Daniel Tércio
Nome
Daniel Tércio Ramos Guimarães

Contacto profissional
Endereço/ Address

Faculdade de Motricidade Humana
Estrada da Costa.
1495-688 Cruz Quebrada
Lisboa
Telefone/ Phone
351 21 419 67 77
Fax
351 21 415 12 48
Email
dtercio@fmh.utl.pt
Website
http://tercius.wordpress.com

Filiação institucional
Faculdade de Motricidade Humana / Universidade Técnica de Lisboa

Categoria ou actividade
Professor Associado

Formação Académica
1997. Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança, FMH / UTL
1992. Componente escolar do Mestrado em História da Arte, FCSH da UNL
1990. Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica, FMH / UTL
1983. Licenciatura em Artes Plásticas, Pintura, ESBAL
1976. Bacharelato em Filosofia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Investigação
Domínio de especialização
Motricidade Humana na especialidade de Dança

Áreas de Interesse
Estudos culturais em dança
Estéticas performativas
Dança e novas tecnologias
Iconografia da Dança e da Música

Grupo de Investigação no INET
Etnocoreologia e estudos culturais em dança

Participação em Projectos
• “European dance studies in progress: methodologies and interdisciplinarities / Etudes en danse européennes in progress: méthodologies et interdisciplinarités” [Investigador responsável]
Projecto de intercâmbio bi-lateral no âmbito do programa Pessoa. Entidade parceira: Centre de Recherche sur l’Analyse et l’Interprétation des Textes en Musique et dans les Arts du Spectacle et Section Danse (Master Théories et Pratiques des Arts – Parcours Etudes en Danse) UFR LASH -- Université de Nice Sophia Antipolis. Datas: 2010 e 2011
• “Technologically Expanded Dance”. [Investigador responsável]
POCI/EAT/61564/2004. Classificação EXCELENTE pelo painel de avaliação da FCT. Projecto concluido
O projecto visou o estudo e desenvolvimento da interacção entre o mundo físico e o mundo virtual, considerando a cena de dança como um espaço privilegiado para o alcançar. O problema principal foi o de esclarecer como os elementos mediáticos nos espectáculos podem assumir a vitalidade dos intérpretes humanos. A incorporação das tecnologias foi investigada considerando os cruzamentos entre quatro vértices de pesquisa: motion capture, realidade aumentada, coreografia, e character animation composition.
• Enciclopédia de Cultura Expressiva.
• Music and Dance in Twentieth Century Portugal: A Project of Archival and Field Research

Actividade Docente e Profissional
2005 - 2007 . Vice-Presidente do Conselho Científico da FMH / UTL
2002 – 2004 e 2008 – 2010. Coordenador da Unidade Científico-Pedagógica da Dança na FMH / UTL

Leccionação
História da Dança – Licenciatura em Dança – FMH / UTL
Estética e Filosofia da Arte – Licenciatura em Dança – FMH / UTL
Dança e Tecnologias Multimédia – Licenciatura em Dança – FMH / UTL
Movimento e Expressão Plástica (bloco) – Licenciatura em Dança – FMH / UTL
Estética – Mestrado em Performance Artística/Dança – FMH / UTL
História da Arte – Mestrado em Performance Artística/Dança – FMH / UTL

Organização de reuniões científicas
2010 Vice-Presidente da Conferência INTERACÇÃO 2010. [Aveiro, Universidade de Aveiro].
2010 Membro da Comissão Científica do Congresso Internacional da SIBE “Música e Saberes em Trânsito” [Lisboa, Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa]
2007 Presidente da Conferência Internacional Technologically Expanded Dance [Lisboa, CULTURGEST]
2004 Coordenador do Encontro Nacional “A Dança no Sistema Educativo Português” [Lisboa, FMH]
1998 Coordenador da Conferência mundial “O Encontro de Culturas na História da Dança” no âmbito do Encontro Internacional de Dança “Continentes em Movimento” [Oeiras, FMH/CMO, Teatro Eunice Munoz]
1997 Membro da Comissão Coordenadora do 2º Encontro sobre Corporeidade “As Margens do Corpo” [Cruz Quebrada, FMH]
1992 Membro da Comissão Executiva da Conferência Internacional de Dança “Cursos e Discursos” [Lisboa, Acarte]

