Elisabete Monteiro
Nome/Name
Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro

Contacto Profissional/ Professional Contact-Endereço/ Address

Faculdade de Motricidade Humana
Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades
Estrada da Costa
1495-6002 Cruz Quebrada
Portugal


Email
emonteiro@fmh.utl.pt;
elisabetmonteiro@gmail.com

Filiação institucional
Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana – Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades – Centro de Artes Performativas

Categoria ou actividade/ Activity
Professora Auxiliar com nomeação definitiva FMH-UTL, desde 2000

Formação Académica/ Education
-1995 - Doutoramento em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana - UTL.
-1998 - Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana - UTL.
-1984 - Licenciatura em Educação Física – opção Dança, pelo ISEF-UTL.

Actividade académica e profissional anterior à situação actual/Past Academic Positions and Professional Activities
- 1981 a 1983, Monitora da disciplina de Ttécnica de Dança, ISEF-UTL.
- 1984 a 1988, Assistente Estagiária das disciplinas da opção de Dança e colaboração com o então Gabinete de Ciências da Educação, ISEF-UTL.
- 1988 a 1995 Assistente da Licenciatura de Dança e colaboração pontual com as Ciências da Educação, FMH-UTL


Investigação/ Research
- Membro Integrado da equipa de Investigação do Instituto de Etnomusicologia em Música e Dança (INET-MD Pólo da FMH). Grupo de investigação: Etnocoreologia e Estudos Culturais em Dança. (Desde Fevereiro de 2010). Na FMH pertence ainda ao CEAP (Centro de Estudos em Artes Performativas)

Domínio de especialização
Motricidade Humana na especialidade de Dança

Áreas de Interesse/ Interest Áreas
- Avaliação em Dança no âmbito das qualidades Expressivo-Formais do desempenho/interpretação e da construção/criação; Avaliação dos elementos Técnico-Artísticos do Espectáculo de Dança; Avaliação do impacto da dança no desenvolvimento da capacidade criativa em contextos educativos.
- Pedagogias e Metodologias de intervenção no âmbito do ensino artístico na Técnica de Dança Teatral (Moderno e Contemporâneo) e na Dança Educativa. Investigação no campo das Didácticas da Dança, respectivamente pela procura de ferramentas de intervenção a nível da interpretação/desempenho, assim como no âmbito das experiências de aprendizagem e de experimentação a implementar pelo professor, coreógrafo e/ou agente cultural neste domínio.
- Literacia em dança.
- Pesquisa, Composição e Criação Coreográfica – perspectivas do criador, do intérprete e do público (apreciação)


Grupo de Investigação no Inet/Md / Inet/Md Research Groups
-
Etnocoreologia e estudos culturais em dança

Actividade Docente e Profissional/Academic Positions and Professional Activities
Na Licenciatura em Dança, FMH-UTL
Atualmente:
- “Técnicas de Dança Teatral I” – 1º ano (regente)
- “Técnicas de Dança Teatral II” – 1º ano (regente)
- “Fundamentos da Expressão e Comunicação” – 1º ano (regente)
- “Fundamentos de Intervenção em Dança”- 2º Ano (regente)
- “Práticas de Intervenção em Dança” – 3º ano (regente)
- “Oficina de Dança I” – 3º ano (regente)
- “Técnicas de Dança Teatral IV” (colaboradora desde 2006)
- “Práticas de Expressão e Comunicação I” (colaboradora desde 2007)

No Mestrado em Performance Artística - Dança, FMH-UTL
Atualmente
- “Coreografia” (2010 e 2011)

- “Trabalho de Projeto” desde 1996)

Domínios de Leccionação Anteriores/Past Professional Activities
Na Licenciatura em Dança, FMH-UTL
2009-2010 “Fundamentos da Expressão e da Comunicação”
2008-2010 “Composição Coreográfica”
2005-2006 “Avaliação no Ensino da Dança ”
2004-2009 “Didácticas da Dança”
2001-2006 “Expressão e Comunicação II”
1993-2001 “Análise do Movimento/Sistemática e Notação “
1993-2009 “ Pedagogia da Dança”
1991-2003 “Actividades de Estágio-Dança”
1989-1993 “Técnica de Dança Moderna e Fundamentos de Dança”

Na Licenciatura ramo Dança, ISEF-UTL
1987-1989 “Técnica e Didáctica da Dança”
1989-1991 “Curricula em Dança”
1986-1987 "Propedêutica de Análise das Práticas Corporais I" (Técnica de Dança Moderna); “Correntes do Pensamento Pedagógico”;
1986-1987; 2003-2004; 2006-2007 “Análise do Processo Ensino-Aprendizagem“ (colaboração com o Gabinete/Departamento de Ciências da Educação)

No Mestrado em Performance Artística - Dança, FMH-UTL
Anteriormente
1996-1997; 1999-2000; 2003-2004; 2006-2007 módulo de “Avaliação em Dança”
2003-2004 e 2010-2011: módulo de “Coreografia”.
Em Gestão da Formação Desportiva
2004 e em 2006 Convidada a dar uma sessão sobre a temática sobre “Ritmo” no 5º e no 6º Mestrados

Na Pós Graduação Dança em Contextos Educativos, FMH-UTL
2007 e 2008 Dança em Contextos Educativos I e II. Em ambos os cursos lecciona os Módulos:
- “Didáctica da Dança Criativa – Experiências Criativas do Movimento”;
- “Procedimentos e Ferramentas de Avaliação em Dança”;
- “Variáveis de Intervenção Pedagógica em Dança”;
- ” Oficina Coreográfica”;
- “Trabalho de Projecto”.

