piano, de Amílcar Vasques Dias
2008.
Ricercare, para ensemble, de Domenico Ricci
2007.
Cansò, para ensemble, de Eduardo Patriarca
2007.
Deconstructing (Beethoven’s) Pastorale, para saxofone, voz, piano e electrónica, de Helder Gonçalves
2007.
Capriccio for soprano saxophone, de Christopher Bochmann
2002.
Contemplação II, para saxofone e electrónica, de José Carlos Sousa
2000.
Cabrália 16º Sul, 39º Oeste, para solistas, coro e orquestra, de Helder Gonçalves
1999.
Nin Cool, para saxofone e piano, de Helder Gonçalves

Estreias nacionais
2007.
Three elegies framing a shout, para saxofone e piano, de Mark-Anthony Turnage
2007.
Driveline, para saxofone e guitarra, de David Kechley
2007.
In darkness, para saxofone, voz e piano, de Roger Vogel
2007.
South Africa, para saxofone e viola d’arco, de David Liebman
2007.
Sarabande, para saxofone, piano e sinos de Mark-Anthony Turnage
2006.
Quartett op. 22, de Anton Webern
2005.
Neuf histoirettes, para saxofone, voz e piano, de Jean Françaix
2005.
Terror and magnificence, para saxofone, voz e piano, de John Harle
2005.
Klonos, para saxofone e piano, de Piet Swerts
2004.
Ostinati, (versão para saxofone e piano), de Frédéric Devreese

Obteve o 1º Prémio, na categoria
Supérieur, no Concurso UFAM, em Paris (1995). Obteve o 1º Prémio no Concurso Ile-de-France 1998, na categoria Música de Câmara. Obteve o 2º prémio, na categoria Excellence, no Concurso Léopold Béllan (1995). No âmbito dos estudos conducentes aos diplomas “Niveau Supérieur” em Saxofone e Música de Câmara estudou com o saxofonista Jean-Yves Fourmeau. No âmbito da parte curricular do Mestrado em Música estudou com o saxofonista Vincent David.
Frequentou ainda cursos em regime de master-class com Daniel Deffayet, Claude Delangle, René Découais e o Quarteto Rascher. Frequentou os V Cursos de Aperfeiçoamento Musical de Vila do Conde com Jorge Peixinho.