Publicações/ Publications

LIVROS
Tércio, Daniel (1999) Dança e Azulejaria no teatro do Mundo. Lisboa, Edições Inapa,

LIVROS (EDITOR)
Tércio, Daniel (2010) Dançar para a Republica. Lisboa, editorial Caminho (com o patrocínio da Comissão para as Comemorações do Centenário da República)
Tércio, Daniel (ed.) (2009) TEDANCE. Perspectivas sobre Dança em Expansão Tecnológica / Perspectives on Technologically Expanded Dance. Lisboa: Edições FMH.
Tércio, Daniel (2006) Report of TeDance Residence at CENTA – Relatório da Residência TeDance no CENTA. (Publicação em formato electrónico). Lisboa: Edições FMH.
Tércio, Daniel (2004) A Dança no Sistema Educativo Português. Lisboa: Edições FMH.
Tércio, Daniel (1999) Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança. Actas. Lisboa: Edições FMH.

CAPÍTULOS DE LIVROS
Tércio, Daniel (2010) "Cisnes em agonia e saiotes de bananas nos anos de 1920", in Dançar para a República. Lisboa, editorial Caminho.
Tércio, Daniel (2010) "Russos e futuristas no Chiado", in Dançar para a República. Lisboa, editorial Caminho
Tércio, Daniel (2009) “A Criatura de Frankenstein, a Marioneta e o Ciborgue: Elementos para uma Análise Crítica dos Procedimentos MOCAP” / Frankenstein’s Creature, the Puppet and the Cyborg: Elements for a Critical Analysis of MOCAP Procedures”, in Tedance. Lisboa: FMH, pp. 61-72
Tércio, Daniel (2009) “Dança e Tecnologia: Cruzamentos com Sotaque Português / Dance and Technology with Portuguese Accent at the Crossroads”, in Tedance. Lisboa: FMH, pp. 209-215
Braz, José; Tércio, Daniel; Matos, Maria; Neves, Diogo; Pereira, João; Veloso, António P. (2009) “ANICOMDA: composição de animações a partir de uma base de dados de sequencias de movimentos capturados / ANICOMDA: animation composition from a motion capture database”, in Tedance. Lisboa: FMH, pp. 88-99.
Tércio, Daniel (2007) “Educação estética ou educação artística?”, in Moura, Margarida e Monteiro, Elisabete (Eds.) Dança em Contextos Educativos. Lisboa: FMH, pp.23-32.
Tércio, Daniel (2007) “Objectos inteligentes e corpos velozes / Intelligent objects and swift bodies”, in Arquitecturas em Palco / Architectures on Stage. Lisboa: Instituto das Artes – Almedina, pp.43-58.
Tércio, Daniel (2006) “Para uma teoria do frémito”, in Encontro de Saberes. Três gerações de bolseiros da Gulbenkian. Lisboa: Gulbenkian, pp.95-105
Tércio, Daniel (2006) “Lançar o futuro (dança e desfolclorização)”, in Contra Danças não há argumentos. Lisboa: PédeXumbo,
Tércio, Daniel (2005) “Da Autenticidade do Corpo na Dança”, in O Corpo que (des)conhecemos. Lisboa: FMH, pp. 49-63
Tércio, Daniel (1991) “O Trabalho”, in Ver Almada Crescer (catálogo). Almada , Galeria Municipal, pp.64-81.
Tércio, Daniel (1991) “Portugal”, in Pasi, Mario; A Dança e o Bailado. Guia Histórico; das origens a Béjart. Lisboa, Caminho, 1991.