Publicações/ Publications
- revistas, livros, obras colectivas, actas, material multimédia –
- Monteiro, E. (2012). Ensino Aprendizagem da Dança – que desafios? In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 86-93). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
- Xavier, M &
Monteiro, E. (2012). (Re)pensar o ensino da Composição Coreográfica. In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 203-210). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
- Leandro, C.,
Monteiro, E. & Melo, F. (2012). Saber x (Dança + Matemática) = Aprender². In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 203-210). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
- Amoedo, H., Lebre, A. P. &
Monteiro, E. (2012). (In)capacidades e (in)sucessos na dança: que direito à diferença. In A. Macara, A. P. Batalha & K. Mortari (Eds.), livro de atas da Conferência  internacional 2012, corpos (im)perfeitos na performance contemporânea (pp. 143-147). [CD-ROM]. Cruz-Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições.
-
Monteiro, E. (2012). ‘Brincar’ à Dança. In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011 (pp. 197-209). [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978-972-735-181-7.
- Leandro, C.,
Monteiro, E. & Melo, F. (2012). Dança como expressão artística na escola. Sessões de âmbito interdisciplinar no 1.º CEB . In E. Monteiro, & M. J. Alves (Eds.), Livro de Atas do SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, FMH, 10-13 NOV 2011 (pp. 257-273). [CD-ROM]. Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana, Serviço de Edições. ISBN 978-972-735-181-7.
Monteiro, E. (2012). Assessment in Dance: unlikely complicity? In S. M. Fernández, P. Roxo, & I. Iglésias (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Musics and Knowledge in Transit, Lisbon 2010 (pp. 1-5). Lisboa: SIBE.
-
Monteiro, E., Alves, M. J., Moura, M., & Leandro, C. (2012). Dançar para aprender a descobrir - Quatro lados de um círculo?. In S. M. Fernández, P. Roxo, & I. Iglésias (Eds.), Proceedings of the XI SIBE (Iberian Society for Ethnomusicology) Conference, Musics and Knowledge in Transit, Lisbon 2010 (pp. 1-2). Lisboa: SIBE.
- Leandro, C.,
Monteiro, E. & Melo, F. (2012) “A Dança na Educação: dançar para aprender?”. II Encontro Internacional sobre Educação Artística (ei2_ea) – Acerca da implicação da acção na construção de narrativas contemporâneas. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Porto. 2-4 Abril 2012.
Monteiro, E. (2012). Cultural Appropriation in ERASMUS Dance students – which chalenges? In In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Proceedings of the 2nd International Conference on Intangible Heritage. Sharing Cultures 2011 (pp. 227-233). Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.
- Leandro, C.,
Monteiro, E. & Melo, F. (2011) “Dança e Educação: uma proposta de aprendizagem interdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico”. In  B. Pereira & G. Carvalho (Coord.) Atas do VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde - A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social. Instituto de Educação - Universidade do Minho, 19-22 Julho 2011. [CD-ROM]: p.582-592. Braga. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
- Gehres, A.,
Monteiro, E. & Alves, M. J. (2011) “ A dança no ensino nos programas nacionais do Brasil e de Portugal: um estudo comparativo”. In  B. Pereira & G. Carvalho (Coord.) Atas do VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde - A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social. Instituto de Educação - Universidade do Minho, 19-22 Julho 2011. [CD-ROM]. Braga. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança – CIEC.
-
Monteiro, E. (2011). Cultural Appropriation in ERASMUS Dance students – which chalenges? In Proceedings of Sharing Cultures 2011 - the 2nd International Conference on Intangible Heritage. Sérgi Lira, Rogério Amoêda & Cristina Pereira Eds. Barcelos: Green Lines Institute for Sustainable Development, 227-233.
- Alves, M;
Monteiro, E., Moura, M. (2009). Culture as Performance – Dance as a hibryd experience . In DaCi Conference Programme Guide – Cultures Flex: Unearthing Expressions of the Dancing Child. Kingston-Jamaica, 84.
-
Monteiro, E. (2009). Dance Literacy Skills. In DaCi Conference Proceedings – Cultures Flex: Unearthing Expressions of the Dancing Child. 11Th Ed. Kingston-Jamaica, (2-8 August), 73-84.
- Moura, M.&
Monteiro, E. (editores, Abril de 2009). DVD Dança em Contextos Educativos. 2º Curso de Pós Graduação. FMH.
- Moura, M&
Monteiro, E (2007). Dança em Contextos Educativos. Margarida Moura e Elisabete Monteiro Eds. FMH edições. Cruz Quebrada.
-
Monteiro, E. (2007) – Avaliação em Dança: um determinado olhar In Dança em Contextos Educativos. Margarida Moura e Elisabete Monteiro Eds. FMH edições. Cruz Quebrada, 71-80.
-
Monteiro, E. (2007) – Experiências Criativas do Movimento: infinita curiosidade. In Dança em Contextos Educativos. Margarida Moura e Elisabete Monteiro Eds. FMH edições. Cruz Quebrada, 179-191.
-
Monteiro, E. (2006). (A)Casos. In Actas do Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo. Ana Macara e Ana Paula Batalha Eds. FMH edições. Cruz Quebrada, (26 a 29 Abril), 66.
-
Monteiro, E. (2006). Contemporary Dance Teaching – relevant learning objectives and learning outcomes perception. In DaCi Conference Programme Guide – Colouring Senses. 10th Ed. Hague-Netherlands (2-8 July), 115.
-
Monteiro, E.; Alves, J (2005). A Great desire to Dance? Abstracts of AIESEP International Congress. Lisboa (17 a 20 de Novembro), 172.
-
Monteiro, E. (2004). As Qualidades Expressivo-Formais na Técnica de Dança. In: Estudos de Dança – Investigação em Dança. Ana Paula Batalha Ed. FMH edições. 7-8. Cruz Quebrada. 31-42.
- Claro, E.;
Monteiro, E. (2004). A Emoção no espectáculo de Dança: Uma Construção Metodológica. In: Estudos de Dança – Investigação em Dança. Ana Paula Batalha Ed. FMH edições. 7-8. Cruz Quebrada, 63-74.
-
Monteiro, E. (2002). Is it Possible to Evaluate Technical Proficiency and Expressive Skills in a Dance Context? Australia New Zealand Dance Research Society Journal. 58-75.
-
Monteiro, E., & Alves, M. J. (1999). Let Curiosity Lead the Way. In C. Neto & F. Vieira (Eds). Actas XIV IPA World Conference – The Community of Play. Section “Play and the Arts”. (pp. 27-29). Lisboa/Portugal.