ENTRADAS EM DICIONÁRIOS E ENCICLOPÉDIAS
Tércio, Daniel (2010) "CHOTICE" in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (dir.) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 1. Lisboa: Círculo de Leitores - Temas E Debates. pp. 286
Tércio, Daniel; Fazenda, Maria José (2010) "DANÇA" in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (dir.) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 2. Lisboa: Círculo de Leitores - Temas E Debates. pp. 358-364
Tércio, Daniel (2010) "DANÇAS DE SALÃO" in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (dir.) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 2. Lisboa: Círculo de Leitores - Temas E Debates. pp. 367
Tércio, Daniel; Fazenda, Maria José (2010) "FESTIVAL (Secção Dança)" in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (dir.) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 2. Lisboa: Círculo de Leitores - Temas E Debates. pp. 496-497
Tércio, Daniel; Cruz, Cristina Brito da (2010) "FOLIA" in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (dir.) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 2. Lisboa: Círculo de Leitores - Temas E Debates. pp. 512-513
Tércio, Daniel (2010) "MOURISCA (Secção Perspectiva Histórica)" in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (dir.) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 3. Lisboa: Círculo de Leitores - Temas E Debates
Tércio, Daniel (2010) "SASPORTES, José Estêvão" in, Salwa El-Shawan Castelo-Branco (dir.) Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Vol. 4. Lisboa: Círculo de Leitores - Temas E Debates

ARTIGOS EM REVISTAS COM ARBITRAGEM CIENTÍFICA
Tércio, Daniel (2010) [book review] "Negative Horizon: an Essay in Dromoscopy". The European Legacy. Vol. 15 (7) 2010, 946-947
Tércio, Daniel (2010) “Martyrium as Performance”, Performance Research, 15: 1, 90-99.
Tércio, Daniel (2010) [book review] "National Theatres in a changing Europe". The European Legacy. Vol. 15 (2), 278-279
Tércio, Daniel (2009) “Mascarados e comportamentos de transgressão nas celebrações de Inverno em Portugal”, KARPA. DISSIDENT THEATRICALITIES, VISUAL ARTS AND CULTURE. Agosto (2.2.). ISSN 1937-8572. http://www.calstatela.edu/misc/karpa//Karpa2.2/Site%20Folder/index.html
Tércio, Daniel (2008) “Das Técnicas Ilusionísticas à Tecnologia do Abismo”, Sinais de Cena. Lisboa, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Dez. (10), pp. 28 – 31
Tércio, Daniel (2008) “Devoção, Fartura e Transgressões na Festa de São Gonçalinho em Aveiro”, etno-folk, revista galega de etnomusicoloxía. Baiona: Dos Acordes. Ano IV, vol. I, Out. (12), pp. 69-85.
Tércio, Daniel (2008) “Seis anotações sobre a Escrita e a Dança”, Textos e Pretextos — Coreo-grafias. Literatura e Dança. Out./Inverno (11), pp.93-96
Tércio, Daniel (2006) “Crítica de dança: uma crítica em processo”, Sinais de Cena. Lisboa, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro , Dez. (6), pp. 23–27.
Tércio, Daniel (2005) “(Des)centralidades: Considerações sobre a Novíssima Dança Portuguesa”, Sinais de Cena. Lisboa, Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, Dez. (4), pp.21-25.
Tércio, Daniel (1996) “Ape dances and popular dances on Portuguese figurative tile panels from the seventeenth and eighteenth centuries”, Imago Musicae. International yearbook of Musical Iconography. Lucca: Lim Editrice.Vol. XIII, pp. 131-144.
Tércio, Daniel (1996) “Dança em azulejos portugueses dos séculos XVII e XVIII: um grupo de fontes iconográficas para História da Dança”, Cairon, Revista de Ciencias de la Danza. Alacalá de Henares: Universidad de Alcalá. (2), pp. 71-83.

ARTIGOS EM OUTRAS REVISTAS
Tércio, Daniel (2007) “Os factos da memória” (recensão crítica da obra Feelings are facts: a Life, de Yvonne Rainer), Obscena. Revista electrónica de artes performativas (www.revistaobscena.com). Novembro (2), pp. 128-129.
Tércio, Daniel (2007) “Notas sobre a Judson Dance Group”, Obscena. Revista electrónica de artes performativas (www.revistaobscena.com). Março (2), pp. 62-63.
Tércio, Daniel (2005) “Acerca da formação e-learning”, Ensino Superior. Revista do SNESup. Lisboa, SNESup, Fev./Março, pp. 10-14.
Tércio, Daniel (2004) “Clio e Terpsicore: para uma teoria de cruzamentos entre a História e a Dança”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH edições, (7-8), pp.219-227.
Tércio, Daniel; Pereira, Miguel (2004) “Fragmento de uma Conversa sem Regras (projecto mapas)”, Artinsite. Arte vs Local. Torres Vedras, Verão (1), pp. 132-143.
Tércio, Daniel (2001) “Investigação em Dança”, Forumdança.bt. Lisboa, Outubro (5).
Tércio, Daniel (1995) “Em memória: os Ballets Russes de Diaghilev em Lisboa”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH /Dep. de Dança, (4), pp. 19-31.
Tércio, Daniel; Ferreira, Ana Cruz (1994) “O Ballet Gulbenkian sob a Direcção Artística de Jorge Salavisa”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH/Dep. Dança, (3), pp. 39-50.
Tércio, Daniel (1994) “Ler Cunningham”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH/Dep. Dança, (3), pp. 13 – 16.
Tércio, Daniel (1994) “As três memórias da dança”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH/Dep. Dança, Maio (2), pp.17-16.
Tércio, Daniel (1994) “Dança nos espectáculos promovidos pela Companhia de Jesus na cidade de Lisboa”, Forum Dança. Lisboa, ano IV (3/4), pp. 51 – 57.
Tércio, Daniel (1992) “A Santa Casa da Misericórdia de Aveiro”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano X (19), pp.9-28.
Tércio, Daniel (1991) “Registos, sistemas de registo, pré-sistemas e proto-sistemas de notação em dança”, Estudos de Dança. Lisboa, FMH/ Dep. Dança. (1)
Tércio, Daniel (1991) “Ficção Científica, o tempo circular”, Vértice. Lisboa, Setembro (42), pp.79-81.
Tércio, Daniel (1990) “Museu da Ria de Aveiro. Avaliação do projecto de criação de um ecomuseu”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano VIII (15-16).
Tércio, Daniel (1990) “Dança: prática corporal e movimento do pensar”, Motricidade Humana. Lisboa, FMH, Vol. 6 (1/2).
Tércio, Daniel (1986) “Sinais flutuantes, um estudo de etnologia naval na Ria de Aveiro”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano IV (8), pp.9-36.
Tércio, Daniel (1985) “Moliceiros”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro. Aveiro, ano III (6), pp.25-31.
Tércio, Daniel (1985) “A decoração do moliceiro”, Boletim Municipal de Aveiro. Aveiro, ano III (2), pp.25-34.

PUBLICAÇÕES EM ACTAS DE ENCONTROS CIENTÍFICOS
Tércio, Daniel (2010) "Uma bailarina russa em papel da 'Nacional'". Chiado. Efrevescência urbana, artística e literária de um lugar. CIEBA - centro de investigação e estudos em belas-artes. Lisboa, Junho 2010
Tércio, Daniel (2009) “Floating Depictions. ‘Sociologists’ and ‘caricaturists’ from the Ria de Aveiro”. Sharing Cultures. International Conference on Intangible Heritage. Pico Island, Green lines Institute, May/June 2009
Tércio, Daniel (2008) “From Escape Points to the Vertigo Points”. ARTECH2008. Proceedings of the 4th International Conference on Digital Arts. Porto, UCP, Nov. 2008
Tércio, Daniel (2006) “Victory or defeat? Moreschi dances in the History of Portugal”. Masks, masques and masquerades: a living tradition. London, 2006.
Tércio, Daniel (2004) “A Dança no Sistema Educativo Nacional. Razões para um Encontro Nacional”. A Dança no Sistema Educativo Português. Lisboa, FMH edições.
Tércio, Daniel (2002) “Bewegungschöre e Kunstfigure: Laban e Schlemmer na Sociedade Alemã dos anos 20 e 30”. Encontro Laban 2002. Rio de Janeiro, 2002
Tércio, Daniel (1999) “Dance Theatre in Portugal in the Time of Marquis de Pombal”. Dance Theatre: an International Investigation. Manchester, Manchester Metropolitan University.
Tércio, Daniel (1999) “A Fundamentação Enigmática do Poder: Interpretação de Dois Textos-visuais da 1ª Metade do Século XVIII”. Encontro sobre o Enigma. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna.
Tércio, Daniel (1999) “A Dança e a Cortesia na Azulejaria Portuguesa do século XVIII”. Dança: Cursos e Discursos. Actas da Conferência Internacional “Dança: cursos e discursos”, realizada na Fundação Gulbenkian em Fevereiro de 1992. Lisboa, FMH.
Tércio, Daniel (1999) “Morescha and Mattaccino in Portugal”. Continentes em Movimento. O Encontro de Culturas na História da Dança. Lisboa, FMH / UTL.
Tércio, Daniel; Araújo, Renata (1995) “Relação de Vários Prodígios, Monstros, Feras e Outras Bizarrias do século XVIII”. Conferência sobre Metamorfose. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna.
Tércio, Daniel (1994) “A Geometrização dos Gestos no Espaço Barroco Português”. Encontro dos Alvores do Barroco à Agonia do Rococó. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna.
Tércio, Daniel (1992) “Lisboas Alternativas”. Encontro Sobre Mundos Alternativos na Literatura. Lisboa, Fundação das Casas da Fronteira e Alorna.