Comunicações/ Papers in Conferences
Monteiro, E. (2012). “Imagery – a tool for learning dance. In Proceedings of Dance and the Child International (daCi) and the World Dance Alliance (WDA) - Dance, young people and change.” (pp. 109-110). Taipei National University of the Arts (TNUA) School of Dance (14-20 July).
- Leandro, C.,
Monteiro, E. & Melo, F. (2011) “Dança e Educação: uma proposta de aprendizagem interdisciplinar no 1.º ciclo do ensino básico”. VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde - A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social. Instituto de Educação - Universidade do Minho, Portugal (19 a 22 de Julho)
- Gehres, A.,
Monteiro, E. & Alves, M. J. (2011) “ A dança no ensino nos programas nacionais do Brasil e de Portugal: um estudo comparativo”. In VII Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde - A actividade física promotora de saúde e de desenvolvimento pessoal e social. Instituto de Educação - Universidade do Minho, Portugal (19 a 22 de Julho)
-
Monteiro, E. (2011). “Cultural Appropriation in ERASMUS dance students – which challenges?” In the 2nd International Conference on Intangible Heritage. Tomar, Portugal (3 a 6 de Julho).
-
Monteiro, E. (2011). “Dance (E)motion – imagery and metaphors”. No Colloque International La transmission du geste en question: processus, expérience, figure…  (31 de Maio a 2 de Junho)
- Monteiro, E. (2011). “How do dance students learn best?” in Dance and the Child International (daCi) and the World Dance Alliance (WDA).Dance, young people and change’ from July 14 – 20, 2012. In Taipei National University of the Arts
-
Monteiro, E. (2011). “How dance students feel space? – A case study”. Na 10th International Conference Spacing Dance(s) – Dancing Space(s), NOFOD. Odense, Dinamarca ( 27 a 30 de Janeiro).
-
Monteiro, E. (2010). “Avaliação em Dança: improvável cumplicidade?”. Congresso Músicas e Saberes em trânsito SIBE INET-MD. Integrando o painel ‘Dançar para aprender a descobrir - Quatro lados de um círculo?’. Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal (27 a 31 de Outubro).
-
Monteiro, E (2010). “Dança – um campo emergente de conhecimentos?” Prelectora Convidada no 1º Encontro Regional do Ensino Artístico – Funchal (14 e 15 de Setembro).
-
Monteiro, E (2010). “Dance – Ways of knowing?” Paper no 25th ICCP World Play Conference Children’s Play: New Goals for the future. Fundação Calouste Gulbenkian (16 a 18 de Junho).
-
Monteiro, E. (2009). “Dance Literacy Skills”. In DaCi Conference Proceedings – Cultures Flex: Unearthing Expressions of the Dancing Child. 11Th Ed. Kingston-Jamaica, (2-8 August).
-
Monteiro, E. (2006). “Pedagogia da Dança Educativa”. Universidad de Léon, Espanha (17 de Outubro).
-
Monteiro, E. (2006) – “Apenas dançar”. Comunicação Poster no painel Actividade Física e Recreação no XI Congressso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa. São Paulo. Brasil. (6-9 de Agosto).
-
Monteiro, E. (2006). “Tratar por tu a Dança”. 1º Seminário de Actividades Rítmicas e Expressivas da Escola Instituto Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Campus Universitário de Almada. Almada: Instituto Piaget, (24 e 25 de Maio).
-
Monteiro, E. & Alves, J. (2005). “A Great Desire to Dance?” AIESEP - International Congress, Lisboa, Portugal, de (17 a 20 de Novembro).
-
Monteiro, E. (2005). “Percepção dos Objectivos e dos Ganhos de Aprendizagem”. 20º Congresso da FIEP. Foz do Iguaçu, Brasil (15 a 19 de Janeiro).
-
Monteiro, E. (2004), “Evaluation in Dance... why? Is it worth?”, lecture-demonstration integrada no Intensive Project “ Dance Extensions for Universities– Fusions” FMH-UTL (11 de Junho).
-
Monteiro, E. (2002) No II Forum de Dança – Dança: Valorização do diálogo possível entre Praxis e Teoria?”. Integrando o painél como Convidada “Panorama da dança Contemporânea. Visão Pedagógica, Científica e Artística”, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil (15 a 18 de Agosto).