Comunicações

COMUNICAÇÕES ORAIS POR CONVITE
“Tecnologia e Artes performativas”. Palestra proferida no âmbito do festival
Inshadow. Dezembro de 2010. Teatro São Luiz
"Exposição crítica sobre ferramentas de análise formal de imagens". Palestra integrada no "MUSICAL ICONOGRAPHY LAB" 12-16 Julho 2010 | ESCOLA DE VERÃO 2010| FCSH | Lisboa
"Depicting dance on the tapestries of D.João de Castro campaigns". Palestra integrada no "MUSICAL ICONOGRAPHY LAB" 12-16 Julho 2010 | ESCOLA DE VERÃO 2010| FCSH | Lisboa
Palestra integrada no encontro "a arte do monólogo". Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e A Escola da Noite. 2 e 6 de Março de 2010
Vídeo-conferência sobre o Projecto Tedance. Conferência com Stephan Jurgens proferida no âmbito do projecto Mapa D2 (http://www.mapad2.ufba.br/) e emitida entre os parceiros internacionais. 13/11/2009
Palestra-debate com a Prof. Elisabete Monteiro sob a epígrafe “Movimento, Corpo, Dança” por convite do departamento da cultura da Câmara Municipal de Santarém, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Dança. Santarém, Teatro Sá da Bandeira. Abril 2009.
“Fantásticos e Especulativos na Literatura Portuguesa”. Conferência proferida com António de Macedo na Sociedade de Língua Portuguesa. Lisboa, SLP. Jan. 2009.
Comunicação integrada no Encontro Internacional Performing bodies and stage practices / Des corps sur le plateau et les pratiques scéniques. Almada, Casa da Cerca. 2008.
Palestra integrada no workshop “Feedback Body” – Oficina de pesquisa em performance e novos media interactivos. Tavira, Câmara Municipal de Tavira. Julho 2008.
“Corpos Democráticos”. Conferência proferida no âmbito do evento Arte e Poder – XVII Curso de Verão do IHC. Lisboa, FCSH da UNL. Setembro 2007.
Comunicação apresentada na mesa redonda organizada por ocasião dos Encontros no écran. O vídeo encontra a dança. Lisboa, Videoteca de Lisboa, 2007.
“Embodying Technology”. Conferência proferida no âmbito do Encontro Internacional Motion Picture Agente Interattivo sulla Scena Live. Roma. 1-2 Dezembro 2006
“A festa de São Gonçalinho em Aveiro”. Conferência principal proferida por ocasião dos 1ºs Encontros de S. Gonçalinho, organização conjunta da Câmara Municipal de Aveiro e dos Mordomos de S. Gonçalinho. Aveiro, 2006.
Comunicação apresentada no âmbito da mesa “Comunicação, I.D. e os novos media”. Comunicar Design 2006. Caldas da Rainha, ESAD, 10 de Maio de 2006.
Conferência sobre Ciência e Literatura especulativa proferida no âmbito do programa da Feira do Livro Lusófono em Díli. Díli, Comunidade de Países de Língua Portuguesa , Novembro de 2005.
“Dança em Espaços Teatrais” (conferência). Centro de Formação e Pesquisa das artes cênicas Apolo Hermilo. Recife, Teatro Hermilo Borba Filho, 9 de Setembro de 2005.
Conferência sobre Dança. 50º Aniversário do Círculo Cultural Scalabitano. Santarém, 2004.
Conferência sobre Dança e Arquitectura no Ciclo Sentir a Arquitectura” – painel “incorporar”. Lisboa, IST, 2004.
Conferência integrada no ciclo Oskar Schlemmer. espaço. forma. cor. movimento. Ciclo de Homenagem a Oskar Schlemmer. Porto, Fundação Ciência e Desenvolvimento, Teatro do Campo Alegre, 2002.
“O Desejo de Ciência em Alcipe”. Homenagem à 4ª Marquesa de Alorna “Alcipe”. Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2000.

COMUNICAÇÕES em FÓRUNS INTERNACIONAIS
“Performative Bodies and Fragmented Space”. Monitoring Scenography 2: Space and Truth / Raum und Warheit. Zurich University of the Arts. Oct. 2008. < http://sceno.zhdk.ch/index.php?s=symposien>
“The Desire for Opera and Ballet at the 17th- and 18th-Century Portuguese Society”. Music, Body. And Stage: the Iconography of Music Theater and Opera – the tenth Conference of the RCMI. Graduate Center, The City University of New York. 11 – 14 March, 2008. < http://www.rhul.ac.uk/Music/Golden-pages/Conferences/2008/08-3-mbs.html>
“Frankenstein’s Creature, the Puppet and the Cyborg: Elements for a Critical Analysis of Mocap Procedures”. TeDance. Technologically Expanded Dance. International Conference. Lisboa, Culturgest, Nov. 2007
“Dancing the Struggle, Dancing the Encounter. A critical approach to the mourisca”. European Seminar of Ethnomusicology. XXIII Conference. Lisboa, UNL, 11 – 13 October, 2007
“Technologically Expanded Dance: a research project”. Digital Resources for the Humanities & Arts 2006. Dartington University, 3 – 5 September 2006.
“Masked Boys And Transgressive Behaviours in Portuguese Winter Celebrations”. The European Mind: Narrative and Identity. International Society for the Study of European Ideas & the University of Malta. Malta, 24 – 29 Julho 2006.
“Uma Visão da Expansão Tecnológica da Dança” (comunicação em co-autoria). Seminário Internacional: Dança e Movimento Expressivo. FMH, 26 a 29 de Abril de 2006.
“Mapas de Dança”. 1º Encontro Internacional de Dança e Filosofia. O que pode a Dança? Rio de Janeiro, 15 a 18 de Setembro de 2005.
“Portuguese Laughs on the Baroque Body”. Laughing Matters: Comedy and Society. University of Portsmouth, School of Creative Arts, Film and Media. April 15-17th 2005
“Apes and Popular Dances”. VIII Encuentro do Study Group for Musical Iconography. Sedano (Burgos), ICTM, 1996.
“Danza y Etiqueta en los azulejos portugueses”. Coloquio Internacional de Historiadores de la Danza. Barcelona, Institut del Teatro, 1994.

COMUNICAÇÕES EM PAINEL
Dança na Universidade: que Design Curricular?. Conferência Nacional do Ensino Artístico. Forum da Maia, GETAP, 1992.


Outros Elementos que considere importantes

Autor de obras de ficção, algumas das quais publicadas na editorial Caminho
Crítico de Dança no Jornal Público durante o ano de 2004.
Crítico de dança no jornal Expresso desde 2005 até 2008.
Colaborador desde 2008 da Companhia Nacional de Bailado (CNB), assinando artigos de divulgação sobre repertório e novas peças coreográficas.
Colaborador do Jornal das Letras desde 2011