-
Monteiro, E. (2002). “Haverá especificidades na avaliação em Artes?” Encontro das Áreas Artísticas na Educação integrando o painel como Prelectora Convidada na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (25 a 28 de Setembro)
-
Monteiro, E. (2002). “Proficiência Técnica e Capacidade Expressiva no âmbito da Dança – Que Avaliação?” Encontro das Áreas Artísticas na Educação, Escola Superior de Educação de Castelo Branco (25 a 28 de Setembro).
-
Monteiro, E. (2002). “Que Dança na Escola? Forum Territórios da Dança, no âmbito das X Jornadas de Cultura Popular, e fazendo parte do painel ‘Os Mapas da Memória Colectiva – a Educação pela Dança’, em Coimbra (5 de Abril).
-
Monteiro, E. (2001). “Is it possible to Access Technical Proficiency and Aesthetic Ability in Dance Context?” Integrado no Congresso da AIESEP, no Funchal, Madeira (22 a 24 de Novembro).
- Monteiro, E. (2001) – “Technical Proficiency and Aesthetic Ability- What Describers”. Australia-New Zealand Forum 2001 - Dance Society Research. (Auckland, Nova Zelândia 8 a 21 de Outubro).
-
Monteiro Robalo, E. & Silva, P. (1999) – “A Dança na Escola – 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico”. 7º Congresso de Educação Física e Ciências do Esporte dos Países de Língua Portuguesa. (Florianópolis/Brasil: Best Western Castelmar Hotel, Agosto).
-
Monteiro Robalo, E. (1999). “Lecture-Demonstration Let Curiosity Lead the Way”. Sessão de ‘Play and the Arts’ no XIV IPA World Conference of The International Association for the Child.s Right to Play– The Community of Play. (Lisboa: FMH, Junho).
-
Monteiro Robalo, E. (1999) – “Dança: Que Futuro Profissional?” Comunicação integrada no VIII Mês Cultural da Faculdade de Motricidade Humana, por convite da Associação de Estudantes (Lisboa: FMH, Março).
-
Monteiro Robalo, E. (1998) – “A Dança ”. In Continentes em Movimento' (Oeiras/Portugal de 15 a 19 de Outubro).
-
Monteiro Robalo, E. (1997). “This is What Learning Dance is about - Reflection Clues" . 7 th International Dance and the Child Conference: The Call of Florests and Lakes” (Kuopio: Julho/Agosto).
-
Monteiro Robalo, E. (1997). “Que Aprendizagem?” Seminário Internacional "Coreografia no Ensino da Dança". (Lisboa: FMH, Abril).
-
Monteiro Robalo, E. (1996) – “Avaliação em Dança”. No III Seminário Internacional Análise(s) da Dança (Lisboa: FMH, Unidade Científico-Pedagógica de Dança, Maio/Junho).
-
Monteiro Robalo, E. (1996). Expressiveness Formal Qualities on Dance Technique. Construction, Validation and Application of an Assessement Instrument. “AIESEP 96. International Seminar “ (Lisboa: Culturgest, Novembro).
-
Monteiro Robalo, E. (1996). “As Qualidades Expressivas-Formais na Técnica de DançAa”. No VI Congreso Galego de Educatión Física e Deporte” (La Coruña, INEF, Junho).
-
Monteiro Robalo, E. (1993). “Dança - que avaliação?”. Seminário. In ‘Pedagogia da Dança: Problemas e Perspectivas’. Seminário organizado ao abrigo do PIC-ERASMUS (Lisboa: FMH, Unidade Científico-Pedagógica de Dança, Setembro)
-
Monteiro Robalo, E. (1993). “Evaluation in Dance - Reflexion Clues”. Dirigido aos estudantes do curso ´Formation Enseignants Danse´ (Louvain-la-Nueve, Institut d'Éducation Physique et de Réadaptation de l´Université Catholique de Louvain, Setembro).
- Monteiro Robalo, E. (1992). "As variáveis técnico-expressivas na avaliação em Dança". Comunicação-Poster na "Conferência Nacional do Ensino Artístico", organizada pelo Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, intitulada (Porto: Fórum da Maia, Outubro).
-
Monteiro Robalo, E. (1992). "Evaluation - What? How? We must look deeply". Conferência Internacional "Dança: Cursos e Discursos" (Lisboa: ACARTE - Sala Polivalente, UTL-FMH, Unidade Científico-Pedagógica de Dança, Fevereiro).

Formação Profissional Complementar/Complementary Formation
- 2012. Realiza o Curso Breve “Dança na Comunidade”. Forum Dança (Abril)
- 2012. Realiza o Curso Breve de “Criatividade no Comportamento Motor”. Faculdade de Motricidade Humana (Março)
- 2010. Participação no Seminário “The Dynamics of Skill Acquisition in Sports”. Prelecção do Professor Keith Davids. UTL-FMH (13 de Julho).
- 2010. Participação no Seminário “A Saúde e o Treino do Bailarino”. Faculdade de Motricidade Humana. (20 e 21 Novembro)
- 2010 Participação no 1º Seminário “Análise de Ideias de Investigação” numa parceria entre a Reitoria de Lisboa e a Ideia Puzzle na Reitoria UTL (16 de Junho).
- 2009 Curso online “Dança Criativa”. UniDança – Universidade Livre da Dança (ABED- Associação
Brasileira de Ensino a Distância) (de 3 de Julho a 11 de Setembro).
- 2008 Participação no Seminário “A Saúde do bailarino”. Numa acção da FMH- CIPER (21 e 22 de Novembro).
- 2006 Participação no “4º Simpósio da Pedagogia na Universidade”. UTL-FMV (21 de Fevereiro)
- 2000. Realiza o Curso "Formação Didáctica Universitária”, organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: FMH, Fevereiro/Abril).
- 1999. Realiza o curso “Ser Professor de Estudantes com Deficiência: A exclusão/inclusão na
Universidade de pessoas com necessidades especiais” e "Técnicas Teatrais Aplicadas ao Professor II", organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: FMH, Fevereiro/Março).
- 1998. Realiza o curso "Técnicas Teatrais Aplicadas ao Professor I", organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: Clube das Olaias, Janeiro/ Fevereiro).
- 1997. Realiza o curso "Didáctica Universitária: Planification, Metodología y Evaluation" - Universidad Politecnica de Madrid, organizado pelo Centro de Recursos / Reitoria UTL (Lisboa: Faculdade de Medicina Veterinária, Março).
- Desde 1983 até ao presente realiza ações no âmbito específico das didáticas em geral e da dança em particular.
- Desde 1978 até ao presente participa em workshops, pequenos cursos, ações de formação no âmbito específico da técnica de dança (diversificadas formas de dança teatral, social, criativa e alternativas), da improvisação e composição coreográfica.

Intervenção Profissional Complementar/Other Professional Actions

- 2011 (29 e 30 de Abril) - Responsável pelo atelier de Dança integrado na Comemoração do Dia Mundial da Dança terminando com a apresentação pública no Teatro Angrense do trabalho realizado, sob a organização da Câmara Municipal da Terceira, Açores.
- 2010 (14 e 15 Setembro) – Formar e transformar o movimento e o gesto. Convite para ser responsável pelo Ateliê integrado no 1º ENCONTRO REGIONAL DO ENSINO ARTÍSTICO no Funchal- 2010 (13 de Julho).
- 2010 (30 de Janeiro) – 2º Seminário de Investigação Interdisciplinar – O Corpo como processo. Processo de Trabalho. Organização INET-MD – Universidade Católica do Porto (UCP) e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) - Faculdade de Motricidade Humana (FMH).
- 2009 (26 de Setembro) - 1º Seminário de Investigação Interdisciplinar – Métodos e Instrumentos de Investigação em Artes Performativas. Organização INET-MD e FMH. Coordenação e direcção científica, Professor Doutor Daniel Tércio
- 2009 (6 de Maio) - Participação conjunta com Daniel Tércio no debate da temática “MOVIMENTO CORPO DANÇA”, na comemoração do Dia Mundial da dança, por convite da Câmara Municipal de Santarém. (Santarém: Teatro Municipal)
- 2009 (Abril, Maio) - Didáctica da Dança. 2º CURSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM EXERCÍCIO
dirigido a Professores da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e Conservatório Nacional de Dança (CND).
- 2006 (24 e 25 de Maio) – Ateliê “Experiências criativas do Movimento”. 1º SEMINÁRIO DE
ACTIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JEAN PIAGET
DE ALMADA. (Almada: Campus Universitário de Almada).
- 2006 (Março) - Didáctica da Dança. 1º CURSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM EXERCÍCIO dirigido a Professores da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Lisboa: FMH e CND.
- 2005 a 2012 - Coprodutora da Mostra de Dança da FMH, inserida no âmbito das disciplinas de Técnicas de Dança e de Expressão e de Comunicação, Faculdade de Motricidade Humana - UTL.
- 2004 (11 e 12 Dezembro) - Coreografar… ou juntar movimentos? WORKSHOP (Lisboa: Ginásio Clube Português).
- 2004 (19 de Novembro) - Dança como opção na Escola. ACÇÃO DE FORMAÇÃO dirigida a docentes (Almada: Escola Anselmo de Andrade).
- 2004 (15 e 17 de Outubro) - O Ensino da Opção de Dança na Escola, ACÇÃO DE FORMAÇÃO dirigida aos docentes do 3º Ciclo no âmbito da Educação Artística – opção de Dança (Ilha do Pico, Açores: Escola Cardeal Costa Nunes).
- 2004 (29 de Abril a 2 de Maio) - Dança na Escola, ACÇÃO DE FORMAÇÃO no âmbito das Actividades Ritmico/Expressivas (S.Miguel, Açores: Escola C+S, S. Miguel).
- 2003 (Novembro) - Modera a sessão intitulada “A Dança como componente da Formação” sessão integrada no ENCONTRO NACIONAL A DANÇA NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS (Lisboa: FMH).
- 2003 a 2007 – Dança Contemporânea. Ateliê integrado no 2º ao 6º WORKSHOP DANÇA EM CASCAIS, organizado pelo Departamento de Dança da Faculdade de Motricidade Humana e pela Câmara Municipal de Cascais.
- 2003 e 2004 (Maio) - Responsável por duas acções de formação, a nível da Dança na Escola,
integrando o ENCONTRO DO DESPORTO ESCOLAR, no âmbito das Actividades Ritmico/Expressivas (S.Miguel, Açores: Escola C+S, S. Miguel, Maio).
- 2002 (Junho) - Responsável pela acção de formação, a nível da Dança na Escola, integrando o
ENCONTRO DO DESPORTO ESCOLAR, no âmbito das Actividades Ritmico/Expressivas (Sta Maria, Açores: Escola Básica Integrada de Sta Maria).
- 2002 (Fevereiro) - Responsável pela acção de formação, a nível da Dança na Escola, integrando a II SEMANA DA ESE DE TORRES NOVAS, no âmbito da Comemoração do 40º Aniversário de Funcionamento da Instituição (Torres Novas: Escola Superior de Educação).
- 2001 (30 de Março) - Workshop intitulado “Brincar à Dança”, destinado ao 1º ciclo do Ensino Básico e integrado no SEMINÁRIO DE DANÇA PARA CRIANÇAS (Lisboa: FMH).
- 2001 (Março) - Orienta a ACÇÃO DE FORMAÇÃO, com o título “Dançar na Escola é…” destinado aos docentes da Escola (Póvoa do Varzim: Escola EB 2/3 de Penalves).
- 2000 (19 de Novembro) - Workshop de Dança no ENCONTRO DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA ANSELMO DE ANDRADE (Almada: ESAA).
- 2000 (Outubro-Novembro) - Responsável pela ACÇÃO DE FORMAÇÃO, intitulada, “A Dança no 1º Ciclo do Ensino Básico”, numa organização da Câmara local dirigida a docentes do 1º Ciclo (Seixal: Câmara Municipal do Seixal)
- 2000 (1 a 3 de Junho) - Workshop no ENCONTRO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO MUSICAL no âmbito das “Metodologias Activo-Criativas”.. (Beja: ESEB)
- 1999 e 1998 (Outubro/Novembro), e no âmbito do Programa de Formação Contínua de Professores (FOCO) é responsável respectivamente pelas DUAS ACÇÕES DE FORMAÇÃO, intituladas “Dança na Escola – Pedagogia e Didáctica” (Lisboa: FMH)
- 1999 (Junho). Modera e preside à Sessão denominada “Play and Art” no XIV WORLD CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE CHILD.S RIGHT TO PLAY – THE COMMUNITY OF PLAY, (Cruz Quebrada: FMH)
- 1998 (Outubro) - Modera duas sessões: uma sob o tema "Métodos de Ensino" e, a outra, intitulada "A Dança em Cena" no ENCONTRO INTERNACIONAL CONTINENTES EM MOVIMENTO - NOVAS TENDÊNCIAS PARA O ENSINO DA DANÇA (Cruz Quebrada: FMH)
- 1997 (Abril) - Orienta três sessões a convite da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim: UMA MOSTRA VÍDEO de divulgação de diferentes formas de dança; UM WORKSHOP DE COREOGRAFIA; UMA AULA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA, dirigidas às Escolas Secundárias do Distrito do Porto, no âmbito da Comemoração das "Jornadas de Dança - Dia Mundial da Dança". Com o trabalho desenvolvido nas sessões práticas, faz uma apresentação pública em forma de espectáculo, que conta com a colaboração de outras escolas de dança do distrito do Porto. (Póvoa de Varzim: Academia de Música)
- 1997 (Abril) - Modera e preside à sessão subordinada ao tema do “Ensino da Coreografia” no
SEMINÁRIO INTERNACIONAL COREOGRAFIA NO ENSINO DA DANÇA (Cruz Quebrada: FMH)
- 1996 (Maio/Junho) - Modera e preside à sessão subordinada ao tema “Sistemas de Análise” no III SEMINÁRIO INTERNACIONAL ANÁLISE(S) DA DANÇA, Unidade Científico-Pedagógica de Dança. (Cruz Quebrada: FMH)
- 1995 (Março) - Modera a sessão subordinada ao tema "Ensino e Investigação" no II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DANÇA NA EUROPA - TRADIÇÃO E INOVAÇÃO, Unidade Científico-Pedagógica de Dança. (Cruz Quebrada: FMH)

Organização de Cursos, Seminários e Conferências/Organization Commissons
- 2011 - Coordenação do Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança e 1º Encontro daCi Portugal. Faculdade de Motricidade Humana – UTL. (Novembro)
- 2011 - Co-cordenação e moderação da Conferência “Arte, Cultura e Sociedade” no âmbito dos Seminários de Doutoramento, com atribuição de 2,5 unidades de crédito. FMH-UTL. Cruz Quebrada. (Julho)
- 2008 - Co-cordenadora e docente do 2º Curso de Pós Graduação Dança em Contextos Educativos. FMH
- 2007 – Membro da comissão executiva da conferência internacional TeDance – Technologically Expanded Dance. Organização Faculdade de Motricidade Humana - UTL e Culturgest.(Novembro)
- 2007 - Co-cordenadora e docente do 1º Curso de Pós Graduação Dança em Contextos Educativos. FMH
- 2003 (Novembro). Membro da comissão organizadora do Encontro Nacional “ A Dança no Sistema Educativo Português” Organização. Faculdade de Motricidade Humana e Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. FMH-UTL. Cruz Quebrada.
- 2002 a 2004 - Responsável pela concepção e co-organizadora do Projecto Intensivo de Dança, ao abrigo do Programa Erasmus, do projecto intitulado “Dance Extensions for Universities – Fusions”, concluindo o triénio da sua implementação e tendo sido frequentado por 43 estudantes de distintas nacionalidades (europeias e norte-americanas), contando ainda com professores, artistas e individualidades do meio artístico e académico, projecto que este ano decorreu em Portugal, de 3 a 12 de Junho. Com a participação de parceiros europeus e uma representante norte-americana.
- 1998 - Membro da comissão organizadora da Conferência Internacional "Continentes em Movimento" Organização Faculdade de Motricidade Humana – FMH (Novembro)

Outros Elementos Que Considere Importantes/ Other Activities

- 2011 ao presente - Membro do Conselho Científico da Faculdade de Motricidade Humana-Universidade Técnica de Lisboa.
- 2011- Membro da Comissão para a definição da atribuição do grau de Professor Especialista
- 2011 a 2012 - Membro do Conselho do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades.
- 2009 ao presente - Representante nacional por Portugal da DaCi - Dance and The Child International. Vide http://www.daci.org/en/gsDisplayGeneral/index/menu_id/105
- 2006. Júri para a apreciação e avaliação dos Projectos Pontuais para a Dança e Transdisciplinares, a nível nacional, organizado pelo Instituto das Artes.
- 2004 Júri para a apreciação e avaliação dos Projectos Pontuais para a Dança e Transdisciplinares, para a região do Algarve, organizado pelo Instituto das Artes.
- 2000 – Língua Portuguesa – nível iniciado e actividades de expressão, Fundação das Universidades Portuguesas/ C.N.R.T./ Comissariado de Apoio à Transição de Timor Leste, Dili – Timor Lorosae.
- 1999 – Técnicas teatrais aplicadas ao professor, Instituto Superior Técnico/ELF – Autentique Adventure, Angelicum School, Tacloban, Filipinas.
-1999 a 2010 - Professor responsável pela Biblioteca da FMH-UTL.

Colaboração Institucional Internacional
- 2011 Reunião de trabalho no âmbito do Projecto de intercâmbio bi-lateral, Programa Pessoa Proj.nº 227433. Entidade parceira: Centre de Recherche sur l’Analyse et l’Interprétation des Textes en Musique et dans les Arts du Spectacle et Section Danse (Master Théories et Pratiques des Arts – Parcours Etudes en Danse) UFR LASH -- Université de Nice Sophia Antipolis. Nice (3 de Junho).
- 2010 Início da colaboração (reunião de trabalho em Lisboa) com UFR LASH -- Université de Nice Sophia Antipolis. Âmbito da Investigação e do Ensino (23 a 25 de Junho).
- 2006 em colaboração com a Universidad de Léon, Espanha profere uma comunicação no âmbito da Pedagogia da Dança Educativa (17 de Outubro).
- 2002 a 2004 com Instituições parceiras do Dance Intensive Project: Deusche Sporthochschule Koln; Universiteit Ultrecht; Université Catholique de Louvain); American University (Washington DC). Primeira Edição em Louvain la Neuve (2002), com o tema " Choregraphic Pathways"; Segunda edição em Colónia (2003) com o tema "Dance and Communication". A última edição em Portugal (2004) subordinado ao tema “Dance and Fusions".
- 2002 com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Brasil, Técnica Graham (Departamento de Comunicação e Artes).
- 2001 com a Universidade de la Coruña/Spain, Pedagogia da Dança e Avaliação em Dança (Curso Pós-graduado).
- 1993 com a Université Lumière Lyon II, France, Técnica de Dança Moderna (níveis Elementar e Intermédio).
- 1992-1994 com a Université de Louvain-la-Neuve / Belgique, Metodologia da Dança e Avaliação em Dança (Curso de "Formation Enseignants Danse").

Outras habilitações
- 2009 Certificado de Formação profissional a nível do curso breve (6h) denominado “Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa” (1311/SBVD/DAE/2009). Escola Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa
- Desde 1998 Formadora acreditada pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: C05 - Didácticas Específicas (DANÇA); C07 - Inovação Educacional ; C18 – Práticas do Desporto Escolar ; A21- Educação Física; A31– Expressões (Físico Motora / Música / Dramática / Plástica / Dança)

Actividades Artísticas/Artistic Activities
Intérprete
- Foi intérprete no âmbito da Dança Contemporânea a nível amador durante 25 anos.
- Foi bailarina no Centro Experimental de Dança.
- Em 1979 participou como bailarina em vários espectáculos de dança em diversificados locais do país, e de que se destaca o “Concerto de Dança” (Lisboa: Teatro Aberto) e o espectáculo de inauguração do Casino da Póvoa de Varzim.
- Foi convidada a Integrar o grupo de dança “Atitudes e Movimentos”, participando na série de espectáculos efectuados, sob a designação de “Fragmentos de Solidão”, estreado em Lisboa no Auditório do BESCL. Efectuou ainda espectáculos e, inserida no mesmo grupo, nomeadamente em Évora, Amadora e Grândola.
- Em 1985, e ainda como bailarina convidada do grupo de dança “Atitudes e
Movimentos”, integra o espectáculo de concepção colectiva pluridisciplinar denominado “Flexões e Reflexões”, realizado no ACARTE, Gulbenkian, durante 9 dias consecutivos (Março). O referido espectáculo contou ainda com a colaboração de actores, artistas plásticos, um escritor e um compositor.

Coreógrafa
- Desenvolve uma actividade regular como coreógrafa desde 1986, em âmbito amador. São de sua autoria cerca de 25 criações coreográficas. Neste contexto participou em espectáculos em Portugal e no estrangeiro. De destacar:
- Em 2001, coreografa para a Companhia de Dança da FMH, com Direcção Artística de Luís Damas, com apresentações na Culturgest (Junho) e Pequeno Auditório do CCB, no espectáculo designado “Dança do Sopro” (Julho)
- Em 2003 integra a equipa de criativos – criação coreográfica - para a Cerimónia inaugural do
Campeonato do Mundo de Andebol (Pavilhão Atlântico). Idêntica participação como criativa na Cerimónia de abertura e encerramento da XII Gymnaestrada (Estádio Nacional, Julho)
- Em 2007 a criação “Tempus Incertus” para a Companhia de Dança Dançando com a
Diferença na Madeira. Coreografia em estreia absoluta na Casa das Mudas na Madeira (Janeiro) e também apresentada em Moscovo (2008). Reportagem disponível em www.aaaidd.com Depoimento em Revista Diversidades, nº 24 (Abril-Junho 2009) no artigo “Dança e Inclusão Social” por Henrique Amoedo (pp.16-19). In http://www.madeiraedu.pt/Portals/7/pdf/revista_diversidades/revistadiversidades_24.pdf